13.4.20

Velhos – Memória futura


«Não venhas? Podem infectar-me? Tenho 90 anos e há muitos que deixei de ter medo da morte, algum dia há-de vir. Mas agora, de repente, tenho medo é da vida, coisa que nunca tinha tido. Não estou interessado em viver o pouco tempo que me resta aqui fechado em casa, sem ver ninguém, a olhar para as paredes, a reler livros mortos, a seguir as notícias na televisão, um telefonema teu por dia, um telefonema por semana de cada neto, aqui fechado à espera de morrer. Sim, porque eu hei-de morrer um dia destes, não te iludas. Lembro-me do meu pai, que era tão velho como eu sou hoje quando o médico o proibiu de comer azeitonas. Saímos do consultório e ele foi comprar meio quilo delas, para meu grande choque. Faz sentido retirar as azeitonas a um homem de 90 anos que as adora? Aquece a sala que vou passar o domingo convosco. Já chamei um táxi.»

António Costa Santos no Facebook
.

0 comments: