29.7.20

Nas Galápagos, um verdadeiro crime!




«Uma frota de cerca de 260 navios de pesca, a maioria de bandeira chinesa, foi avistada ao largo do arquipélago das Galápagos e está a ser vigiada pelas autoridades do Equador, a quem pertence a jurisdição das ilhas. A pesca ilegal de espécies protegidas preocupa os responsáveis equatorianos e a memória de um episódio ocorrido em 2017, também com navios chineses, continua bem viva.

“O tamanho e a agressividade desta frota contra as espécies marinhas são uma grande ameaça ao equilíbrio de espécies nas Galápagos”, comenta Yolanda Kakabadse, conservacionista e antiga ministra do Ambiente equatoriana.»
.

1 comments:

Monteiro disse...

Da China às Gálapagos são cerca de 20.000 Kms bastante mais do que os portugueses faziam para ir à Terra Nova para pescar bacalhau e que andava entre os 3 a 4.000 kilómetros. À velocidade normal de 1 milha náutica/hora (1,82 Kilómetros), que não é a velocidade dos barcos de pesca, levam mais de 10.000 horas a lá chegar, mais de 1 ano. Com outro tanto para voltar, mais o tempo de pesca, quando o pobre do pescador chega a casa já passaram quase 3 anos e já a família deve ter toda morrido à fome.