29.7.20

Van Gogh morreu num 29 de Julho



Tudo se sabe sobre este extraordinário pintor nascido na cinzenta Holanda, mas prefiro recordar a sua estadia em Arles por onde voltei a passar há poucos anos.

Foi em Arles que o pintor se exaltou com a luz do Sul e pintou muitos dos quadros que tão bem conhecemos, desde os famosos girassóis aos ciprestes, à casa amarela onde viveu, ao célebre quarto, ao autoretrato com a ligadura depois de ter cortado a orelha após uma forte zanga com Gauguin – 185 quadros entre Fevereiro de 1888 e Maio de 1889.

Depois do corte da orelha, a população considerou-o cada vez mais louco e exigiu o seu internamento definitivo no Hotel de Deus da cidade, misto de asilo e hospital. O claustro está hoje intacto (foto no topo deste post), tal como ele o pintou. Pediu depois para ser transferido para um hospital psiquiátrico perto de Saint-Rémy-de-Provence e regressou mais tarde aos arredores de Paris.

Se não o tratou bem em vida, Arles tira hoje todo o partido possível da estadia de Van Gogh nas suas terras.



 .

3 comments:

Monteiro disse...

Mário Castrim faria 100 anos.

Joana Lopes disse...

Falso: Mário Castrim nasceu num 31 de Julho. Para além de se tratar de um um comentário despropositado.

Monteiro disse...

Não chego a perceber o que é falso. Despropositado nem muito porque falando de uma efeméride de alguém importante aproveitei para falar de outra efeméride de alguém que também é importante. Tinha acabado de ver o Blog "O Tempo das Cerejas 2" de Vitor Dias e vinha um bocado entusiasmado, até mais arreliado por não fazerem referência a um pedagogo, escritor, jornalista, tanta coisa. Ele foi várias vezes à Pragma falar sobretudo de televisão. Não se recorda?. Eu estava lá sempre.