18.5.21

A raspadinha da Cultura

 

Sei que o artigo é só para assinantes do Expresso, mas isto é o suficiente para se perceber. Não posso estar mais de acordo com Francisco Assis.

«Apesar dos alertas lançados, em março, pelo presidente do Conselho Económico e Social (CES) sobre os perigos de incentivar as lotarias instantâneas, o Governo avançou hoje com a raspadinha da Cultura, como forma de aumentar os incentivos financeiros ao setor. "Não estava à espera de ser ouvido", diz Francisco Assis ao Expresso. Mas o recado fica dado: "Emiti a minha opinião e cumpro o meu papel, assumindo as minhas responsabilidades. O Governo assumirá as dele".

O incremento do consumo das 'raspadinhas' em Portugal é já "um problema grave", porque "cria dependência numa fatia significativa da população" e, sobretudo, porque atinge "as camadas mais frágeis da população, tanto em termos socio-economicos, como a nível etário". O alerta feito pelo presidente do CES surgiu na sequência de um estudo, divulgado pelo psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, Pedro Morgado, que apontava o crescente aumento de casos de compulsão para o jogo causados pela também crescente oferta das chamadas lotarias instantâneas.»
.

0 comments: