27.10.12

Os nossos jovens felizes



Nos meus almoços solitários, por vezes perto de altas torres que alojam «boas» empresas com muitos jovens bem trajados, vejo-os chegar aos pares, tirar o casaco, poisar dois telemóveis junto do copo. Houve um tempo em que lhes chamaríamos yuppies, não sei se têm hoje algum qualificativo especial.

Na casa dos trinta, a conversa mostra que a crise lhes passa claramente ao lado, falam muito do passado de estudantes felizes, de política também, é claro, mas mostram que não temem o futuro. Oiço-os mesmo que não queira, em mesas quase coladas. Ontem, percebi que um deles tinha ido ter com um ex-colega e que é agora assessor no gabinete de um ministro.

São exemplares quase perfeitos do retrato que Clara Ferreira Alves faz da espécie em questão, na crónica hoje publicada na «Revista» do Expresso.

«Tomemos um desses senhoritos dos mestrados de luxo. Andou desde pequenino num colégio particular (são bons, são caros) e passou para uma universidade ou business school internacional onde foi sustentado pelos pais. Depois (...) reentra na pátria onde a posição paterna, o nome de família ou os conhecimentos da praxe lhe reservam um lugar quente no topo da classificação social portuguesa. (...)

O nosso pupilo é agora um "político" e entusiasma-se. Nutre o desejo fundo de refundar a pátria. Expurgá-la. Pá, isto não dá muito em dinheiro mas quando saíres estás garantido. Tens currículo. É uma oportunidade histórica para mudar isto de vez, o vento sopra a nosso favor, os socialistas estão mortos, vamos ficar 20 anos no poder.(...)

A crise tem destas coisas: uma oportunidade de fazer um país como ele gosta. Para ricos. Para os amigos dele. Que não são tansos.»

Na íntegra AQUI.
.

6 comments:

Anónimo disse...

Uma longa perífrase da Clara Ferreira Alves para se referir à matilha de fdp que infesta Portugal.

Maria João Brito de Sousa disse...

Não serão tansos, mas são mansos... pelo menos se os compararmos com alguns dos tais mortos, como eu...

Fada do bosque disse...

A Clara Ferreira Alves anda muito bem acompanhada... ora confirme aqui, na letra F
http://www.bilderbergmeetings.org/participants_2011.html

Andam aí como cães de fila dos conspiradores, neste caso Balsemão e depois acham-se no direito de instigar as hostes. Não será a cretina desse tal grupinho que tanto desdenha?

Não sei porquê (?!) mas fez-me lembrar o Krugman...

Classe de lambe botas e traidores cretinos.

Joana Lopes disse...

Fada do bosque, a discussão a ter, e que está a existir neste momento, é se há ou não que distinguir entre a mensagem e o mensageiro.
Até certo ponto, sou partidária de que se deve: sou contra a posição «moralista» contrária.

Fada do bosque disse...

Pois... e o mensageiro faz o que lhe mandam... muito bem... assim anda o Mundo: Olhem para o que digo e não para o que faço.

Fada do bosque disse...

Os onvites para conferências de Bilderberg são feitos pelo Presidente, após consulta com os membros do Comitê Diretivo. Os participantes são escolhidos pela sua experiência, seu conhecimento, sua posição e sua contribuição para a AGENDA SELECCIONADA
Geralmente são cerca de 120 participantes, dos quais cerca de dois terços vêm da Europa e da América do Norte. Cerca de um terço é de governo e política, e dois terços das finanças, indústria, trabalho, educação e comunicações. Os participantes frequentam Bilderberg, a título privado e não um oficial.

Penso que só isto diz tudo.

O Krugman também nunca mais se calou, desde que saiu de uma dessas reuniões. Estes tipos deveriam ser denunciados a todo o momento e por todos.