25.3.23

Cadeiras

 


Cadeira Arte Nova, de madeira e vime, 1898-1899.
Heywood Brothers & Wakefield Company.
Hoje encontra-se no Munson-Williams-Proctor Arts Institute de Nova Iorque.


Daqui.
.

Obrigada, obrigada!

 



Mais uma hora de Sol ao fim do dia, menos uma hora de sono... .

A nova desordem internacional

 

Vale sempre a pena ver os textos de Victor Ângelo, concorde-se ou não com os mesmos. É o caso de mais este que pode ser lido AQUI.
.

Há vida para além das contas certas

 


«O défice das contas públicas desceu de 2,9 por cento do produto interno bruto em 2021 para 0,4 por cento em 2022 e a economia nacional vai crescer 1,8 por cento e a inflação descer de forma mais evidente em 2023. Os indicadores do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal, respectivamente, anunciados esta sexta-feira, superam todas as expectativas, em particular as do Governo.

O quadro económico, num contexto internacional mais favorável e de crescimento das exportações, permite ao executivo avançar com um novo pacote de medidas para fazer face ao aumento do custo de vida sem comprometer a linha vermelha das contas certas.

O quadro económico permite, a situação social exige. Seria escandaloso se o Governo nada fizesse perante estes indicadores, embora o primeiro-ministro se mostre surpreendido com o valor do défice e, parcialmente, o atribua a um efeito contabilístico.

Como referiu no Parlamento, António Costa pretendia que a novidade desta sexta-feira não fosse o défice baixo, mas sim o IVA zero para um cabaz de bens essenciais, o aumento do subsídio de refeição e aumento adicional de 1% nos salários da função pública, apoios à produção agrícola e às famílias mais vulneráveis.

Na conferência de imprensa de anúncio das medidas, o ministro das Finanças quis passar a mensagem de que tinha chegado a altura de acertar contas com os portugueses que andam a “fazer contas à vida”; que era este o momento de distribuir o que a economia gerou no ano passado.

O Governo foi duplamente prudente. O imperativo das contas certas fez com que o executivo adiasse a aplicação de novas e mais robustas medidas que auxiliassem a população a lidar com as consequências acumuladas de uma crise pandémica, um contexto de guerra na Europa e de uma galopante subida da inflação e das taxas de juro, apesar dos apelos do Presidente da República nesse sentido. As medidas anunciadas são, igualmente, prudentes.

São as medidas possíveis neste momento: tentam responder à crispação dos funcionários públicos em greve e à crescente contestação devido ao flagrante aumento do custo de vida. Estes 2500 milhões de euros são uma espécie de compensação para quem aguentou até agora o sacrifício de viver abaixo das suas necessidades. Fica a sensação de que poderiam ter sido aplicadas antes e a dúvida se deveriam ter ido mais longe e se irão chegar a tempo. Há ou não há vida para além das contas certas?»

.

24.3.23

Varandas

 


Varandas da Casa Saint-Cyr, Arte Nova, Bruxelas, 1901-1903.
Arquitecto: Gustave Strauven.


[Mais informação sobre a Casa Saint-Cyr aqui.

Daqui.
.

24.03.1976 – Argentina: os «desaparecidos»

 


Jorge Vileda explica porque «desapareceram» milhares de pessoas:


Eduardo Galeano, Los Hijos de los Dias.
.

Crise académica de 1962

 


Como todos os anos, com o intervalo forçado pela pandemia, a Crise Académica de 1962 será comemorada pelos protagonistas e amigos que ainda por cá andam, num almoço que terá lugar, não hoje mas amanhã, na cantina da Cidade Universitária. É um ritual a que não renunciamos e lá estaremos – muitos, mesmo muitos, pelo que julgo saber.
.

Sobre a felicidade finlandesa

 


«De acordo com o último Relatório Anual da Felicidade Mundial, que avalia a felicidade em 150 países, Portugal está em 56º lugar, o que me parece plausível. A distância que nos separa da infelicidade mais funda é, apesar de tudo, o dobro da que se interpõe entre nós e a felicidade mais alta. Não é uma má classificação, sobretudo se Fernando Pessoa estiver certo quando diz que felicidade é outro nome para estupidez. Se assim for, o 56º lugar é a prova de que somos um povo sensato. Mas o relatório indica que o país mais feliz do mundo é a Finlândia. A Finlândia, notem. O país que, em Janeiro e Fevereiro, tem uma temperatura média próxima de -5°C. Que chega a ter temperaturas inferiores a -20°C. Que, no Inverno, tem dias que duram menos de seis horas. E que, no Verão, costuma ter uma temperatura máxima de 20°C. É a nação cuja língua parece ter sido inventada por alguém que fechou os olhos à frente de um teclado e pressionou teclas aleatoriamente. Um país cuja gastronomia deve ser tão interessante que o prato nacional é pão de centeio. Juro. Não é pão de centeio com presunto, ou pão de centeio com queijo da serra. Não, não. É pão de centeio. Só. Foi eleito prato nacional em 2017. Neste ponto, deixem-me recordar que a Finlândia faz fronteira com a Rússia. Portanto, estamos a falar de um povo que vive num sítio gelado e com pouca exposição solar, em localidades com nomes tão lindos como Jyväskylä, mesmo ao lado de um país conhecido por invadir os vizinhos, e come pão. São as pessoas mais felizes do mundo. Estão 55 lugares à nossa frente. O que é que fizemos do nosso país para que, apesar do sol, do peixe, do vinho, do céu azul, das cerejas, da cabidela, haja gente que é muito mais feliz a almoçar pão ao frio e às escuras ao pé de Vladimir Putin?

Há duas explicações possíveis: ou nós vivemos cada vez pior ou os finlandeses não sabem o que é viver bem. Talvez estejam ambas correctas. Tenho estado atento aos contributos nórdicos para o corpo teórico de sabedoria que conduz à felicidade e não estou impressionado. Sinto-me relutante em aceitar conselhos sobre a vida vindos de civilizações em que o mestre não trata o discípulo por “pequeno gafanhoto”. “Hygge”, o segredo dinamarquês para a felicidade, significa, basicamente, desfrutar dos pequenos prazeres da vida na companhia das pessoas queridas. E “lagom”, o equivalente sueco, consiste em procurar a moderação em tudo. Estes segredos nórdicos têm dois problemas: nem são segredos nem são nórdicos. O único conselho verdadeiramente original para uma vida feliz é, precisamente, o finlandês: “kalsarikänni”. Consiste em ficar em casa sozinho, a beber, em roupa interior. Muito obrigado, finlandeses. Isso não é uma filosofia de vida sábia, é uma quinta-feira normal em casa do meu tio Alfredo. Ele é um praticante de “kalsarikänni” há anos, pelo menos desde que a minha tia Irene fugiu com o personal trainer, e o tio Alfredo continua muito longe de atingir a felicidade. Muito mais sensato e eficaz foi, ao que me é dado ver sempre que a encontro, o método da minha tia Irene.»

.

23.3.23

Vitrais

 


Vitral no Petit Palais, Paris, construído entre 1897 e 1900 para a Exposição Universal.
Actualmente é sede do Museu de Belas Artes da Cidade de Paris.
Arquitecto: Charles Girault.


Daqui.
.

Escultores?

 


Teremos muitos poetas. Mas já quanto a escultores…
Ronaldo, Eunice, e agora Guterres, todos metem medo ao susto.
.

André Ventura e abusos na Igreja

 



Nunca pensei escrever que André Ventura teve a posição mais correcta, que vi até agora, sobre o escândalo do dia na saga dos abusos sexuais na Igreja: um pároco de Lisboa ter anunciado que é injustamente considerado ser um dos abusadores. As outras reacções, que li, são de meninos beatos nervosos que se atiram aos OCS e à CI, sobretudo – e não por acaso – a Daniel Sampaio e a Laborinho Lúcio (CI que, note-se, não divulgou publicamente qualquer nome.)

Ventura mostrou que sabe ser um político e que, por isso mesmo, é tão perigoso.
.

A deportação de civis e crianças para a Federação Russa



 

«As deportações de civis ucranianos, entre os quais muitos milhares de crianças que são enviadas para campos de reeducação ou para adoção por famílias na Federação Russa ou para territórios sob ocupação russa, constitui uma clara violação do Direito Internacional Humanitário em todas as suas dimensões, sendo considerado um crime de guerra e um crime contra a Humanidade.

A deportação de crianças assume maior gravidade, porque além de estar tipificada como um dos crimes de genocídio, considerado o crime dos crimes, está associado a um processo de "russificação", que inclui o despojamento da nacionalidade originária. As autoridades russas nem cuidaram minimamente de ver se as crianças tinham pais ou tutores legais, como obrigam as normas internacionais, nem facilitam os contactos com familiares ou conhecidos. Algumas foram "roubadas" de instituições pediátricas ou de orfanatos, apesar de poderem não ser órfãs, ou foram separadas ou retiradas dos pais que foram presos ou mortos.

Um ano depois do início da guerra, os casos de deportação e deslocações forçadas de civis e crianças está bastante documentado, mesmo que os números sejam muito variáveis em função das fontes que os apresentam. Os relatórios da Human Rights Watch, da Amnistia Internacional e do Humanitarian Reseach Lab da Yale School of Public Health e de várias outras Organizações Não-Governamentais e das autoridades da Ucrânia, revelam provas sólidas sobre essas práticas.

Por isso, é sem surpresa e com grande satisfação, que o TPI, perante a evidência das provas, tenha emitido um mandado de captura de Vladimir Putin e para o rosto mais visível na organização das deportações de crianças ucranianas, nas diligências para facilitar a aquisição da nacionalidade e na sua distribuição por famílias russas para adoção, a Comissária para os Direitos das Crianças, Maria Lvova-Belova.

Grande parte das deportações de civis ocorreram essencialmente a partir das regiões que foram mais fustigadas pelos bombardeamentos, como Mariupol e Kherson, não tendo, na altura, os civis que esperavam por um corredor humanitário possibilidade de ir para território seguro na Ucrânia, sendo muitas vezes transportados contra a sua vontade para a Federação Russa ou para zonas sob domínio russo, incluindo para a península ocupada da Crimeia.

As autoridades ucranianas conseguiram comprovar até ao momento 16 226 casos de crianças deportadas, não obstante o número global ser de 280 mil, num total de 1,2 milhões de deportados civis. Já as autoridades russas dizem que entraram na Federação 4,8 milhões de ucranianos, entre os quais perto de 800 mil crianças, número impossível de confirmar e que é, acima de tudo, utilizado como instrumento de propaganda. Seja como for, há um universo muito grande de civis cuja sorte se desconhece, calculando-se que haja cerca de 6 mil crianças em, pelo menos, 43 centros de reeducação na Federação Russa, alguns no extremo oposto da fronteira com a Ucrânia, e na península ocupada da Crimeia, incluindo dois onde os jovens estão a ter treino militar.

Nestes centros estará em curso um processo de "russificação", que consiste no despojamento da identidade cultural originária e corte com os contactos de familiares e amigos na Ucrânia, e a imersão na cultura russa, com aulas de língua e diversas formas de doutrinação para o patriotismo russo.

Tal como referem vários documentos, e a próprio imprensa russa retrata, trata-se de uma política de Estado bem estruturada, que tem no topo da hierarquia o presidente Vladimir Putin, com ligação direta à muito mediática comissária Maria Lvova-Belova, à comissária para os Direitos Humanos, Tatyana Moskalkova e ao ministro da Educação, Sergey Kravtsov, e, daí, para as estruturas regionais e locais, com um papel ativo dos respetivos governadores.

À luz da importância de fazer cumprir a Justiça Internacional, o TPI deu agora um passo muito importante, porque a evidência das provas de violação do Direito Internacional Humanitário é de tal modo flagrante que não há como escapar, havendo claramente elementos de crime de genocídio, tal como considerado no Estatuto de Roma e na Convenção Contra a Prevenção do Crime de Genocídio.

É este o tema central do relatório de que sou autor para a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que será discutido e aprovado na sessão de abril, em Estrasburgo.»

.

22.3.23

Casas

 


Casa Joan Fradera, Arte Nova, Havana, 1910.
Arquitecto: Mario Rotllant i Forcará.


Daqui.
.

Terror no Irão – e o mundo assiste

 



A ler na íntegra. Um mundo de terror!
.

E novidades?

 

.

Alexandra Leitão

 


.

A Rússia cai na órbita da China

 


«Todos têm os olhos postos na Ucrânia, mas não é este o tema real da cimeira entre Vladimir Putin e Xi Jinping. Pequim e Moscovo, por esta ordem, procuram dar corpo ao que chamamos uma “nova ordem mundial”. É uma demonstração diplomática antiamericana. Mas também a prova de que a asfixia económica coloca a Rússia na órbita da China.

Os dois líderes definem a relação entre os seus países como uma “amizade sem limites”. Mas Pequim tem o cuidado de frisar que isso não significa uma “aliança”. Será mais exacto falar em “parceria estratégica”.

Washington lançou o aviso de que Pequim pode vir a fornecer armas à Rússia. Tudo indica que não o fará, pelo menos de forma directa, mantendo aquilo a que os diplomatas chamam, com ironia, “uma neutralidade pró-russa”. É esse, aliás, o sentido do seu plano de “12 pontos” para a Ucrânia.

Para Pequim, Moscovo é um instrumento de primeiro plano para a dita remodelação da ordem mundial: é uma grande potência nuclear que ajuda a equilibrar o peso dos EUA.

A China deseja tudo menos uma derrota russa, que alteraria as relações de força a favor do campo ocidental. Mas sabe que uma intervenção directa na guerra lhe traria grandes problemas, produzindo uma escalada e dando ao conflito ucraniano uma dimensão mundial. Do ponto de vista económico, a China teria muito mais a perder do que a Rússia com a generalização da instabilidade e, numa fase de grande tensão com Washington, não quer alienar por completo as relações com os europeus. O seu problema é encontrar um equilíbrio entre o fortalecimento das relações com Moscovo e os laços com os aliados da América.

Num artigo publicado num jornal de Moscovo, Xi lança uma mensagem à comunidade internacional, dirigido às médias potências do chamado "Sul global". “A comunidade internacional reconheceu que nenhum país é superior aos outros, que nenhum modelo de governação é universal e que um único país não deve ditar a ordem internacional.” Outro objectivo de Xi é oferecer um “conceito de modernização chinês”, contra a ideia de que “modernização significa ocidentalização”.

Depois do sucesso diplomático do acordo entre Riad e Teerão, Xi tem em mente países influentes como a África do Sul ou o Brasil – o Presidente Lula assinará em Pequim, neste fim-de-semana, importantes acordos comerciais.

A dependência russa

A invasão da Ucrânia desequilibrou a favor da China a relação entre os dois Estados. No plano político, Pequim reforçou a sua influência, enquanto a Rússia foi largamente ostracizada. As relações económicas conheceram um rápido surto, que foi para Moscovo um importante balão de oxigénio, minorando os efeitos das sanções internacionais, e também um maná para a economia chinesa.

No ano de 2022, a China representou quase 30% das exportações russas e 40% das importações. Com a guerra, o apetite da China pelo petróleo, gás e carvão russos cresceu desmesuradamente, sublinham os correspondentes em Pequim. E, nos primeiros dois meses deste ano, a Rússia ultrapassou a Arábia Saudita como fornecedora de petróleo à China.

Está em estudo o projecto de um segundo gasoduto, Força da Sibéria 2, de 2600km, para levar gás russo para a China. É inútil dizer que os preços são francamente favoráveis a Pequim. “Moscovo está a aprofundar uma relação assimétrica que limitará a sua soberania económica”, escreve Pierre Briançon, analista da Reuters Breakingviews. No ano de 2022, a economia sofreu uma quebra de dois por cento, desafiando as mais pessimistas previsões. “As dificuldades financeiras estão a arrastar a Rússia ainda mais para a esfera de Xi Jinping,” conclui o analista.

Não é só a soberania económica que está em causa. Escreveu há dias na Economist Alexander Gabuev, director do Carnegie Eurasia Center, de Berlim: “Na medida em que a dependência da Rússia reduz a influência do Kremlin, a China poderá pedir à Rússia maiores concessões políticas. Poderá pedir a partilha de tecnologias militares sensíveis, a aceitação da sua presença naval no Árctico russo, assim como a instalação de Exército Popular de Libertação na Ásia Central.” É a força das coisas.»





21.3.23

Vitrais

 


Teatro Colón de Buenos Aires, Vitral Central, 1907.
Realizado pela Casa Gaudín de Paris.

[Mais informação sobre o Teatro Colón, por exemplo aqui.]
Daqui e não só.
.

Então, senhor ministro?

 

.

Dias de…

 


Devem ter esgotado o calendário, já que hoje é Dia Mundial da Poesia, Dia da Árvore ou da Floresta, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial e Dia da Síndrome de Down. Escolho este.
.

Marcelo vs Governo: isto está a aquecer…

 



«Numa referência à sua experiência enquanto professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Presidente explicou que tipo de lei lhe parece ser aquela que o executivo se prepara para aprovar. "Na aprendizagem que fazíamos da feitura das leis, havia as chamadas leis cartazes. São leis que aparecem a proclamar determinados princípios programáticos, mas a ideia não é propriamente que passem à prática."»
.

Um grito de alerta

 


«A recusa de alguns marinheiros de cumprir a missão devido às condições do navio em que deviam embarcar tem sido olhada como um simples ato de insubordinação ou, em alternativa, como um protesto válido face ao mau estado dos equipamentos militares.

Quando 13 militares se recusam a cumprir uma ordem sabem imediatamente que vão enfrentar um mar de problemas. Fazê-lo, mesmo com motivos válidos, significa pôr em causa um dos pilares sagrados da instituição militar.

Neste caso concreto, será inevitável que os envolvidos enfrentem consequências do seu ato. Aliás, será muito pouco provável que alguma vez tivessem pensado que iriam ultrapassar incólumes o caminho que decidiram percorrer.

Porém, o que está verdadeiramente em causa são os muitos anos de desinvestimento nas Forças Armadas. Anos em que tantas vezes se menosprezaram as necessidades de defesa do país, olhando as Forças Armadas como se se tratasse de um parque de diversões para alguns militares se divertirem à custa de dinheiros públicos.

Alguns exemplos são inevitáveis: os Falcon da Força Aérea não servem apenas para levar membros do Governo (e mesmo que assim fosse, o prestígio do país também tem valor) e estão muitas vezes ocupados a transportar doentes e órgãos para transplante; os navios da Marinha são os responsáveis pelo combate ao tráfico de droga e pelo salvamento marítimo nas nossas costas. E os exemplos sucedem-se sem necessidade de chegar ao limite de pensar nas necessidades de defesa quando a Europa vive dias complexos e em que um cenário de guerra não está assim tão longe.

O ponto essencial, agora, está em saber se o alerta lançado por estes 13 marinheiros terá algum efeito. O chefe da Armada pode não conseguir esconder a irritação com um ato de insubordinação que mancha a carreira de que tanto se orgulha, mas talvez lhes possa agradecer a chamada de atenção para a situação insustentável do subfinanciamento das Forças Armadas e que acuda às necessidades que durante tantos anos foram ignoradas.»

.

20.3.23

Cúpulas

 


Cúpula das Galerias Lafayette, Paris, 1912.
Resultado da colaboração de Ferdinand Chanut para a geometria e estrutura, Jacques Grüber para os vitrais e Louis Majorelle para a ferro.

Daqui.
.

Isto ninguém nos tira

 


.

Os pontas-de-lança da contestação social

 


«Uma das convocatórias do protesto de professores agendado para hoje, com a Ponte 25 de Abril desenhada no fundo, lança o repto: “Pára! Apita! Buzina! Regista!”

A marcha que promete “tudo parado” é organizada por um pequeno grupo de professores e lembra no bloqueio da Ponte 25 de Abril em Junho de 1994 contra o aumento das portagens: depois de vários dias de “buzinão”, meia dúzia de camiões imobilizados pararam mesmo tudo; com o passar das horas, juntaram-se-lhes outras pessoas; houve confrontos com a polícia, chuva de pedras, balas de borracha, detenções, um jovem ficou paraplégico. Um dos mais expressivos episódios de desobediência civil de que temos memória foi para muitos o início do fim do “cavaquismo”. É a esse episódio que o protesto de hoje “pela escola pública” pisca o olho.

Não houve violência em nenhuma das grandes manifestações de rua dos últimos meses. Nem se incendeiam montras, como em Paris por causa das reformas. Mesmo com greves de funcionários de justiça, ferroviários, médicos, enfermeiros, professores, jornalistas, o Presidente da República acha que “ainda não há uma contestação generalizada”. Mas é importante ver como tem reagido a opinião pública à guerra dos professores e surpreendido quem achava que ela se cansaria disto.

As negociações entre sindicatos e Ministério da Educação duram há seis meses e as greves há três. Há alunos sem aulas, pais que nunca sabem quando esbarram nos portões da escola fechados, aprendizagens por recuperar.

Mas a população continua ao lado dos professores. Dia 18 de Fevereiro, sondagem Intercampus para o Negócios, CM e CMTV: 80% dos inquiridos dizem que os docentes têm razão; 25 de Fevereiro, Aximage para o DN, JN e TSF: 65% concordam com as greves; no mesmo dia, Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP1 e Antena 1: 84% dos inquiridos acham que as reivindicações dos professores são justas; 17 de Março, Aximage para a TVI e a CNN: 73% apoiam os professores.

Os restantes sectores profissionais em luta, em que não faltam também reivindicações justas, estão seguramente de olhos postos no que vão os professores conseguir. Há mais greves marcadas e o protesto de hoje na ponte tem o simbolismo de mostrar que estão dispostos a ir mais longe.

Num contexto de preocupação crescente com as condições de vida, os professores tornaram-se uma espécie de pontas-de-lança da contestação social. Do desfecho deste dossier – Marcelo voltou a pressionar, é importante que as negociações “cheguem a bom porto”, declarou na sexta-feira – dependerá muito o clima social com que o Governo terá de lidar nos próximos tempos.»

.

20.03.2003. E se tivesse sido o Iraque a bombardear os Estado Unidos?

 


Eduardo Galeano, em Los Hijos de los Dias:



.

19.3.23

Prédios

 


Prédio de apartamentos, Kyiv, Ucrânia, 1901.
Arquitecto: Nikolai Ivanovich Yaskevich.


Daqui.
.

Os marxistas ignorantes

 


.

Três tiros no porta-aviões

 

«[O almirante Gouveia e Melo] esteve bem na defesa da disciplina, que, como afirmou, é a cola que garante a coesão das Forças Armadas. Mas falhou redondamente no outro mandamento: a reserva. A instituição militar não pode, nem deve, expor os seus problemas na praça pública e em tempo real. A discrição e a sobriedade são regras de ouro no exercício dos mais altos cargos da hierarquia militar. Ora, o chefe de Estado-Maior da Armada sabe bem que a reprimenda que deu à tripulação, do alto de um púlpito montado na coberta do navio, foi um ato intencionalmente público, que teria repercussão na comunicação social. Por isso, é legítima a suspeita de que o momento foi aproveitado para a sua promoção pessoal, no quadro duma mal disfarçada ambição política a caminho de Belém. Terceiro tiro no porta-aviões.»

.

Inflação: os lucros de uns são a pobreza dos outros

 


«O Banco Central Europeu concluiu recentemente que são as altas margens de lucro, e não os salários, que estão a impulsionar a inflação. Peritos do BCE reunidos para discutir a conjuntura inflacionista concluíram que “as empresas estão a beneficiar da alta inflação, enquanto os trabalhadores e os consumidores pagam a conta”.

Caem assim por terra vários mitos que têm condicionado a atuação dos poderes públicos: que não se podem aumentar os salários porque isso criaria uma espiral inflacionista; que não há lucros excessivos a tributar; que uma inflação com estas características se combate com políticas monetárias restritivas, aumentando as taxas de juro. Numa conjuntura como a atual, não seria seguramente o aumento dos salários que provocaria uma espiral inflacionista, uma vez que — como se vê agora de forma clara — é uma inflação induzida pela oferta, e não pela procura. O que se verifica, pelo contrário, é que os aumentos salariais tão abaixo da inflação conduziram a uma significativa perda real de rendimento e de poder de compra dos trabalhadores. Isto contrasta ostensivamente com o aumento das margens de lucro das empresas, sobretudo da área da distribuição: dados do INE mostram que no terceiro trimestre de 2022 os lucros aumentaram 7% face ao VAB — Valor Acrescentado Bruto gerado pelo país —, enquanto os salá¬rios cresceram apenas 0,5%. O aumento dos custos de produção está a ser mais do que compensado pelos aumentos dos preços, não se repercutindo negativamente — antes pelo contrário — nas margens de lucro das empresas.

Ou seja, aqueles que estão a lucrar com a inflação não redistribuem esses lucros através da valorização dos salários dos seus trabalhadores, aumentando o fosso entre os rendimentos do trabalho e do capital. O próprio Estado, que arrecadou muito mais receita em 2022, também não aumentou os salários dos trabalhadores da Administração Pública em linha com a inflação. E, sendo assim, os trabalhadores estão mais pobres.

As conclusões a que os peritos do BCE chegaram demonstram ainda que a tributação dos lucros excessivos é racional economicamente e justa socialmente.

Claro que, como invocam alguns analistas, se a procura descer significativamente, tanto as margens de lucro como a inflação diminuem. Esquecem, no entanto, que, apesar da recente descida na taxa de inflação, os preços dos alimentos continuam a aumentar, em média, 20,1% acima da taxa de inflação. E esquecem que são bens de primeira necessidade, de procura inelástica, cujo aumento dos preços onera em especial os mais pobres, quantas vezes dilacerados pela escolha entre pagar a alimentação ou pagar a habitação (seja a renda da casa ou a prestação ao banco, cada vez mais alta devido ao aumento das taxas de juro).

Soluções? Uma política monetária que não torne o dinheiro mais caro no momento em que ele menos vale na economia real; o rigoroso controlo de preços, medida que o Governo já começou a implementar, mas que tem de ter resultados rápidos e consequências efetivas; a reposição, pelo menos parcial, dos rendimentos reais. Em suma, mais justiça social.

As crises criam oportunidades de negócio para alguns, mas levam ao aumento da pobreza para outros. São momentos de concentração e não de redistribuição de riqueza. Ao Estado cabe contrariar isso.»

.

Gouveia e Melo

 

Ouvido algures: «Tem tudo para agradar a um certo tipo de portugueses, é Cavaco com a farda de Eanes».
.