29.10.22

Cigarreiras

 


Cigarreira em prata e esmalte, cerca de 1900.

Daqui.
.

29.10.1929 – Era terça-feira e foi negra

 


,

George Orwell

 

,

Lula lá

 


.

O campeonato da austeridade

 


«Os governos escolhem palavras e caminhos diferentes para atingir, quase sempre, os mesmos propósitos.

Se com Passos Coelho vimos projetada a ideia da austeridade, decorrente do estado de pré-falência em que recebeu o país, com António Costa constatámos que era possível virar essa página negra, dando quase tudo a quase todos, e, mais recentemente, percebemos também que qualquer medida que possa ter algum tipo de conotação com essa palavra maldita passou a figurar nos dicionários com a designação de "contas certas". O tempo e energia que os dois maiores partidos perdem com o malabarismo dos sinónimos no campeonato da austeridade ajudam a explicar o estado de estagnação em que medramos.

É evidente que um Governo responsável tem de acautelar que a dívida pública não se transforma num monstro insaciável, como é flagrantemente natural que esse mesmo Governo tenha, em contraponto, de responder com dinheiro e apoios sociais quando uma fatia considerável da população está a empobrecer, como acontece agora, com esta fusão explosiva que junta subida da inflação, falta de matérias-primas, guerra e uma escalada perigosíssima das taxas de juro. É desse equilíbrio, de resto, que resulta uma boa governação e um princípio básico de justiça social.

O campeonato da austeridade certamente que ajuda a adornar os discursos nas tribunas do Parlamento, mas apenas isso. Espera-se que, desta vez, o Governo não volte a ser atropelado pela realidade dos números e que aja mais depressa do que no passado recente. Porque as contas (certas, é verdade) do Orçamento do Estado estão a perder validade todos os meses. Vai ser preciso abrir de novo os cordões à bolsa para evitar que as classes mais desfavorecidas (e inclui-se aqui uma parte considerável da classe média) não atirem a toalha ao chão no próximo ano. Esperar para ver como fecha 2022 em termos de inflação para montar uma estratégia, como sugere o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, é capaz de ser tão eficaz como tentar travar o vento com as mãos.»

.

28.10.22

Mais um candeeiro

 


Candeeiro de parede Arte Nova, Viena, 1906. 
Josef Hoffmann. 

.

Cá vamos andando com o porta-moedas entre as orelhas

 


Inflação atinge 10,2% em outubro. O valor mais elevado desde 1992
.

Brasil, Eleições e Amazónia

 

.

Ventura, conte comigo

 


«Longe vão os tempos em que políticos e jornalistas tinham dúvidas existenciais sobre se deviam falar de André Ventura ou ignorá-lo, dar-lhe voz ou censurá-lo. Na altura, o Chega ainda não tinha lugar na sala, mas desde que 12 deputados ganharam pleno direito para se sentarem no Parlamento, a coisa mudou. E mudou de tal forma que não só vimos o líder do PSD a mandar os deputados votarem para o Chega ter um vice-presidente da Assembleia da República (que Montenegro já não faz contas de somar sem pôr o André na calculadora é óbvio, mas não havia necessidade), como vemos agora o primeiro-ministro socialista a usar o partido de Ventura como amuleto político.

“Querem competir com o Chega? Têm que crescer muito, ó meninos!” é uma frase que ficará na testa do absolutíssimo consulado de António Costa. Foi dita pelo próprio no debate do Orçamento do Estado, numa violenta sessão de soco contra o Iniciativa Liberal (oito deputados, divididos e sem líder) e esta ira só pode ter uma explicação: medo de que a nova conjuntura austeritária favoreça fugas eleitorais para a direita. As duas grandes obsessões táticas de Costa não são a dívida nem as contas certas, cardápio a que se rendeu sem pestanejar. São Pedro Passos Coelho e o medo de ver crescer uma alternativa ao PS, que a conjuntura de guerra, a perceção de que a página da austeridade que os socialistas iam virar afinal não virou, e o tempo, esse grande escultor, inevitavelmente ajudarão a encorpar.

Não é normal um primeiro-ministro tão folgado passar uma hora de debate a olhar oito anos para trás, a malhar no passismo, na troika e nos diabos do costume. Mas António Costa sabe que quando o calor aperta a sua agenda ideológica não é assim tão diferente e entre diminuir a dívida ou aproveitar a suspensão das regras do euro para subir salários e pensões a par com a inflação, ele não hesita. Cumpre o que Bruxelas lhe pede. O seu tom de ódio contra o Bloco de Esquerda faz parte do filme — o socialista que montou a ‘geringonça’ para sobreviver sente a canga da sua própria agenda austeritária, que diz ser diferente porque esta “é importada” (como se a da troika não tivesse sido). E precisa, sobretudo, de se convencer a si próprio de que a sua “troika light” será perdoada.

Mas pode não ser. A pobreza e o desalento são grandes, o Orçamento parece amigo, mas quando a esmola é grande o pobre desconfia. A concertação social ajuda, mas o inverno ainda nem começou. Os juros não param de subir. E António Costa sabe que a súbita crise de liderança que estalou no novo partido mais sexy à direita — a Iniciativa Liberal — pode ser boa para o PSD, ou mesmo para o Chega ou o CDS. E então, o que é que é preciso fazer? O Costa prático não falha — é preciso atrapalhar a construção de uma alternativa ao PS. E para isso dá jeito desacreditar a IL e puxar pelo Chega, que, se crescer, complica a vida ao PSD. A frase enviada pelo primeiro-ministro (desculpem, pelo secretário-geral do PS) para o Brasil — “Lula, conte comigo” — merece ser trabalhada. Tomem lá um post de Costa para Ventura.»

.

125 euros

 


«Fiscalistas ouvidos pelo Expresso admitem lacuna no desenho da medida, que não tem em conta os rendimentos de capital na avaliação de elegibilidade para o apoio. Uma lacuna que dá margem para que milionários, estrangeiros ou nacionais, sejam abrangidos pela medida.»
.

27.10.22

Estantes

 


Estante circular Art Déco, final dos anos 20.

Daqui.
.

Hu Jintao, ainda

 


Ainda a propósito da sua saída da sessão encerramento do XX Congresso do Partido Comunista Chinês, um pequeno detalhe para ajudar a alimentar todas as especulações:

«Há ainda uma interessante questão de imagem. Em contraste com os outros antigos ou novos dirigentes, e ao contrário da norma, Hu Jintao apareceu de cabelos brancos. Os dirigentes do partido, independentemente da idade, pintam o cabelo. O cabelo negro é sinal de vigor e saúde. É um hábito espalhado na sociedade. É também norma no mundo dos negócios, garantia de dinamismo e credibilidade. O Partido Comunista segue a mesma regra.

Senhor de uma brilhante cabeleira negra até há pouco, por que terá Hu deixado de pintar o cabelo? As suas cãs quebravam, de facto, a unanimidade de imagem dos congressistas.»

Jorge Almeida Fernandes, na Newsletter do Público, 27.10.2022
.

OE2023

 




No encerramento da discussão do OE2023 na generalidade:


.

“Querem competir com o Chega? Têm de crescer muito, ó meninos!”

 


«A mais recente obsessão de António Costa é espalhar a notícia de que a Iniciativa Liberal está a caminho de se transformar em qualquer coisa parecida com o Chega. Disse-o no dia seguinte a João Cotrim de Figueiredo ter anunciado a saída da liderança e insistiu no debate do Orçamento do Estado, depois de uma intervenção dura do ainda líder da IL: “Quando quer competir com o deputado André Ventura, fica aquém, não consegue. Compreendo que queira dar voz a outro que se possa assemelhar mais ao deputado André Ventura.”

A única explicação para esta curiosa ladainha é Costa ter percebido que André Ventura é o seguro de vida do PS, com os votantes do centro a riscarem o PSD das suas opções eleitorais.

Cotrim de Figueiredo usou palavras como “lamaçal” para descrever a missa habitual que Governo e PS expõem em todos os debates parlamentares sobre a austeridade do governo PSD-CDS. “Já era altura de se deixar dessa argumentação”, disse Cotrim. “Está satisfeito com quê? Com o crescimento? Só há convergência com a Europa porque as três maiores economias estão em declínio. Está satisfeito com o estado da saúde?”.

E então Costa achou que Cotrim estava a “querer competir” com Ventura. E quando, perante mais outro argumento anti-IL (“Resistem mais tempo que a vossa companheira Liz Truss, mas só resistem porque não têm oportunidade de pôr em prática o seu programa”), a bancada dos liberais começa a protestar, Costa responde com mais uma frase de equivalência IL-Chega, mas com o Chega a ganhar. “Também querem competir com o Chega na vozearia? Têm de crescer muito, ó meninos.”

Os “meninos” mais desagradáveis para o primeiro-ministro, para além da Iniciativa Liberal, foram os do BE. Catarina Martins fez uma interpelação violenta a António Costa, acusando-o de dar “uma gigantesca borla fiscal aos patrões”, e a ministra do Trabalho de “mentir ao Parlamento” por causa da “meia reforma” que será antecipada em Dezembro e que se pode reflectir – para baixo – nos aumentos de 2024. “A direita faria igual”, disse a líder do BE sobre o Orçamento do Governo.

A irritação de Costa foi tanta que acusou o Bloco de “mudar de orientação política”: “Desde 2021 que o Bloco considera que os orçamentos são de direita. O BE resolveu mudar de orientação política. A cegueira e o ódio ao PS são tão grandes que estabelecem uma equivalência.” Costa sentiu-se insultado: “A má consciência do Bloco pela traição ao eleitorado da esquerda que cometeram em 2020 não os deve levar para o insulto. Deixemos essa linguagem fora do campo da esquerda e para a extrema-direita.”

Pode haver alguma lógica nos ódios de estimação de Costa: um BE forte tira votos ao PS; uma IL forte reforça a direita democrática. O PS terá sempre o Chega como Bogart e Bergman tinham Paris?»

.

26.10.22

Candeeiros

 


Candeeiro Arte Nova com libélula, cerca de 1900.
Émile Gallé.


Daqui.
.

China: a saída de Hu Jintao do Congresso

 


O vídeo que circulou não mostrava o preâmbulo da remoção de HU JINTAO. O início deste é bem «interessante»…

(Encontrei isto por acaso no Twitter, publicado por 方舟子 @fangshimin e com esta introdução:
我把三家媒体拍摄的三段视频拼接在一起,可以比较完整地展现胡锦涛被带走的整个过程,只缺了警卫替胡锦涛扣上上衣扣子后走到另一侧拉他起来这一部分,估计只有几秒。)
.

26.10.1969 – As primeiras eleições do marcelismo

 


Há 53 anos realizaram-se as primeiras eleições legislativas do marcelismo e muitos acreditaram que a tal «primavera» anunciada iria permitir que o processo eleitoral se passasse mais normalmente do que no passado, ou seja, com um mínimo de liberdade e de decência. Não foi o caso, como é sabido.

Continuar a ler AQUI.
.

José Cardoso Pires

 


24 anos sem ele.
.

"O homem do tanque" e "o homem da ponte"

 


O homem da ponte

A BBC publicou na sexta-feira um artigo muito curioso com o seguinte título: "Como um homem numa ponte concorreu com o grande momento de Xi Jinping". A história conta-se rapidamente. Numa manhã cinzenta em Pequim e em pleno XX Congresso do PCC, um homem, vestido como um fato laranja próprio dos trabalhadores da construção civil e o respectivo capacete amarelo, dirigiu-se a uma ponte sobre uma avenida da cidade, levando consigo um caixote e dois pneus. Chegado a meio da ponte, desfraldou duas grandes faixas brancas com inscrições vermelhas e pegou fogo aos dois pneus. "Não queremos líderes, queremos votos". Meio envolvido pelas nuvens de fumo negro, pegou num megafone e gritou: "Façam greve nas escolas e no trabalho, derrubem o ditador e traidor nacional Xi Jinping. Queremos comer, queremos liberdade, queremos votar."

Foi preso pela polícia, mas não com a rapidez suficiente para que as imagens do seu protesto solitário não se tivessem espalhado à velocidade da luz nas redes sociais, apesar da rápida intervenção dos polícias da Internet. Proliferam nas redes pinturas do seu acto de rebeldia. Muito raro no tempo de Xi. Feito para coincidir com um Congresso do PCC destinado a fazer de Xi o segundo Mao, colocando-o, na rígida hierarquia comunista, à frente do próprio Deng Xiaoping, a cuja estratégia de "peaceful rising" pôs fim. Para Deng, a economia tinha de estar no posto de comando. Hoje, a segurança interna e o poderio militar são as duas grandes obsessões de Xi, o que também não é uma boa notícia para a economia.

O homem do tanque

Seguiu-se um intenso debate nas redes sociais sobre se "o homem da ponte" podia substituir "o homem do tanque", a imagem icónica de um jovem que enfrentou uma coluna de blindados na Praça Tiananmen, aquando da revolta de milhões de estudantes contra o regime, exigindo liberdade e democracia e acreditando que o destino da China poderia ser igual ao da União Soviética de Gorbatchov. A 4 de Junho de 1989, o exército esmagou brutalmente a revolta, provocando milhares de mortos e deixando um lastro de sangue sobre o qual, na China, é proibido falar.

O "homem do tanque" representava este movimento. O "homem da ponte" pode representar o que pensam e sentem em silêncio muitos chineses. Não sabemos quantos.

Nesse dia, a peça da BBC desconhecia que uma outra imagem, talvez ainda mais poderosa, iria ficar definitivamente associada à entronização de Xi. Na sessão de encerramento do congresso, já com a imprensa estrangeira na sala, o grande espectáculo minuciosamente encenado para que toda a gente levantasse a mão ao mesmo tempo para aprovar o líder, foi subitamente interrompido pelo mais insólito dos acontecimentos: Hu Jintao, o antecessor de Xi à frente do partido e do país, foi retirado do seu lugar de forma muito pouco cortês e manifestamente contra a sua vontade. Estava sentado à esquerda de Xi. Hu, de 79 anos, liderou a China de 2003 a 2013, cumprindo os dois mandatos de cinco anos estabelecidos por Deng, que foram agora retirados dos estatutos do PCC para que Xi pudesse exercer um terceiro. Citando Ian Bremmer, "os ditadores não gostam de limites temporais às suas ditaduras".

O que aconteceu é ainda um mistério. Mas a indiferença de Xi, dando ordens aos dois homens que retiraram o seu antecessor da sala, diante das câmaras da imprensa internacional, é de muito mau agoiro. O poder desta imagem, que correu mundo, ficará associado à nova era do novo imperador de Pequim. Talvez ainda mais do que o homem solitário e misterioso da ponte.

Ainda a economia?

A legitimidade do PCC tem estado assente, desde 1979, quando Deng declarou que "é glorioso enriquecer", na prosperidade crescente de centenas de milhões de chineses. A nova classe média, com acesso a tudo o que as suas congéneres ocidentais usufruem e ainda mais, aceitou menos liberdade a troco de maior conforto. Os que se continuam pobres vivem na esperança de que chegue a sua vez. O crescimento exponencial da economia chinesa garantiu ao regime comunista estabilidade e criou o ambiente propício ao investimento estrangeiro.

No seu discurso inicial de 60 páginas, na tradução inglesa, Xi atacou "a adoração do dinheiro" e as redes sociais, "mergulhadas na desordem". "Os empresários chineses já se sentem intimidados pelos ataques de Xi", escreve David Ignatius no Washington Post. "Agora, o mais natural é que evitem qualquer contacto com empresas ocidentais que possam relevar-se perigosos."

Quando Xi substituiu Hu, em 2013, o Instituto Nacional de Estatística chinês fornecia a quem o consultasse toda a espécie de indicadores económicos e sociais. Com Xi, a lista foi sendo reduzida pouco a pouco. Os analistas ocidentais desconfiam hoje do rigor dos números, sobretudo do crescimento do PIB. O valor desse crescimento para o terceiro trimestre deste ano deveria ter sido divulgado na sexta-feira. Não foi. Conhecemo-lo apenas ontem. Ficou abaixo das previsões: 3,9%. A explicação está na pandemia e na política de "covid zero", mas está também no colapso do sector da construção civil. Xi quer controlar tudo, até as estatísticas. E quer, ao mesmo tempo, ultrapassar a economia americana. Os dois objectivos podem revelar-se contraditórios.

Ruchir Sharma, presidente da Rokefeller International, escrevia ontem no Financial Times que só com muita sorte a economia chinesa pode chegar à dimensão da americana em 2060. Por curiosidade, a Califórnia está prestes roubar à Alemanha o lugar de quarta economia do mundo. As democracias, com a liberdade de iniciativa de cada um, foram, são e vão continuar a ser o ambiente ideal para a inovação e o crescimento económico. Deng percebeu isso em 1979. Com os resultados que conhecemos, mesmo que à custa de uma desigualdade gritante. Há mais milionários em Pequim do que em Nova Iorque. Xi pensa que é o poder militar e o controlo absoluto da sociedade que vão permitir à China pôr fim à hegemonia americana. É, no mínimo, uma aposta arriscada.»

Teresa de Sousa
Excerto da Newsletter do Público, 25.10.2022
.

25.10.22

Portas

 


Porta de entrada do Edifício Lavirotte, Paris, 1899-1901.
Arquitecto: Jules Lavirotte.


Daqui.
.

Aumento das pensões explicado a totós

 



Entretanto, notícia de hoje:

Governo reconhece folga para subir mais as pensões no próximo ano
.

Alô, André Ventura

 


Não é mau que o homem faça afirmações delirantes como esta. Está a enterrar-se, tenhamos esperança!

Observador, 25.10.2022
.

É o colonialismo, estúpidos

 


«Quando vi pela primeira vez o vídeo, disse aos meus botões: - "Isto só pode ser fake!". Passei adiante. Mas depois voltei a vê-lo, repassado por várias fontes credíveis e reputadas. Não posso ignorar a minha própria indignação, que, necessariamente, inclui o responsável pelas frases abjetas que proferiu e também a honorável imprensa mainstream do Ocidente, a qual, olimpicamente, as ignorou.

Refiro-me às declarações do responsável pelo pelouro das relações exteriores da União Europeia, Josep Borrell, feitas num encontro recente com estudantes na Bélgica (isto é, as futuras elites europeias). Afirmou ele, sem qualquer rubor na face: - "A Europa é um jardim. Nós construímos um jardim. É a melhor combinação entre liberdade política, prosperidade económica e coesão social. A maioria do resto do mundo é uma selva. E a selva pode invadir o jardim. Os jardineiros precisam de ter cuidado!"

Como é possível que uma afirmação destas, tresandando a colonialismo e racismo por todos os poros, não mereça por parte da grande mídia ocidental, assim como dos seus intelectuais liberais e autoproclamados os únicos democratas à face da Terra, o menor reparo?

Na realidade, pelo menos uma voz se levantou, embora o eco do seu protesto não tenha sido devidamente repercutido pelos meios de comunicação globalmente dominantes: o eurodeputado belga Marc Botenga, do Partido dos Trabalhadores. Eis a sua declaração: - "Muita gente em África, na Ásia e na América Latina lembra-se da maneira como sempre foi tratada pelo colonialismo em nome da civilização, ou seja, como animais selvagens, escravizando-os, torturando-os e inclusive exibindo-os em zoos humanos. Assim, quando o principal diplomata da União Europeia considera o resto do mundo uma selva, a mensagem que essas pessoas escutam é que a Europa continua dominada e conduzida por uma visão colonialista. Não podemos deixar passar essa mensagem!".

A verdade, nua e crua, é que essa mensagem continua a passar e a ser a mensagem dominante. O "jardim" hegemónico, isto é, a região geográfica constituída pela Europa Ocidental e pelos Estados Unidos da América, é uma sangrenta construção edificada graças à exploração das demais regiões do mundo e os "jardineiros" farão tudo para que continue a sê-lo.

Para mencionar unicamente o caso de África, o mundo unipolar em que vivemos, configurado e liderado pelos EUA e do qual a União Europeia é um mero apêndice, está desenhado para que o continente em questão continue a ser um mero fornecedor de matérias-primas. Outro vídeo gravado secretamente e distribuído pelas redes sociais mostra um líder ocidental confirmando tal estratégia. As suas palavras são brutais: - "A África subsariana tem sido fundamental para a prosperidade dos países avançados. O seu papel é de fornecedor de matérias-primas. Nós faremos tudo para que África continue a sê-lo, o que significa que todas as estruturas económicas, todas as instituições globais e todos os centros académicos devem ser desenhados para manter África na situação em que ela está, inclusive na pobreza".

Como intelectual africano, não me basta, obviamente, culpar o Ocidente e as suas elites. Nós, africanos, dos cidadãos comuns aos governantes, passando pelas diferentes elites existentes, temos um papel a cumprir. A redefinição das estratégias de desenvolvimento dos nossos países, a adoção de modelos democráticos que funcionem (o que inclui, ao mesmo tempo, reforçar as instituições republicanas e articular a democracia liberal com os nossos valores e práticas culturais, tarefa perfeitamente possível se houver vontade política), o combate sistémico, abrangente e inteligente (e não apenas jurídico-penal) à corrupção são algumas das nossas obrigações.

A dignidade é fundamental, tal como os pais das nossas independências nos ensinaram (e mau grado os erros posteriores que muitos deles cometeram). Para começar, podemos exigir aos nossos governantes que declarem o execrável chefe da diplomacia da União Europeia persona non grata nos nossos países.»

.

24.10.22

Só para francófonos

 

.

Duas Portarias, dois meses, dois campos de concentração

 




«No espaço de dois meses, o governo de Salazar criou formalmente, pela mão do ministro do Ultramar, Adriano Moreira, dois campos de concentração, eufemisticamente denominados "campos de trabalho":

• A Portaria n.º 18539, de 17 de junho de 1961 (ver anexo), que reabriu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, o Campo de Concentração do Tarrafal, agora designado como campo de trabalho de Chão Bom (cuja localização não vem identificada para além do nome), assegurando o seu funcionamento com servidores dos "quadros da Província de Angola";
• A Portaria n.º 18702, de 24 de agosto de 1961 (ver anexo), institui "na Província de Angola", o campo de trabalho de Missombo, cujo quadro de pessoal comportava 105 unidades.

Duas notas:

1. No mesmo dia 24 de agosto de 1961, foi publicado o Decreto-Lei n.º 43.875 extinguindo o regime das culturas obrigatórias e regulando o regime da cultura do algodão - tentando assim responder às causas que originaram a revolta e o massacre de Cassange;
2. A segunda fase do Campo de Concentração do Tarrafal (crismado em 1961 como "Campo de Trabalho de Chão Bom") viria a receber presos políticos de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde mas esteve igualmente prevista a deportação de moçambicanos para aquele campo de concentração, chegando a ser publicada a Portaria n.º 20811, de 21 de setembro de 1964, regulando a "contribuição da Província de Moçambique" para o efeito.»

.

Rosa Parks morreu num 24 de Outubro

 


Rosa Parks morreu em 24 de Outubro de 2005, com 92 anos. Era costureira, vivia em Montgomery e apanhava todos os dias o mesmo autocarro. A história é conhecida: no dia 1 de Dezembro de 1955, a parte da frente do mesmo, reservada a passageiros brancos, já não tinha nenhum lugar vago e o condutor ordenou que Rosa se levantasse e cedesse o seu. Recusou e foi presa, facto que desencadeou uma reacção em cadeia, nomeadamente o boicote dos autocarros de Montgomery durante um ano.

Mas não se tratou de um impulso isolado: há muito que Rosa se recusava a entrar nos autocarros pela porta traseira e que era activista em outras causas, nomeadamente na luta pelo direito ao voto. Ficou ligada, para sempre, juntamente com Luther King e tantos outros, à luta pela emancipação dos negros, sendo muitas vezes qualificada como «the first lady of civil rights» ou «the mother of the freedom movement».

A conquista de direitos humanos fundamentais nunca está garantida, é necessário lutar para que não seja aniquilada.



Versão Pete Seeger:


.

Von der Leyen felicita Meloni

 


«Não é estranho que Ursula Von der Leyen tenha saudado a nova primeira-ministra italiana. São relações institucionais que devem ser estabelecidas e mantidas. Mas seria fundamental que tivesse escolhido as palavras. Temos uma líder num país europeu que é de extrema-direita xenófoba e admiradora de Mussolini. O elefante está na sala. Como lidar com isto? Von der Leyen tomou a dianteira; felicitou Meloni pelo seu novo cargo e destacou o facto de ser a primeira mulher a assumir essa posição em Itália.

A declaração de Von der Leyen foi duplamente infeliz. Por um lado, ignorou olimpicamente que Meloni concretiza uma ameaça, uma afronta até, aos valores do chamado projeto europeu, passando a todos a mensagem de que se tratam afinal de valores de importância relativa. A primeira-ministra italiana foi militante de grupos neofascistas desde a adolescência. São conhecidas as suas posições contrárias ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, contrárias à imigração, contrárias ao aborto, etc. Pois nada disso transparece na felicitação que recebeu da presidente da Comissão Europeia.

Por outro lado, Ursula Von der Leyen conseguiu apequenar a causa feminista enquanto, supostamente, a enaltecia. Felicitar Meloni por ser mulher e por, enquanto mulher, chegar a primeira-ministra, não é feminismo. É sim uma ofensa à causa e a quem se bate por ela.

O feminismo não é uma causa cega. Está agregada ao osso dos ideários políticos fundamentais e, já agora, ao bom senso. Não precisamos de uma representação feminina em todas as áreas e o facto de ser uma mulher a destacar-se naquilo que devemos combater não é certamente uma razão de orgulho. Há mais homens condenados pelo crime de corrupção do que mulheres e, nessa diferença, não existe um motivo para incentivarmos a que mais mulheres tomem as rédeas na matéria.

Também Hillary Clinton tinha feito uma declaração miserável a propósito da eleição de Giorgia Meloni: “A eleição da primeira mulher primeira-ministra de um país representa sempre um corte com o passado e isso é certamente positivo.” Ficamos esclarecidos relativamente ao entendimento que estas mulheres têm da causa feminista.

É preciso cuidado com o feminismo que se despegou da luta por um modelo socioeconómico justo ou, pelo menos, da luta contra as desigualdades. Porque deverão as mulheres sentir alguma espécie de satisfação por chegar ao poder uma pessoa que usou como slogan o patriarcal “Deus, pátria e família” e que não reconhece os direitos de milhares de mulheres que integram minorias e que chegam à Europa em busca de trabalho e de uma vida digna?

Foi a esquerda que abriu este flanco. É a esquerda que tantas vezes aceita confundir-se com as lutas progressistas desintegradas da grande luta dos trabalhadores ou, para quem não tiver medo do nome, desintegradas da luta de classes. É um feminismo que deixa para trás as mulheres que mais precisam dele e que se fixa nas vitórias de umas quantas que chegam ao poder. O culto das vencedoras e da meritocracia. Como se não soubéssemos todos que as condições socioeconómicas são um impostor que altera por completo a lógica da discriminação e do preconceito. Uma mulher racializada é potencialmente vítima de preconceito racial, de género e de classe. Tudo se altera se for rica.

Foi na esquerda que tiveram início as lutas progressistas, mas, quando a esquerda se esgota nessas lutas – esquecendo as suas origens de luta por um modelo socioeconómico – eclipsa-se e sobretudo abre as portas a que todos se apoderem delas. Não bastava o feminismo neoliberal, chegámos ao dia em que a própria extrema-direita se arroga com créditos na luta das mulheres e temos uma presidente da Comissão Europeia que nos faz embarcar nessa narrativa.

Giorgia Meloni é mulher. Nisso, tem tanto mérito como culpa: zero. O mesmo número que está inscrito na dívida da causa feminista para com ela. Não existe nenhuma razão para estarmos contentes por uma mulher de extrema-direita ter chegado a primeira-ministra. Mais valia um homem decente.»

.

23.10.22

Mais um vitral



 

Vitral na escadaria da Casa Maria Robert, Barcelona, 1888-1890.
Arquitecto: Salvador Viñals.


Daqui.
.

23.10.1956 - A «Revolução Húngara»



 

A chamada «Revolução Húngara» começou numa terça-feira, 23 de Outubro de 1956, no centro de Budapeste, com uma manifestação de milhares de estudantes que tentaram ocupar a rádio para transmitirem as suas exigências: fim da ocupação soviética e a implantação de um «verdadeiro socialismo». Foram detidos e quem do lado de fora exigia a sua libertação foi alvejado pela polícia a partir do interior do prédio.

Espalhada a notícia, a revolta alastrou primeiro a toda a cidade de Budapeste e depois ao resto do país, provocou a queda do governo e a sua substituição. Mas em 4 de Novembro deu-se a invasão pelas tropas do Pacto de Varsóvia e a resistência não durou mais de seis dias.

Pouco mais de duas semanas, portanto, que se saldaram por duas dezenas de milhares de mortos e por um verdadeiro êxodo de cerca de 200.000 húngaros, sobretudo jovens, que fugiram do país e pediram asilo um pouco por toda a Europa e também na América, do Norte ao Sul. Conheci uns tantos na Universidade de Lovaina, uns anos mais tarde.

Hoje a Hungria tem um dos governos mais sinistros da União Europeia. Os estudantes de 56 são agora velhos ou já morreram. Gostava bem de saber o que pensam disto tudo os meus amigos Eva, Nicholas e Elisabete, mas perdi-lhes o rasto. 
.

Berlim, ontem

 


Solidariedade com as mulheres iranianas.
.

Os donos disto tudo

 

@rafaelcosta 

«É estranho chegar a uma certa idade sem perceber nada de como funciona o mundo. Soube há dias, por um acaso, que, nos idos anos 1990, aquando do frenesi das privatizações na Rússia, a PepsiCo, detentora dos refrigerantes gaseificados, tornou-se uma das maiores potências navais do mundo, pois, em troca das garrafas e das latas Pepsi que estava a vender à larga para a ex-URSS, aceitou ser paga em espécie: 17 submarinos soviéticos, um cruzeiro, uma fragata e um contratorpedeiro. A frota foi vendida para sucata, o que levou o presidente da empresa a gracejar com a Casa Branca: "nós estamos a desarmar a União Soviética muito mais depressa do que vocês."

É desta e de muitas outras loucuras que se faz o nosso tempo, triste e opaco, sem rumo nem norte, abominável mundo novo. E, por detrás dos governos e dos políticos, da ONU e doutras organizações internacionais, das diplomacias, cimeiras bi- ou multilaterais, há gente que actua na penumbra e na sombra, que movimenta o planeta e o põe a rodar sem que nós, os comuns mortais, tenhamos a mínima consciência disso, das decisões e opções que afectam milhões, muito mais do que julgamos. Quando lemos nas notícias que a Rússia autoriza ou não a exportação do ucraniano grão, quando sabemos dos movimentos e dos fluxos do petróleo e da recente - e inacreditável - facada da Arábia Saudita nas costas no Ocidente, julgamos que tudo se passa a um nível estritamente político, entre governos e líderes cujos rostos conhecemos, quando, na realidade, e sem falsos conspirativismos, há outra gente envolvida, muita outra gente envolvida, que compra e vende as mercadorias, os bens de necessidade primeira, que os paga a pronto ou a fiado, que os vai buscar a terras em guerra, que os despacha para onde mais pagarem. O Mundo à Venda. Dinheiro, poder e as corretoras que negoceiam os recursos da Terra (Casa das Letras, Setembro de 2022), um livro recente, da autoria de dois credenciados jornalistas do Financial Times e da Bloomberg, Javier Blas e Jack Farcity, levanta a ponta do véu da actividade dos corretores de matérias-primas, um punhado de empresas que controlam uma parcela substancial dos recursos naturais do planeta e que na sombra fazem lucros estratosféricos, muitas vezes à conta da guerra e do sofrimento alheio. Dirão os seus defensores que, sem os corretores de recursos, não teríamos o que comer à mesa nem gasóleo nos depósitos, não haveria casas, computadores, aviões no ar, carros nas estradas, o que é indiscutivelmente verdade, mas mostra o poder que tais indivíduos e empresas têm, a sua capacidade de domínio e influência, com a agravante de não sabermos quem são e o que fazem, de agirem na obscuridade e quase total impunidade, alheios ao controlo democrático e ao escrutínio mediático a que sujeitamos, e bem, os nossos governantes. É por isso, justamente por isso, que se torna ainda mais absurdo, inconcebível, que ignoremos sequer a existência destas pessoas e entidades, que não saibamos quem são e o que fazem, quais são os seus líderes e os seus perfis, concentrados que estamos em celebridades ou políticos que, na esmagadora maioria dos casos, não têm poder comparável ao desta gente sem rosto. Fiz a experiência: na sempre informada Wikipédia, cliquei no nome de "Gary Neagle" e deparei com quatro linhas apenas, que nos dizem tratar-se de um sul-africano que fez um curso de comércio e de contabilidade na Universidade de Witwaterstrand e que em 2000 entrou para os quadros da Glencore, de que é hoje o CEO. Nada mais é dito, nada mais sabemos sobre o homem que está aos comandos de uma das maiores empresas do mundo, ainda hoje a maior empresa de corretagem de mercadorias do planeta, até há pouco a maior empresa da Suíça, dominando 60% de todo o zinco comerciado internacionalmente, 50% do cobre, 9% do trigo, 3% do petróleo.

Ou veja-se uma outra empresa, a familiar e centenária Cargill, sediada no Minnesota, da qual provavelmente poucos ouviram falar, ao contrário do que sucede com a Apple, a Zara, a IKEA ou tantas outras. Pois bem, a Cargill é uma empresa privada, mas, se fosse aberta e cotada em bolsa, estaria no 15º lugar do índice Fortune 500. Com mais de 166 mil empregados espalhados por 66 países, dedica-se ao trading de cereais e outros produtos agrícolas, como o óleo de palma, mas também ao comércio de energia, aço, gado, rações, bem como à produção de xarope de glucose, óleos vegetais, alimentos processados. É responsável por 25% de todas as exportações norte-americanas de trigo e pelo abastecimento de 22% da carne consumida nos Estados Unidos. Todos os ovos consumidos nos restaurantes McDonald"s da América provêm de aviários da Cargill, que é também a maior produtora de frangos da Tailândia. O seu CEO chama-se Dave McLennan e, se forem novamente à Wikipédia em língua inglesa, encontrarão não mais do que três linhas, que dizem apenas que se formou em Amherst e que fez um MBA em Chicago, que é casado e tem três filhos, mas nada mais adiantam ou esclarecem. Sucede que, em 2019, num relatório produzido para o Center of International Policy, um think tank de Washington fundado em 1975, o antigo representante democrata Henry Waxman não hesitou em qualificar a Cargill como "a pior empresa do mundo", cuja dimensão colossal a faz esmagar todos os seus concorrentes e com um inenarrável cadastro em matéria de abate de florestas, poluição, alterações climáticas e tráfico e exploração de seres humanos. O rol das acusações é extenso e brutal: em 2021, oito antigas crianças escravas do Mali intentaram uma acção contra a Cargill, pelas condições de trabalho que sofreram nas plantações de cacau do Mali, existindo notícias sobre redes de tráfico e exploração nesses países desde 2005, pelo menos, o mesmo sucedendo com o algodão do Usbequistão, que a Cargill adquire e que é produzido com trabalho escravo e trabalho infantil. A isso juntam-se problemas laborais gravíssimos, como tentativas de supressão de sindicatos, exposição dos funcionários aos riscos da Covid-19, a par de aquisição abusiva de vastas parcelas de terra, violando os limites da propriedade fundiária, venda de alimentos adulterados (em 1971, a Cargill foi responsável pela venda de trigo contaminado ao regime de Saddam Hussein, provocando a morte de 650 pessoas, pelo menos), deflorestação na selva amazónica e das florestas tropicais na Sumatra, no Bornéu, no Gana, na Costa do Marfim (a Cargill comprava ou compra cacau plantado ilegalmente nos parques naturais desse país!), poluição atmosférica intensa, fraude e evasão fiscal. "A pior empresa do mundo", dizem, e o mais grave é nem sabermos que ela existe e o que faz.