7.10.23

Mais um vaso

 


Vaso de vidro “opala de palha” com botão de vidro de urânio, cerca de 1880.
Harry Powell; Fabricante Whitefriars Glassworks.

Daqui.
.

07.10.1950 – Invasão do Tibete pela China

 


Um ano depois da criação da República Popular da China, o Tibete foi invadido pelas tropas de Mao Tsé-Tung que assumiu o controlo da região.

A história do que se seguiu é conhecida: em 1959, o Dalai Lama fugiu para a Índia e instalou em Dharamsala o Governo do Tibete no Exílio.

Há refugiados tibetanos espalhados por todo o mundo, com especial relevo para os países mais próximos (Índia, Nepal, Butão) onde comunidades, em geral muito pobres, preservam uma forte identidade cultural e vivem frequentemente de artesanato mais do que rudimentar.

.
.

Culpada do “desejo de viver”

 


«1. Apesar da guerra na Europa, as heróicas mulheres do Irão não têm sido esquecidas. A imprensa ocidental não as esquece. As redes sociais também não. Os responsáveis políticos europeus e norte-americanos talvez se preocupem mais com o fornecimento de drones à Rússia pelo regime teocrático de Teerão. O júri do Prémio Nobel da Paz lembrou-se delas. Escolheu uma delas, fechada nos calabouços do regime e condenada a um somatório de 31 anos de prisão, mais a 154 chibatadas por ofensas como ter escrito uma carta ao secretário-geral da ONU – dispensam-se mais palavras para descrever a natureza do regime dos mullahs –, que fez do combate pelos direitos humanos e pela democracia a sua vida e que é hoje um dos rostos da luta das mulheres iranianas pela liberdade. Desde 16 Setembro de 2022, o dia em que Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, morreu depois de entrar em coma numa esquadra da polícia onde estava por ter o véu (hijab) mal posto, que a luta das mulheres iranianas não mais parou. Conta-se hoje em centenas de vítimas mortais e milhares de prisões.

2. É sempre difícil medir o sofrimento causado pela repressão, como é impossível medir a coragem dos que lutam contra ela. É ainda mais difícil a uma mulher europeia imaginar o que é viver sob um regime que fez da submissão das mulheres um dos seus principais instrumentos de poder. Mas tudo se torna mais fácil quando essa luta escolhe como símbolo os cabelos que as iranianas se sentem no direito de exibir livremente, num gesto que fere no seu âmago a ideologia reaccionária dos seus opressores.

A revista Time elegeu-as as “heroínas” de 2022. Na capa do número especial de Dezembro que se dedica aos protagonistas do ano que acaba, figuram três mulheres iranianas, de costas voltadas, que se abraçam, exibindo apenas os seus cabelos destapados. Zelensky foi a personalidade do ano. Elas foram as heroínas.

3. A sua luta contra o regime teocrático não começou agora. Desde 2010 que as mais corajosas se reúnem através da Internet para organizar manifestações tantas vezes solitárias contra os ayatollahs. Começaram com a “Campanha Branca das Quartas-Feiras”, que atingiu o seu clímax quando Vida Movahed, empoleirada numa caixa de cartão na Rua da Revolução, em Teerão, retirou o seu hijab branco, o colocou no extremo de uma vara e acenou com ele à multidão. Foi presa. O vídeo do seu gesto de desobediência tornou-se viral. Nos meses seguintes, foi repetido por muitas outras mulheres, que ficaram conhecidas como “as raparigas da Rua da Revolução”. Pouco tempo depois, em Setembro de 2017, a jornalista Masih Alinejad lançou a campanha “A minha câmara fotográfica é a minha arma”, com a publicação nas redes sociais de vídeos da violência que sofriam às mãos da “polícia da moralidade”, quando não usavam o véu islâmico. O movimento que eclodiu em Setembro de 2022 tem, portanto, uma história. A diferença é que se tornou imparável, mobilizou milhões em todas as cidades do Irão, ganhou lugar nos media internacionais. Nunca mais deu descanso aos ayatollahs. O Prémio Nobel da Paz é mais um alento, talvez inestimável. E uma condenação internacional do regime.

4. No dia 8 de Setembro, para assinalar um ano desde a morte trágica de Mahsa Amini, o Le Monde publicou as cartas de cinco mulheres que estiveram ou estão ainda na prisão de Evin, a norte de Teerão, entre elas, Narges Mohammadi. “No Irão, cada indivíduo, em cada momento da sua vida e em cada lugar, é culpado do desejo de viver. Incorre, por este crime, nas piores sanções.” A carta começa assim: “O meu propósito é dar um rosto aos seres humanos que, um pouco por todo o mundo, estão encerrados numa prisão, quer estejam rodeados por muros de aço ou pelos muros da opressão, mas que, contra tudo e contra todos, aspiram a derrubar esses ‘muros’: os da ignorância, da exploração, da pobreza, da privação e do isolamento.”

Narges Mohammadi, 51 anos, mãe de família, é vice-presidente do Centro dos Defensores dos Direitos Humanos, dirigido pela advogada Shirin Ebadi, que recebeu, também ela, o Prémio Nobel da Paz, em 2003 – a primeira mulher do mundo islâmico a recebê-lo. Foi uma das primeiras juízas iranianas, demitida depois da tomada de poder pelos ayatollahs, em 1979. Abriu um escritório privado para defender presos políticos. O júri do Prémio justiçou a sua escolha com o desejo de reduzir a tensão entre o mundo islâmico e os Estados Unidos, na sequência do 11 de Setembro. Na altura, havia ainda a esperança numa evolução reformista do regime. Vinte anos depois, essa esperança deixou de existir.»

.

25 de Novembro

 


Daqui (24.11.2015). 
.

6.10.23

Regressam as portas

 


Porta da Casa Van Hoecke-Dessel, Ghent, Bélgica, 1903.
Arquitecto: Achilles Van Hoecke-Dessel.

Daqui.
.

Cinco anos sem Montserrat Caballé

 


Informação adicional e vídeos AQUI.
.

Nobel da Paz 2023

 



.

TG logo se V

 


@João Fazenda

«Quando se fala do problema da produtividade da economia portuguesa esquecemos sempre aquilo que Portugal é o melhor do mundo a fazer: ronha. É uma pena não ser um bem transaccionável, porque faríamos uma fortuna em exportações. Podemos ter uma maioria de católicos, mas o país em si é um monge budista. Preza acima de tudo o valor da quietude. Recordo com saudade o debate (inevitavelmente alargado) sobre o TGV, que era tão importante. As vantagens seriam extraordinárias, mas infelizmente, após o lançamento da obra, verificou-se que não havia dinheiro. Portugal não tem os milhares de milhões que custam os grandes projectos, mas tem as centenas de milhões que custam investimentos mais baratos, tais como os estudos para preparar os grandes projectos e as indemnizações por quebra de contratos celebrados para realizar grandes projectos que no final não avançam.

Do novo aeroporto, cuja localização evitamos decidir há décadas, continua a não haver grandes notícias. O que é óptimo. No processo de decisão do novo local corremos o risco de fazer a escolha errada. Não escolher acaba por ser a solução mais segura. A minha única sugestão é que possamos aprender de uma vez por todas que o processo é fatalmente este: identificação de um problema, elaboração de estudos para o resolver, indecisão, inacção. No caso do novo aeroporto, o problema teria sido fácil de resolver. Concordamos todos que não é bom termos um aeroporto no meio da cidade. Devíamos ter admitido há muito que não vamos conseguir chegar a acordo sobre uma nova localização. Portanto, para não termos um aeroporto no meio da cidade, o melhor é demolir a cidade em torno do aeroporto. O dinheiro já gasto em estudos e projectos podia ter sido investido nas indemnizações aos moradores cujos prédios teriam de ser terraplenados. Em vez de Portela mais um, a solução óbvia é um menos Portela. Deitar abaixo a Portela cumpria mais rápida e facilmente o objectivo de ter o aeroporto num sítio mais desafogado.

Mas Portugal recorre a outras técnicas para fingir que se avança não saindo do sítio. Por exemplo, Camarate foi acidente ou atentado? Fizeram-se 10 comissões parlamentares de inquérito, que se inclinaram no início para a tese de acidente e acabaram convencidas da existência de um atentado. Entretanto, o caso prescreveu. A 10ª comissão já não se chamava “de inquérito ao acidente” mas sim “de inquérito à tragédia”. Conseguimos concordar que a queda de um avião que causa a morte de todos os ocupantes é uma tragédia. Já é bem bom. Outro exemplo: a TAP deve ser pública ou privada? Havendo dificuldade em decidir, opta-se por uma solução mista. É privada nos anos pares e pública nos anos ímpares. Neste momento é pública, mas em princípio será privada para o ano. Em vez de uma solução, acabamos por ter todas as soluções. E ainda nos queixamos. É esta insatisfação que teremos de resolver. Como é que conseguimos obter uma sociedade em que o facto de nenhum problema se resolver não incomoda ninguém? Evidentemente, nomeamos uma comissão que faça um estudo. Eu tenho tempo livre, posso dedicar-me a isso durante 10 anos. E concluir que não tenho conclusões para apresentar.»

.

5.10.23

Cálices

 


Cálice em forma de flor, Berlim, cerca de 1900-1910.
«Designer»: Karl Köpping; Fabrico de: Karl Köpping.

Daqui.
.

Viva!

 


.

05.10.2012 – Foi assim

 


A bandeira, a bandeira…
.

05.10.1918 – No tempo da Pneumónica

 


Em outubro de 1918, Lisboa não tinha madeira para tantos caixões.

Uma longa descrição impressionante!

«A 5 de outubro, a revolução republicana festejou-se dentro de portas. O Governo de Sidónio Pais proibiu manifestações e quaisquer ajuntamentos, "em atenção ao luto de muitos portugueses", como fez publicar nos jornais, e para evitar a propagação do vírus. Não se fez a tradicional parada militar na Avenida da Liberdade e mesmo a anunciada soirée no Coliseu dos Recreios, a favor da Assistência aos Mutilados da Guerra e com um programa condizente (exibição de filmes propagandísticos sobre a Primeira Guerra Mundial e um concerto da banda da Guarda Nacional Republicana), foi cancelada no dia 4. Em alternativa, Sidónio aceitou que se realizasse uma tourada no Campo Pequeno, à qual assistiu no camarote, a uma distância higiénica. (…)

A 7 de outubro, no dia em que Thomaz de Mello Breyner escreveu no seu diário "vamos a ver se escapo", Espanha fechou as fronteiras e só autorizava a entrada no país àqueles que tivessem certificados sanitários previamente avaliados pelo cônsul espanhol em Lisboa. Ricardo Jorge, diretor-geral da Saúde, não gostou da atitude dos espanhóis, mas não se deteve em rebatê-la, preocupando-se antes em procurar locais de acolhimento para as centenas de doentes que entravam todos os dias nos hospitais. Foram também centenas os que morriam quase diariamente. Num só dia, fizeram-se 250 enterros; descobriram-se famílias inteiras mortas nas suas casas; a Direção-Geral dos Hospitais Civis de Lisboa pediu à câmara para que abrisse uma vala comum no cemitério dos Prazeres.»

.

4.10.23

Escadas

 


A magnífica escada da Casa Tassel, Bruxelas, 1898.
Arquitecto: Victor Horta.

Daqui.
.

04.10.2009 - O dia em que Mercedes Sosa morreu

 


Mercedes Sosa nasceu no Noroeste da Argentina, em San Miguel de Tucumán, cidade onde em 1816 foi declarada a independência do país.

Quando a Junta Militar de Jorge Videla subiu ao poder e se foi tornando cada vez mais agressiva, Mercedes, considerada peronista de esquerda, foi detida durante um concerto em La Plata, em 1979, refugiou-se depois em Paris e em Madrid e só regressou a Buenos Aires, e ao magnífico Teatro Colón, em 1982.

Quatro vídeos, dos quais um com tributo a Vitória Parra, que faria anos hoje, e outro na companhia de Chico, Caetano, Milton e Gal Costa, AQUI.
.

Luis Sepúlveda

 


Seriam 74, hoje.

Covid levou-o menos de dois meses depois desta fotografia ser tirada.
.

Quando o secular rentismo expulsa a boa moeda

 


«Pelo menos desde o fim da pandemia que a crise da habitação se tornou no tema mais recorrente dos meus textos. Está a acontecer em toda a Europa e em boa parte do mundo mais desenvolvido, deixando evidente que não é possível, num mercado aberto e globalizado, permitir que as cidades sejam totalmente financeirizadas. A transformação da habitação num ativo financeiro está a ter efeitos de tal forma devastadores que os Estados terão de reaprender o que há muito tempo deixaram de fazer na Europa e nos Estados Unidos: políticas públicas e regulatórias musculadas.

Cidades geridas pelo mercado são como países geridos pelo mercado. Se o Estado se demite, até para o mercado se tornam um problema.

Em Portugal, onde a habitação pública só existe para pobres e o cooperativismo é insignificante, deixámos que este pilar fundamental do Estado Social ficasse dependente do comportamento do mercado. E aconteceu o que aconteceria na saúde ou na educação se fôssemos na cantiga dos que acham que é esse o caminho para direitos fundamentais.

Perante o erro evidente, insistem, aliás. Dizem que é um problema de oferta no terceiro país europeu com maior número de fogos por mil habitantes. Dirão: sim, mas as casas estão nos lugares errados. Os lugares certos são os que têm maior pressão e, por isso, os mais caros. O que quer dizer que o que lá construírem, se depender do mercado, vai-se dirigir ao segmento mais alto, em que a pressão da procura também é alta, mas com muito mais retorno para quem vende.

Inflação na construção civil, com a pandemia e a guerra na Ucrânia, torna os preços das novas casas muito pouco compatíveis com as carteiras nacionais. Qualquer nova oferta dirige-se a um segmento onde há procura e o lucro é maior. Já respondi a esta tese de quem arranja sempre forma de continuar a acreditar na “mão invisível” num longo artigo que escrevi em maio.

Mesmo a conversa da queda do ritmo de construção ignora que, quando o PER ainda fazia sentir os seus efeitos e houve um “boom” da construção imobiliária, o sector da construção civil representava quase 20% da nossa economia. Olhando para os outros países europeus, a construção civil representa em média 9% da riqueza, e é por esses valores que a nossa anda agora. Dizer que temos de construir ao ritmo da viragem do século, ignorando o stock entretanto criado e ignorando que esse ritmo estava a gerar uma bolha que tomava conta da economia do país, é responder a um problema criando outro. É agora que estamos alinhados com o resto da Europa. Até porque parte da construção se direcionou para a reabilitação, onde estávamos muito abaixo dos nossos parceiros europeus. É bom recordar que, na Polónia, o segundo país que está a construir mais casas novas, o preço das habitações está a crescer mais do que no nosso país.

A oferta que tem de crescer é para a classe média e média baixa, que é muito pouco apetecível para quem ainda consiga construir em Lisboa, Porto ou Algarve. E aí temos de fazer o mesmo que o resto da Europa: habitação pública. A média portuguesa é de 2%, em Lisboa e no Porto andará pelos 10%. O padrão normal, nas cidades do Norte da Europa, é que mais de 25% do total de casas sejam oferta pública ou cooperativa, a preços acessíveis. E é arrendamento que precisamos. O maior senhorio municipal da Europa é a câmara de Viena, graças aos governos social-democratas (quando isso ainda não era chamado “comunismo”) depois da I Guerra. É com estes países que temos de aprender.

O problema é que, até chegarmos a esse ponto, se é que estamos sequer a caminhar para ele, há uma emergência agravada pelo aumento das taxas de juro. E essa só se resolve com medidas imediatas de regulação de um mercado que, de qualquer das formas, teria sempre de ser regulado a partir do momento em que se globalizou.

O que por cá se considera radical é o comum em muitos países europeus que, tendo oferta pública, até têm uma situação menos trágica do que a nossa: regular aumentos entre contratos, penalizar casas devolutas em zonas de grande pressão de procura, limitar a venda a não residentes, limitar o alojamento local (temos 100 mil casas em alojamento local, e Lisboa é das cidades europeias com mais AL por cem mil habitantes) e pôr fim de todos os benefícios fiscais para atrair o mercado externo para o imobiliário.

O papel regulador do Estado é este mesmo: quando um determinado sector se transforma num problema para todos os outros, tem de se travar o crescimento do “eucaliptal”. Quem acredita que basta deixar o mercado funcionar livremente tem andado com pouca atenção ao que se passa nesta área.

A crise da habitação tem uma brutal transversalidade nos seus efeitos. Não é só a crise social, o que já bastaria. Ela bloqueia a economia, pressionando os custos do trabalho por consumir boa parte dos rendimentos. Afeta as empresas, por não conseguirem contratar nas cidades e regiões onde há mais pressão. Desestrutura os serviços públicos, impedindo que se contratem professores, médicos, polícias... Expulsa os mais jovens que formamos, atrasando a modernização da nossa economia e agravando a nossa crise demográfica (e, com ela, a sustentabilidade da segurança social). O seu impacto é tal que não se pode dar proteção absoluta a todos os direitos adquiridos. Nenhum direito económico pode ter este preço para o conjunto da sociedade e da economia.

Esta crise impõe duas transferências de recursos que aprofundam duas injustiças e dois problemas estruturais para a nossa sociedade. E isso pesa quando se pondera a legitimidade de cada medida.

Estão a ser transferidas quantidades absurdas de dinheiro do trabalho e do resto da economia para a banca, por via do aumento das taxas de juro, e para atividades rentistas, por via de rendas desproporcionadas para o investimento a que corresponderam. Esta transferência reforça um vício secular da economia nacional: o rentismo.

Hoje, a única forma segura de ascenção social não é garantir saber e formação aos filhos (essa ascensão só se fará pela emigração), é deixar uma casa para viver ou para arrendar a preços que substituam o rendimento de um salário. É deixar-lhes uma renda para não terem de depender do que produzem. Isto alimenta uma sociedade incapaz da solidariedade, do desenvolvimento e da inovação – já para não falar do mérito, porque esse é caminho movediço, como tantas vezes já escrevi. Não se trata de saber se é justo ou injusto defender esse ou aquele direito de propriedade, mas se é sustentável dar-lhe toda a prioridade. Se é sustentável transferir boa parte do dinheiro conseguido a produzir para ganhos rentistas improdutivos.

A segunda transferência é ainda mais perigosa e especialmente difícil para quem, como eu, resiste aos conflitos geracionais que apenas semeiam ressentimento. Mas a verdade é que estamos a transferir recursos dos mais jovens para as gerações que tiveram condições favoráveis para recorrer ao crédito (as necessidades de capital inicial eram muito baixas, quando comprei a minha primeira casa) e comprar casa (os preços eram ridículos em comparação com os que são praticados hoje). Estamos a pôr uns a trabalhar para os outros. Não para defender as necessidades dos mais velhos, numa solidariedade intergeracional que defendo, mas como forma de exploração desproporcionada de uma necessidade básica.

Não precisamos de um pacto de regime que não desagrade a ninguém, mas também não mude coisa alguma. Precisamos de um governo capaz de tomar de decisões e de resistir à reação que sempre aparece quando interesses legítimos entram em conflito. É o preço de fazer escolhas. É desanimador ver como, que perante a pressão mediática, o Governo foi reduzindo o pouco que tinha algum significado no Mais Habitação, até só ficar a perturbação do mercado que estes momentos políticos criam, sem o reverso de alguma melhoria.

A necessária regulação dos aumentos das rendas entre contratos ficou tanto tempo em debate que levou à corrida ao despejo e aumentos exponenciais das rendas. E, depois de ter este efeito, o Governo recuou em toda a linha e hoje, sem que os assustados senhorios tenham sequer dado por isso, é pouco mais do que nada. Depois de anos de pressão para fazer cair benefícios fiscais a residentes não habituais, Costa põe finalmente um travão quando já vão quase em cem mil.

É tudo a conta-gotas, ao sabor dos protestos e das reações. Não há um rumo para ser defendido ou contestado. Não há um programa que se tente apoiar numa maioria social, mesmo que a pressão de quem tem acesso quase exclusivo espaço mediático – e numa economia rentista são os impulsos rentistas que mais se fazem ouvir – pareça ser enorme. Há a costumeira gestão quotidiana, medidas desgarradas de emergência, respostas à pressão do momento. E até o que podia ser bom se perde em tanta pequenez.»

.

3.10.23

Portas – muitas

 


Portas Arte Nova, feitas principalmente entre 1900 e 1910. Oradea, Roménia.

Daqui.
.

O mundo e o clima

 


.

02.10.1968 – México: «Não queremos olimpíadas, queremos revolução»

 


No dia 2 de Outubro de 1968, na Plaza de las Tres Culturas (Tlatelolco), ao Norte da cidade do México, terminou um movimento dos estudantes mexicanos, que durou 146 dias. Aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos na capital do país, tinham procurado chamar a atenção do mundo para a corrupção do poder e o autoritarismo do Partido Revolucionário Institucional, no poder durante mais de setenta anos. «Não queremos olimpíadas, queremos revolução», gritava-se entre muitos outros slogans.

Acabou por ser o único movimento estudantil da época, que terminou com uma matança brutal. Ainda hoje não se sabe exactamente o número de mortos, que varia entre os 44 «documentados» e os mais de 300 reivindicados pelas famílias. E os responsáveis continuam impunes.




Dez dias depois começaram os Jogos Olímpicos que viriam a ficar na História pelo célebre Black Power Salute.


.

As lições de Lampedusa

 


«Regressei a Lampedusa, no passado fim-de-semana, para participar nas iniciativas que assinalam os dez anos do naufrágio de 3 de outubro de 2013, que resultou na morte de 368 migrantes, homens, mulheres e crianças. Nessa altura, o então presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou que a Europa não podia “olhar para o lado” e que era necessário que todos os países fizessem “esforços proporcionais à sua dimensão e aos seus meios”. Hoje, dez anos volvidos, a União Europeia continua a não ser capaz de projetar no Mediterrâneo uma operação conjunta de busca e salvamento.

A ironia do destino quis que esta trágica efeméride coincidisse com o aumento de chegadas e de mortes no Mediterrâneo que se regista este ano, fruto da instabilidade política e de segurança, dos efeitos da crise climática e do agravamento geral das condições de vida no Médio Oriente e em África. Há poucas semanas, num pico de chegadas, o número de migrantes e refugiados — 7000 (!) — superou o número de habitantes da ilha de Lampedusa! O Centro de Primeiro Acolhimento, com capacidade instalada para 400 pessoas, transbordou.

Diante da situação extrema, os lampedusanos continuaram a responder com enorme espírito de solidariedade e aliviaram o sofrimento dos que ali chegaram. Mais uma vez deram ao mundo uma lição de humanidade. Mas não compreendem que, depois de todos estes anos e de tantos anúncios de planos e promessas, continue a faltar uma resposta estrutural solidária por parte da UE.

Nestes dias na ilha, percebi que os lampedusanos se mostram avessos ao discurso de “invasão” e ao quase “cenário de guerra” pintado pela primeira-ministra Meloni. A mesma, aliás, que se coliga com a Polónia e a Hungria contra a instituição de um sistema de recolocação assente na solidariedade entre Estados-membros. E que ameaça bloquear a aprovação do Pacto Europeu para a Imigração e Asilo. A mesma Meloni que, com total hipocrisia, pressiona a todo o custo a assinatura de acordos com a Tunísia, país que tem dado acelerados passos atrás em matéria de democracia e direitos humanos e em relação ao qual são sobejamente conhecidas as práticas de tratamento aviltantes a que sujeita os refugiados e migrantes, sobretudo os provenientes da África Subsariana.

A gestão da imigração e do asilo é um dos maiores desafios que a União Europeia enfrenta neste momento na defesa da sua unidade e dos valores em que assenta.

O decurso do tempo já nos devia ter feito entender que não será com operações militares no Mediterrâneo ou com a exteriorização das políticas de imigração e de asilo que vamos combater as redes de tráfico e evitar as mortes. Pelo contrário, só vamos agravar o problema. E ainda nos tornamos presas fáceis da chantagem dos autocratas e ditadores com quem estabelecemos acordos. E, pior do que tudo, aumentamos o sofrimento e o número de mortes entre os migrantes e refugiados.

A Europa atravessa um longo inverno demográfico. Os estudos apontam para uma quebra de cerca de 49 milhões de pessoas em idade ativa até 2050. Negar uma oportunidade de vida em dignidade e segurança àqueles que a buscam, além de imoral e criminoso, é também suicida.

Talvez fosse bom que os representantes dos 27 Estados-membros ouvissem um conjunto de demógrafos, economistas e outros especialistas, para entenderem melhor o caminho a trilhar. A Europa precisa debater esta questão e definir com clareza uma política comum.

O que passa necessariamente por:

1. Uma política externa consistente e coerente que apoie os países menos desenvolvimento e promova a estabilidade e o respeito pelos direitos humanos, para que ninguém se veja forçado a emigrar;

2. A implementação de uma operação europeia de busca e salvamento no Mediterrâneo;

3. O estabelecimento de corredores humanitários para os requerentes de asilo e de vias legais e seguras para a imigração;

4. Uma correta política de integração, capaz de potenciar talentos.

Tenhamos a noção de que só assim seremos capazes de nos salvar todos e que ninguém se salvará sozinho. A Europa-fortaleza, fechada sobre si própria, revelando uma sinistra falta de empatia, não é uma resposta à altura dos nossos valores e, até, dos nossos interesses. Não nos leva mesmo a lado nenhum.»

.

2.10.23

Edifícios

 


Casa Galimberti, um dos principais exemplares da arquitectura de estilo Liberty (Arte Nova em Itália), graças à cobertura de grande parte da fachada externa com azulejos figurativos de cerâmica, ferro forjado e motivos florais em cimento. Milão, 1903-1905.
Arquitecto: Giovanni Battista Bossi.

Daqui.
.
.

José Cardoso Pires

 


Chegaria hoje aos 98.

A ler ISTO.
.

Garota Não

 


O discurso de que se fala hoje: o que esta cantora setubalense (Cátia Oliveira) fez ontem, depois de lhe ser atribuído o Globo de Ouro para “Melhor Intérprete” na gala da SIC.


.

A Europa está cada vez menos democrática

 


«O populismo que avança a grande velocidade na Europa não é a Democracia a funcionar, como pretendem convencer-nos os que resumem a Democracia ao direito de votar. No limite, é a Democracia a funcionar mal. De cada vez que o povo de um qualquer país decide dar a vitória a um partido populista, à Esquerda e à Direita, intolerante com a diferença, não respeitador das minorias, é a Democracia desse país que é profundamente afetada, mas é também o projeto europeu que se assemelha cada vez mais àquilo que quer combater.

Um barómetro publicado o mês passado, encomendado pela Open Society Foundations, depois de ouvir mais de 36 mil pessoas de 30 países, muitos dos quais europeus, mostrava que "35% dos inquiridos com idades entre os 18 e os 35 anos consideram que ter um líder forte é uma boa forma de governar um país". Os jovens acreditam cada vez menos na Democracia, (…) 42% dos inquiridos entre as camadas mais jovens consideram que um regime militar é uma boa forma de governar um país.

Um outro estudo, feito pela Universidade de Amesterdão e partilhado com o jornal The Guardian, diz-nos que um terço dos europeus vota em partidos antissistema. O estudo foi conhecido há duas semanas, mas a análise foi realizada em 2022, em 31 países. Nas eleições desse ano, um em cada três votos foram em partidos populistas, da Esquerda e da Direita.

A Europa foi acrescentando populistas, políticos antissistema, que visam quebrar a unidade no apoio às medidas de combate às alterações climáticas ou, como é o caso da vitória do populista de Esquerda Robert Fico na Eslováquia, pôr em causa o apoio à Ucrânia, que o mesmo é dizer pôr em causa o combate pela liberdade.

A independência do poder judicial, a liberdade de imprensa, a defesa dos direitos das minorias são apenas alguns dos parâmetros essenciais para avaliar a saúde da democracia e o que sabemos é que ela tem estado a dar sinais de enorme fragilidade em muitos países da Europa. Não há país que escape a esta onda populista, mas ela tem, por estes dias, um crescimento no centro e norte da Europa que tem tudo para se transformar num tsunami eleitoral nas eleições europeias de junho.

A Europa solidária com os refugiados e necessitada de imigrantes para manter a economia a funcionar é pasto para a Extrema-Direita. A Europa do BCE no combate à inflação, com a necessária subida das taxas de juros, é um bebedouro para a Extrema-Esquerda. A Europa aliada de Kiev, com a ajuda de milhares de milhões no esforço de guerra ucraniano e com as sanções à Rússia a pesarem na perda de poder de compra da maioria da população, é um banquete para a Extrema-Direita e para a Extrema-Esquerda.

Já não é uma questão de ser otimista ou pessimista - a longo prazo tudo se resolve -, mas é inevitável que o ataque ao sistema democrático se intensifique. Há demasiada gente descontente com um sistema que não encontra soluções para os principais problemas e ninguém as convence que as soluções apresentadas pelos extremistas não resolvem coisa nenhuma.

O mundo está mais perigoso. A Europa tem cada vez mais governos populistas, o Parlamento Europeu ficará também mais radical. Há uma probabilidade alta de Trump regressar à presidência dos Estados Unidos. Putin mantém-se firme, à espera que o tempo desgaste as opiniões públicas ocidentais e leve os seus governos a forçarem Zelensky a negociar a paz com perda de território. A Democracia vai passar um mau bocado, até que uma larga maioria das pessoas, já tendo experimentado pau e cenoura, se recorde do que nos ensinou Winston Churchill: "A democracia é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros."»

.

1.10.23

Estações

 


Estação Ferroviária de Aveiro, decorada com azulejos policromados da Fábrica Fonte Nova, 1916.
Pintores: Licínio Pinto e Francisco Pereira.

Daqui.
.

Cinco anos sem Charles Aznavour

 


Há muito que mantenho uma enorme cumplicidade com Aznavour, reforçada desde que visitei, há alguns anos, a sua querida Arménia.

Nasceu e morreu em Paris, francês mas de origem arménia e terá sempre a «nacionalidade» dos seus pais emigrantes. É um ícone nacional, não só pelo seu êxito como cantor, mas também e talvez sobretudo, pela sua acção após o terramoto de 1988 que causou dezenas de milhares de mortos e centenas de milhares de sem abrigo.

Ver AQUI mais informação e dois vídeos relacionados com a Arménia e outro com «La Bohème», a canção preferida por Aznavour.
.

Preços da habitação: já ninguém aguenta mais e o futuro do Governo joga-se aqui

 


«As manifestações deste sábado foram um sinal do que, na realidade, já se sabia: a crise da habitação atingiu o limite do suportável.

Não há nenhuma conversa entre pessoas normais que não seja sobre a impossibilidade de arranjar uma casa a um preço que os salários nacionais possam pagar. A bolha explodiu e o assunto é demasiado grave para que o PS e o Governo continuem a sustentar um discurso recheado de optimismo delirante, como fez António Costa na rentrée do PS.

O pacote “Mais Habitação” é manifestamente pouco. A forma como o PS decidiu ignorar todos os alertas de Marcelo Rebelo de Sousa — uma atitude só explicada pela presente tensão entre Presidente e Governo — e todas as propostas da oposição mostra também que nesta matéria se chegou àquele ponto em que chegam todos os governos que estão há muito tempo no poder. É habitual chamar-lhe “arrogância”, mas consiste em ignorar a rua.

É sempre bom lembrar os exemplos históricos, porque em política a história repete-se muito mais vezes do que julgamos. O cavaquismo “acabou” quando o Governo decidiu acabar com o feriado da terça-feira de Carnaval (uma arrogância inexplicável) e aumentar as portagens na Ponte 25 de Abril, dando origem ao bloqueio.

A loucura que se atingiu com a habitação pode ser, para António Costa, o que foi o bloqueio da ponte para Cavaco Silva. Já escrevi noutro texto como fiquei boquiaberta ao ver o primeiro-ministro gabar-se do seu enorme sucesso com as políticas de habitação.

O problema não é só português, é europeu. Segundo os dados do Eurostat, o investimento em 2021 em Portugal em habitação foi igual ao da Hungria (3,9%), longe da República Checa (4,7%) e muito distante de Chipre, Alemanha, Finlândia ou França (7,6% no primeiro e 7% nos restantes). Quanto ao investimento público, Portugal está na cauda da Europa, ainda que o Orçamento de 2023 tenha feito subir a percentagem em 65%.

Mas o facto de o Plano de Recuperação e Resiliência ser, na realidade, a verdadeira alavanca para a construção mostra como antes da covid o dossier não foi prioridade. Na mensagem ao Parlamento, a acompanhar o veto, Marcelo disse uma coisa de esquerda ou, pelo menos, genuinamente social-democrata: “Salvo de forma limitada, e com fundos europeus, o Estado não vai assumir responsabilidade directa na construção de habitação.” É bastante penoso que um ciclo político que começou com um acordo PS-PCP-Bloco de Esquerda não tenha colocado a questão da habitação nos acordos de 2015. É verdade que em 2015 a crise não era tão dramática como é hoje, mas a famosa “lei Cristas” estava em vigor praticamente sem mexidas.

Este deslaçar do tecido social — que a isenção de impostos e facilidades aos especuladores fez disparar, vulgo “vistos gold” — pode aumentar as tendências xenófobas na sociedade portuguesa.

Há um certo discurso antiturismo demasiadamente parecido com o discurso anti-imigrantes para poder ser ignorado. A presença do Chega na manifestação é o sinal óbvio: o partido sabe como as duas coisas — o ódio ao estrangeiro que vem “roubar” as nossas coisas — se podem misturar. A esquerda tem de saber fazer melhor.

A situação da habitação chegou ao limite e estende-se a quase todo o país. Mas nunca é demais lembrar que há uns anos no Rossio, em Lisboa, vivia “uma” pessoa. A Baixa estava a cair aos bocados e era assustadora à noite para quem andava sozinho. O turismo contribuiu para a riqueza nacional e para o emprego de uma forma decisiva.

A ideia de uma Lisboa perfeita cheia de lisboetas — nunca foi — é falsa e é bastante parecida com aquelas crónicas bacocas sobre um Algarve idílico sem turistas, no tempo em que só os ricos faziam férias.

Agora, é urgente um equilíbrio que não existiu nas políticas públicas e que faz com que, neste momento, as pessoas estejam bastante pior, mesmo que as contas do país estejam melhor, na imortal frase de Luís Montenegro do tempo da troika.

O futuro eleitoral do PS joga-se aqui (pelo menos esta é uma linguagem que António Costa compreende).»

.