2.10.20

José Cardoso Pires chegaria hoje aos 95



 

Cardoso Pires nasceu em 02.10.1925 e e morreu em 1998. 

Não vou recordar tudo o que dele é conhecido como um dos nossos grandes, grandes escritores do Século XX, mas sim que tive a sorte de o conhecer e que, pelo mais puro dos acasos, almoçámos juntos perto do Largo do Carmo, no dia 25 de Abril de 1974. 

Podia descrever os sustos que apanhávamos, nesta casa, quando ele (que nunca se entendeu bem com automóveis) saía a guiar o carro a 20 km à hora, depois de larguíssimas horas de conversa e de uns tantos copos de wkisky; como se comia bom peixe num barracão que já não existe, em plena praia da Caparica, «Tricana» de seu nome; como nunca esquecerei o andar onde se exilava para escrever, frente ao mar, e como me impressionavam as longas tiras de papel onde escrevinhava palavras, pequenas frases e trocadilhos, que iam saindo de conversas mais do que banais, para mais tarde os utilizar. E mil outras recordações que me reaparecem hoje num filme a preto e branco, neste triste Outono  que vamos vivendo.

Para «cortar» a nostalgia, repesquei este belíssimo texto: 

Cidade ocupada e radiosa

«A cidade apareceu ocupada e radiosa. Deparámos com colunas militares inundadas de sol; e povo logo a seguir, muito povo, tanto que não cabia nos olhos, levas de gente saída do branco das trevas, de cinquenta anos de morte e de humilhação, correndo sem saber exactamente para onde mas decerto para a LIBERDADE! 

Liberdade, Liberdade, gritava-se em todas as bocas, aquilo crescia, espalhava-se num clamor de alegria cega, imparável, quase doloroso, finalmente a Liberdade!, cada pessoa olhando-se aos milhares em plena rua e não se reconhecendo porque era o fim do terror, o medo tinha acabado, ia com certeza acabar neste dia, neste Abril, Abril de facto, nós só agora é que acreditávamos que estávamos em Primavera aberta depois de quarenta e sete anos de mentira, de polícia e ditadura. Quarenta e sete anos, dez meses e vinte e quatro dias, só agora.» 

José Cardoso Pires, Alexandra Alpha
.

0 comments: