Já em Londres para regressar amanhã à base, debaixo de uma chuva que, não sendo propriamente de cats and dogs, incomoda mais do que o suficiente.
A cidade está superpovoada com três milhões adicionais de participantes e espectadores do carnaval de Notting Hill e milhares de árabes ricos, vindos sobretudo da Arábia Saudita, que aproveitam os últimos saldos de Verão.
A última atracção para os turistas é uma gigantesca estátua com um galo azul, em Trafalgar Square, inaugurada há alguns dias, obra de uma artista alemã que confessou nem saber que o galo é o símbolo oficioso da França (cuja derrota é celebrada precisamente em Trafalgar Square…) quando concebeu e começou o projecto. Uma outra novidade, mas essa já com um ano de existência, é The Shard, um prédio em forma de pirâmide com 87 andares, actualmente o mais alto da União Europeia, e do qual o estado do Qatar é coproprietário.
De resto, o Big Ben continua a funcionar, Buckingham não tem a bandeira real hasteada porque a rainha está, como é tradição, em férias na Escócia e o nº 10 de Downing Street já não é o que era porque até o acesso à rua está vedado por um portão de segurança. E, também por razões de segurança, há câmaras de filmar em tudo o que é esquina, o que leva os londrinos a dizerem que a cidade se transformou num enorme Big Brother.
Já disse que chove? Pois e amanhã vai continuar a chover…
.