9.12.23

Lamparinas

 


Lamparina a óleo Arte Nova Kayserzinn.. Krefeld, Alemanha, 1900.
Arquitecto: Albin Camillo Müller (também conhecido como Albinmüller).

[Kayserzinn é a marca dos produtos fabricados pela fundição de estanho Kayser (de 1880 a 1910).]

Daqui.
.

Leitura indispensável

 


AQUI.
.

09.12.1425 – A minha Universidade

 


A minha querida Universidade, hoje Katholieke Universiteit Leuven, mas que, até 1970, incluía também a actual Université Catholique de Louvain, foi fundada há 598 anos. Quando eu andava por lá, hoje era dia de festa, creio mesmo que feriado.

Nem sei quantas centenas de horas terei passado nesta magnífica Biblioteca, mas de uma coisa não duvido: sem ter estado quase seis anos da minha vida nesta Universidade, podia ser hoje não sei exactamente o quê, mas certamente não aquilo que sou.
.

Sem migrantes?

 


Hoje e ainda mais no futuro - em todo o mundo.
.

Se vives pelos media, morres pelos media

 


«Confesso que às vezes me interrogo se determinados aspectos da actividade política não fazem mal à cabeça. Não encontro outra explicação para que homens inteligentes passem a limitados para não dizer outra coisa, homens íntegros passem a mentirosos em série, homens que sabem muito passem a rudimentares ignorantes, homens que têm mundo e experiência fiquem boçais, homens que percebem mecanismos complexos fiquem ao nível das “influenciadores/as” de revistas do nosso provinciano jet set, homens que tomaram muitas vezes decisões difíceis e arriscadas fiquem intimidados com medo pânico das aberturas dos telejornais de escândalos.

Veja-se o caso mediático obsessivo das “duas gémeas”, que devia enjoar qualquer pessoa de bem e saudável da cabeça. O que é que levou o Presidente a não ter dito desde o primeiro dia que “sim, de facto meti uma cunha a pedido do meu filho, porque fiquei condoído com a situação de duas meninas com uma doença terrível e estava convencido que podia fazer alguma coisa para lhes minorar o sofrimento e o dos pais. Reconheço que fiz mal, mas não foi por mal, criei uma situação de desigualdade e abusei da minha influência, pelo que peço desculpa aos portugueses”?

Ninguém pediria a queda do Presidente, chamaria a atenção para o problema nacional das cunhas, e ficaria aos olhos de todos como um homem que fez uma asneira, mas que nunca tinha actuado por interesse próprio e o fizera por sensibilidade para com o sofrimento. Não seria o primeiro Presidente que actuava assim, havia também no passado um outro presidente que, quando defrontado em visitas oficiais com pedidos para que alguém doente pudesse ser internado com celeridade, metia também uma cunha, ou remetia a pessoa doente para um seu ajudante ou um acompanhante da visita para resolver o problema. Dizia-se ironicamente que havia nos hospitais da província visitados uma “ala do Presidente”…

O Presidente não fez nada disto, e enredou-se e enreda-se todos os dias em todos os tipos de mentiras do catálogo que os antigos fizeram ainda em latim: mentira, omissão da verdade, sugestão de falsidade. E cada dia lhe cai em cima a contradição entre o que está a dizer, e um email, um testemunho, um telefonema, o rastro de actos a que certamente não atribuía na altura particular importância, porque não estava a esconder nada e não achava que houvesse alguma coisa a esconder. E todos os dias as suas contradições e as contradições de todos os que ficaram envolvidos nesta história abrem um telejornal. A que se segue mais outra contradição para tapar a anterior e o desgaste reputacional é infinitamente maior a cada dia que passa, com todos os que tocaram no caso das “gémeas” envolvidos num labirinto que eles próprios teceram.

O mesmo se aplica aos esquecimentos inverosímeis como o de Pedro Nuno Santos, e de muitos outros que nunca conseguirão explicar que “se esqueceram” de coisas que ou sabiam muito bem ou deveriam procurar, nem que fosse quando começou o escândalo, porque elas acabam por aparecer. E, pior, ainda que tentem dizer que não sabiam ou não se lembram de actos relevantes das suas responsabilidades, que, quando os praticaram, lhe pareciam normais, mas que numa dada altura ou em certas circunstâncias depois se revelaram graves.

Recordo que em nenhuma circunstância estamos a falar de crimes, porque aí as coisas mudam de carácter, mas de más práticas, negligências, incompetências ou desatenções. São graves e podem trazer custos para as pessoas e o país, mas que, a terem sanção, ela é de outra natureza, disciplinar, de carreira ou reputacional. Mas o exagero actual, se rende em termos de audiências, tem também o efeito maligno de transformar más práticas em crimes e assim relativizar o crime.

O clima de radicalismo que se vive em Portugal e nas democracias tem também que ver com isto. Não é que não deva haver denúncia e escrutínio, mas o efeito do exagero, o jornalismo persecutório que vive da excitação muitas vezes de trivialidades, o emergir do mundo sinistro da cloaca das redes sociais ao ar pressupostamente livre dos media aniquila aquilo que devia ser o trabalho fundamental do jornalismo e que dá o nome à coisa, mediar. O jornalismo lida com os factos, deve ser fiel aos factos, e deve procurá-los, quando aparecem mentiras, ocultações e enganos, mas não pode ignorar o contexto e o sistema de mediações que todas as escolas de Jornalismo ensinam, mas que a tendência para o “reality show” sensacional faz esquecer todos os dias.

O chamado “jornalismo de investigação” é uma das tarefas fundamentais do jornalismo em democracia, mas a “investigação” é um instrumento, o produto final é que é jornalismo sem adjectivação. E este não vale apenas pela qualidade do instrumento que é a investigação, mas por outras qualidades que fazem a mediação e que vão da qualidade da escrita ou da fala ao conhecimento da lei, do equilíbrio do julgamento e da ponderação da gravidade do que se está a dizer, na enunciação da complexidade, por adiante. Senão não há distinção entre o jornalismo e os pasquins de escândalos que precisam do exagero para se venderem ou a reprodução acrítica das denúncias anónimas e da bufaria vingativa ou dos telefonemas e espectáculos que o Ministério Público divulga ou anuncia quando não consegue ter provas.

Comecei este texto com a referência a “determinados aspectos da actividade política que fazem mal à cabeça” e acabei por falar das perversões do jornalismo, porque há uma forte correlação entre os dois. O que se passa é que cada vez menos a acção política tem autonomia do contínuo político-mediático, com políticos a serem formados e a viverem toda a sua vida útil dependurados obsessivamente nos jornais, nas rádios, nas televisões e agora, cada vez mais destrutivamente, nas redes sociais. Isso significa que quando o sistema mediático se volta para o sensacionalismo, para uma ténue distinção entre a verdade e falsidade, a ignorância agressiva, a calúnia como respiração, o mundo da denúncia e da vingança, eles que se alimentaram sempre da promiscuidade com os media, quando caem em desgraça, ficam desvairados e só fazem asneiras. O sistema que alimentaram prepara-se agora para os comer. Vivos.»

.

8.12.23

Pentes

 


Pentes ou travessas. Japão, fim do século XIX, início do século XX.

Daqui.
.

Mais casas a preços mais baixos

 




E também:

..

08.12.1980 – O dia em que mataram John Lennon

 


John Lennon morreu baleado à porta do edifício onde morava – o Dakota Building –, situado numa das esquinas do Central Park de Nova Iorque.

Primeiro um entre quatro, mais tarde a solo, «the smart Beatle», deixou uma marca que quatro décadas  passadas sobre o dia em que foi estupidamente assassinado não apagaram.

Músico por excelência mas não só, activista também, ele que devolveu a medalha de Membro do Império Britânico à Rainha Isabel II, como forma de protesto pelo apoio do Reino Unido à guerra do Vietname e o envolvimento no conflito de Biafra. Já com Yoko, na década de 70, continuou a envolver-se numa série de iniciativas de luta pela paz, sobretudo e ainda por causa do Vietname. Tudo isto e o apoio explícito a organizações da extrema-esquerda, como os Panteras Negras, estiveram na origem de uma perseguição por parte do governo de Nixon, com abertura de um processo para tentativa de extradição.

«Give peace a chance» (1969) e «Power to the people» (1971), entre outras, inscrevem-se expressamente nesta linha de actuação:






E «Imagine», sempre:


.

Por que a extrema-direita continua a crescer?

 


«Uma análise sociopolítica começa a se tornar senso comum, de que existe uma tendência de crescimento (no dito “Ocidente”) de movimentos, partidos e governos reacionários, neofascistas ou de extrema-direita. Todavia, pouco se enfatiza quando foi o ponto de viragem que forneceu tração para tais movimentos: a grande crise (das estruturas) do capitalismo de 2007/08 ou do subprime. Momento em que se observou a maior “nacionalização da bancarrota” dos capitalistas, enquanto para aqueles/as que vivem-do-trabalho e assalariados foi-lhes imposto um forte empobrecimento por meio de políticas macroeconómicas de austeridade (troika), que visavam (e visam) destruir e enfraquecer políticas sociais minimamente civilizatórias. Esse é o ponto central e incontornável para qualquer análise desse fenómeno.

As contínuas crises social-económica, os ciclos de “estabilidade” política cada vez mais curtos, um rol de contestações e revoltas, nos indicam um esgotamento do sistema político liberal. Assim, como no período do fascismo do século passado, esse regime político aludido como “democrático” não está a dar conta das crises capitalista de alta intensidade. É nessa encruzilhada que vemos muitos conservadores, liberais e sucedâneos passarem o rubicão, optando por regimes políticos mais autoritários e repressivos. Para muitos, a democracia (de tipo liberal) não passa de um instrumento provisório que visa defender os seus interesses de classe. Em síntese, a crise económica, social, ambiental e política tem sido o terreno fértil para o crescimento de organizações reacionárias e (neo)fascistas no “Ocidente”.

Nesse sentido, identificamos dois elementos essenciais e óbvios, que escassamente são assinalados. O primeiro deles: estes movimentos não surgem “do nada”! Onde estavam? Ao analisarmos de onde apareceram e surgem as lideranças desses grupos, verificaremos que são dos setores mais conservadores (e reacionários) dos partidos, classificados, sociologicamente de direita moderada – “basta!” relembrarmos a origem política de André Ventura (desculpem o trocadilho). O segundo é a crise dos partidos de esquerda moderada (social-liberal e social-democrata) e da direita moderada (liberais clássicos e neoliberais). Essa situação decorre por que eles só sabem gerir o aparelho estatal – dentro do atual sistema político – nas balizas do padrão de reprodução neoliberal em crise estrutural. Isto é, não conseguem se apresentar com alternativa concreta e efetiva ao atual estado de coisas, pois, isso seria romper com a lógica vigente. Portanto, o que temos é o que o filósofo italiano Domenico Losurdo denominou “monopartidarismo competitivo”, em que dizem e dissimulam resolver os problemas fundamentais e o empobrecimento generalizado. Uma parte, significativa, da população trabalhadora não acredita mais no sistema político “democrático”, é só observarmos os altos índices de abstenção eleitoral em toda a Europa. Elas estão cansadas de serem enganadas com “conversas da treta” e sem perspetiva de melhoras substantivas, nesse esteio, o que existe é uma exteriorização de um ódio coletivo contra “tudo o que está aí”.

O ponto decisivo é que nesse momento de crise de alta intensidade que o atual sistema político não consegue resolver, os reacionários, neofascistas e sucedâneos são chamados para intervir a fim de salvar a “civilização”, a nação e o povo (um abstrato que cabe qualquer coisa) das elites corruptas. Nesse sentido, a colocar-se com uma aparência (repito, apenas aparência) de antissistema ou contra as instituições e os governos de momento. Nessa conjuntura, captam um sentimento que é real e verdadeiro dos segmentos de classe intermédios e subalternos, um descontentamento social alargado: desamparados, com medo e sem esperança no futuro. Assim, identificando nesses grupos políticos de extrema-direita uma “alternativa” que supostamente não foi tentada.

Quando governo reacionários e neofascistas sofrem derrotas eleitorais – como nos EUA, Brasil, Polónia e afins –, alguns centristas “gritam” que a “democracia” venceu. Enganam-se! São apenas refluxos numa tendência de crescimento da extrema-direita. As recentes vitórias, Javier Milei na Argentina e do Partido da Liberdade (Geert Wilders) nos Países Baixos apontam para tal pendor. Precisamos nos interrogar. Como países com formações sociais tão diferentes e desiguais apareceu esse fenómeno? Desde que “la mano de dios” deu a vitória no mundial de 1986, a Argentina vive sob constantes e intensas crises económicas e instabilidades políticas. Nem os peronistas (aglomerado de interesses difusos e contraditórios) e muito menos os antiperonistas conseguiram apresentar soluções efetivas e duradouras para o povo trabalhador argentino. Nos Países Baixos temos 13 anos de um governo neoliberal, liderado pelo homem que só vê a austeridade como caminho: Mark Rutte (o mesmo que disse que Portugal deveria “estar preparado para aceitar mais austeridade”, entre outras). A sua política neoliberal aplicou brutais cortes nas despesas e investimentos públicos, a consequência foi uma piora nos serviços públicos (saúde, transporte, etc.) e no endividamento das famílias. O elo que os aproxima é o empobrecimento relativo das populações assalariadas, tanto no centro do sistema como na periferia.

No sentido da tendência supracitada, as últimas sondagens apontam para um crescimento eleitoral acentuado do Chega, não o suficiente para chefiar um governo, mas que poderá expressar essa insatisfação coletiva. Uma inflação galopante, que consome grande parte dos rendimentos das famílias; a questão da habitação, que ficou impagável para os trabalhadores em Portugal. Agrega-se nessa conjuntura o modo como o Governo de António Costa chegou a fim, sob suspeita de corrupção e tráfico de influência. Ajustando-se como uma luva na suposta “cruzada anticorrupção” que a extrema-direita lusitana diz levar em marcha – como se todos os males de Portugal fossem causados pela corrupção; entretanto, é uma tática já conhecida, pois, Bolsonaro utilizou fortemente no Brasil em 2018. Infelizmente, não passa de um uso instrumental e retórico de um problema real.

Os partidos reacionários e neofascistas se apresentam como “válvula de escape” para uma grande massa de trabalhadores/as cansados das incertezas e desesperançados diante da crise capitalista que os empobrece persistentemente. Será que nesse momento só garantirmos o que foi conquistado, não significa regredir? Viveremos tempos de polarização política?»

.

7.12.23

Sem festa nem drama

 


É só a primeira noite da complexa viagem que aí vem. Próxima estação: a eleição do SG do PS.
.

Galerias

 


Galeria Sciarra, extraordinário exemplo de decoração Liberty dedicado ao tema "Glorificação das Mulheres". Roma, 1885-1888.
Pintura por Giuseppe Cellini.

Daqui.
.

Não me convencem de que isto é normal

 


Num dia como este em que cai um governo e quando continuam duas terríveis situações de guerra por perto, ligar a TV e só ouvir longos comentários, que nada acrescentam, sobre a saga das gémeas. Estamos adoentados – no mínimo.
.

Ary dos Santos

 


Seriam 87 hoje.

Entre muitos outros, ligo-o sempre a um episódio: a final do Festival da Canção de 1973 que foi um marco «interessante» no último ano da ditadura. Juntaram-se grupos de amigos, em casas e cafés, sem ousarem esperar que a canção «Tourada» vencesse. Mas venceu! Foi uma pequena farpa espetada no agonizante marcelismo.
.

O boom da extrema-direita está a matar a ação climática

 


«A chama da extrema-direita está mais brilhante do que nunca. No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, tal afirmação teria provavelmente sido recebida com risos de escárnio, mas a verdade é que hoje, os disruptores da extrema-direita têm vindo a adquirir cada vez mais peso um pouco por todo o globo, com a Europa e o nosso país a não serem exceção. Tirando partido de uma onda de ressentimento resultante da pandemia, de constantes crises sobre o custo de vida e da fatura económica das guerras em curso, personagens exuberantes, quase cartoonescas, como Milei, Wilders, Trump e até Ventura, têm vindo a propagar-se como fogo.

Isto não deveria ser novidade, mas a extrema-direita comporta diversos riscos aos valores democráticos e à coesão social. Os seus proponentes apresentam frequentemente características de imprevisibilidade, reatividade e uma tendência para resistir a avanços anteriores de base liberal, particularmente no que concerne a assuntos climáticos e ambientais - uma arena onde os riscos atingiram proporções sem precedentes.

Em 17 de novembro de 2023, a temperatura da Terra ultrapassou pela primeira vez o limiar crítico de 2 °C e a um mês do fim do ano, 2023 está prestes a tornar-se o ano mais quente alguma vez registado. Nos próximos dias, todos os olhares irão convergir sobre a COP28, sendo a cimeira internacional reconhecida como a potencial última oportunidade do planeta para evitar exceder o perigoso limite de segurança de 1,5 °C. O foco dos especialistas gira em torno do que é visto como o desafio supremo: forjar um acordo global e abrangente que aborde de forma inequívoca a tarefa imperativa de reduzir decisivamente as emissões de carbono. No entanto, mesmo que tal aconteça, os fios de esperança poderão ser cortados a qualquer momento, se a tesoura da extrema-direita continuar a retalhar a manta política internacional.

A estratégia empregada pelos populistas de direita é bastante simples e é também aplicada em medidas de outro cariz, mas ao denunciar a transição verde como uma despesa substancial, elaboram uma narrativa que enquadra estas iniciativas como potenciais ameaças à estabilidade económica e laboral, capitalizando assim os medos mais fundamentais das pessoas. O objetivo principal é moldar a opinião pública em apoio da sua campanha, que pretensamente garante segurança de emprego.

Esta tendência tem-se manifestado um pouco por toda a Europa. Em Espanha, o Vox condenou a lei climática de 2021 do país como um "regresso às cavernas e à pobreza". De forma semelhante, na Suécia, o governo de direita reduziu os impostos sobre os combustíveis e revogou o embargo à extração de novos combustíveis fósseis, invocando potenciais prejuízos para a competitividade das indústrias e das famílias. E, há poucos dias, a oposição dos agricultores holandeses aos limites de nitrogénio contribuiu em grande medida para a vitória de Wilders.

Como se não bastasse, esta estratégia vem exercer pressão sobre governos em exercício e partidos políticos que normalmente favorecem medidas climáticas. Temendo uma perda de apoio popular, estas entidades vêem-se obrigadas a proceder a uma reestruturação estratégica.

Encontrar um equilíbrio delicado entre a responsabilidade ambiental e a resposta às preocupações económicas alimentadas pela narrativa de extrema-direita torna-se um desafio premente. A situação na Alemanha é um perfeito exemplo. O partido AfD, negacionista climático, tem criticado veementemente medidas como a eliminação progressiva das centrais nucleares alemães e a proibição dos motores de combustão interna, o que pressionou o governo de Scholz a abandonar iniciativas de mitigação climática, como a suspensão de um projeto de lei que previa a proibição de caldeiras a gás nas habitações.

Este desvio de foco poderá ter consequências desastrosas para o estado do planeta. Numa altura em que vários países europeus se preparam para eleições legislativas no próximo ano e a poucos meses da votação para o Parlamento Europeu, os governantes liberais estão mais preocupados com as urnas do que com o combate às alterações climáticas, falhando em transmitir eficazmente ao público os riscos da inação.

Sim, a transição energética é dispendiosa, 5,5% do PIB mundial em 2050, para ser exato, mas à medida que a crise climática evolui, o fracasso pode significar um custo de 20% do PIB mundial no mesmo ano, o que levaria a uma crise económica de proporções bíblicas.

Os órgãos de governo têm a obrigação de garantir que os eleitores entendam que os investimentos verdes são um caminho para uma prosperidade social duradoura. Mas esta comunicação deve ser efetuada de forma a evitar que a resistência faça descarrilar a jornada para o objetivo de net zero.

Embora difícil, é imperativo reconhecer que a prevenção da ebulição global e a redução da ascensão da extrema-direita são desafios interligados. Abordar um sem o outro não é viável, pelo que não temos outra opção senão enfrentar ambas as forças em simultâneo. A abordagem que os líderes liberais escolherem será mais critica do que nunca.»

.

6.12.23

Um vaso diferente

 


Vaso em bronze platinado. Viena, cerca de 1900.
Gustav Gurschner.


Daqui.
.

Assim só caminhamos para o abismo

 


A elite queque portuguesa («queque», sim, que de intelectual tem pouco, com excepções), gaba-se de não ler, nem ver, OCS portugueses. Divulga textos nas redes sociais, de preferência em inglês, claro, e diz mal de tudo o que é feito por cá. Ainda se arrependerá.

.

A crise de regime aprofunda-se

 


«O que faremos se amanhã a Procuradoria-Geral da República decidir, a bem da transparência, emitir um comunicado que termine, mais ou menos, com o seguinte parágrafo: “No decurso das investigações, surgiu, além do mais, o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do Presidente da República e da sua intervenção para desbloquear procedimentos no contexto supra-referido. Tais referências serão autonomamente analisadas no âmbito de inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça, por ser esse o foro competente”?

Estamos neste lugar frágil e incerto em que já nada parece aguentar-se, nem o centro nem o topo da pirâmide. Ver Marcelo Rebelo Sousa naquela sala despida é ver a fragilidade da democracia, feita por homens que erram, mesmo quando com a melhor das intenções querem ajudar duas meninas doentes ou desbloquear um investimento importante para o país.

Marcelo errou. Errou quando disse que não se lembrava do email do filho, erra quando diz que o filho é um cidadão como outro qualquer, erra quando diz que “espera” que o filho não tenha invocado o seu nome e não se certifica de que isso, de facto, não aconteceu. É muito difícil não acreditar que, desde o início, o Presidente da República não se tenha apercebido de que este caso o poderia fragilizar politicamente. Marcelo sabe mais, mas tem agido como se não fosse assim, como se as altas taxas de popularidade o defendessem do juízo severo que é aplicado à generalidade da classe política e que ele mesmo tem aplicado ao Governo.

O Influencer não foi o começo disto tudo, foi só a continuidade de uma sociedade que cada vez mais aplica uma grelha de exigência aos políticos a que a maior parte dos seus cidadãos não se sujeitaria. Tudo pode ser crime, tudo pode ser alimento para horas intermináveis de comentário e para declarações gongóricas. Adensa-se um clima de populismo e justicialismo que a cada dia vai cavando mais fundo o fosso artificial entre o “nós” e o “eles”. É um deleite para os infalíveis das respostas simples para problemas complicados, que esfregam as mãos, pensando que já nada têm de fazer porque está instalado o ambiente em que as suas ideias costumam medrar.

Quem ama a democracia tem de estar preocupado e deve estar preparado para defender o mal menor. Quando se vê um Presidente ser interrogado sobre se está ou não em condições de prosseguir o seu mandato depois de um Governo ter caído, há que ficar em sobressalto e em alerta para o que aí vem. Não porque se queira evitar que os políticos paguem devidamente pelos seus erros, mas porque os homens que erram são infinitamente melhores do que aqueles que se apresentam como infalíveis.»

.

Mariana Mortágua

 


De uma entrevista à TSF/DN, 02.12.2023.


.

5.12.23

Caviar

 


Servidor de caviar Arte Nova em prata e esmalte. Instituto de Arte de Minneapolis, 1905.
Jules-Auguste Habert-Dys.

[Resumo de uma descrição encontrada em diversos documentos: os cachos de flores em esmalte azul são articulados para a tampa poder ser removida. No interior, há um tubo de metal para caviar em cima de um alfinete, ficando espaço para o gelo picado manter a iguaria fria. O tubo é forrado com ouro, o único metal que não estraga o caviar.]

Daqui e não só.
.

Pedro Nuno Santos

 


Vale a pena ver e ouvir esta entrevista feita hoje na Antena 1:

.

10 anos sem Mandela

 

.

Marcelo e a saga das gémeas

 


.

E agora, Marcelo?

 


«A direita agita-se com a possibilidade de voltar à governação, depois da crise aberta pela demissão de António Costa. Apesar de PSD e CDS terem ganhado as eleições pós troika, a geringonça tomou conta do hemiciclo e Costa governou oito anos. Sai pelo seu pé e a queda não foi por causa da oposição, nem do eleitorado, mas à custa de um processo judicial, dos vários buracos que foram aparecendo no Governo de maioria absoluta e das más escolhas do primeiro-ministro.

Marcelo, que por força da maioria absoluta tinha perdido protagonismo e centralidade na vida política, voltou a ser o centro das atenções. Os olhos estão voltados para Belém e para tudo o que o Presidente possa dizer ou fazer.

O próprio, impôs a si mesmo um silêncio, alegando que este é o tempo dos partidos, depois virá o tempo dos eleitores e, só depois, o tempo do Presidente. O mesmo Presidente que alertava, há meses, para a possibilidade de miniciclos eleitorais e de alguma instabilidade política. Mais cedo falara e, pela segunda vez em oito anos, Marcelo foi chamado a intervir e decidiu dissolver o Parlamento.

O que se segue está em aberto. Será no tempo dos eleitores, a 10 de março, como tem de ser, que a democracia vai dar a resposta à crise política. Os votos daqueles que se derem ao trabalho de ir votar decidirão a composição do próximo Parlamento. Por todas as razões, vale a pena lembrar que estamos a eleger deputados cuja maioria, então sim, dará origem a um novo Governo.

Quando chegar, outra vez, o tempo do Presidente, Marcelo terá o papel principal, respaldado no facto de ser eleito de forma direta, universal e nominal. A julgar pelas sondagens e estudos de opinião, é bem provável que o PS seja o partido mais votado, e que a direita tenha um maior número de deputados. Nesta quadratura do círculo, com as variáveis que já conhecemos em cima da mesa, e as que hão de juntar-se depois de contados os votos, o aviso, em tempo, dos miniciclos governativos não era manifestamente exagerado.

Montenegro diz que não governa com o apoio do Chega e que não governa se não ganhar eleições. O PS (de Pedro Nuno) está disposto a reatar a geringonça para poder governar. O PS (de José Luís Carneiro) diz que o Chega nunca chegará ao Governo se isso depender dos socialistas. O Chega, que continua a subir nas intenções de voto, não admite viabilizar um Governo à direita sem participar nele. Mas ninguém o quer como parceiro. O PCP e o Bloco esperam para perceber com que força eleitoral vão sair das urnas. Só depois disso podem ter margem para influenciar um acordo com o PS.

Ora, diante de todas estas variáveis, é bem provável que não cheguemos a lado algum. Sendo impossível fechar a circulatura do quadrado, entramos em terrenos do princípio de incerteza.

É aqui que entra Marcelo e a sua capacidade política. De leitura dos resultados, de análise da situação e de intuição. O que pode fazer o Presidente para, diante do cenário que parece ser o mais provável - PS a ganhar as eleições, direita com mais deputados, mas sem conseguir entender-se?

Marcelo está, também ele, com a cabeça a prémio.

Quando Sampaio dissolveu Santana, o povo deu-lhe razão com uma maioria absoluta ao PS; quando Marcelo dissolveu Costa, da primeira vez, o povo deu-lhe razão e respondeu com outra maioria absoluta ao PS. Desta vez, o povo não parece tão certo. E Marcelo pode chegar à conclusão de que não deveria ter dissolvido, antes aceitar a sugestão de Costa e do PS para a nomeação de outro primeiro-ministro. Um impasse no resultado ou uma incapacidade de formação de um Governo estável rebentará nas mãos do Presidente.

E agora, Marcelo?»

.

4.12.23

Sacadas

 


Sacada da Casa Joan Fradera, Arte Nova, Havana, 1910.
Arquitecto: Mario Rotllant i Forcará.


Daqui e não só.
.

Isto não se inventa!

 

.

04.12.1961 – A espectacular fuga de Caxias

 


Em 1961, oito presos políticos personificaram uma fuga do forte de Caxias, não menos espectacular do que a de Peniche, ocorrida quase dois anos antes, mas muito menos conhecida provavelmente por não envolver Álvaro Cunhal.

Mais informação e um vídeo com uma descrição muito detalhada dos acontecimentos AQUI.
.

A Direita critica o povo ou faz autocrítica?

 


«Fazer campanha acusando o PS de ter sido governo em 21 dos últimos 28 anos é correr o risco de estar a lançar um boomerang. Não parece grande estratégia estar a dizer que se respeita a vontade do povo para logo a seguir dizer que o povo não sabe escolher. Reparem que é suposto o povo ter memória, sabendo que os seis anos de Guterres terminaram com um pântano e os seis de Sócrates com um resgate mas, ainda assim, reconduziu no cargo uma vez estes dois chefes de governos socialistas. E, mesmo com essa memória, achou por bem reconduzir António Costa duas vezes e presentear o PS com mais uma maioria absoluta, que acabou como acabou.

O povo lembra-se de tudo isto e perdoa, como perdoou à Direita ter deixado o governo de pantanas quando trocou Durão por Santana numa maioria PSD/CDS e, anos depois, colocou Passos Coelho e Paulo Portas a governar. Lembrar que, nas últimas três décadas, os socialistas estiveram no poder 3/4 do tempo pode, por isso, ser visto também como uma autocrítica. Afinal, se o povo não renova o poder à Direita, mas dá sempre segunda ou terceira chance à Esquerda, em alguma coisa a Direita estará a falhar. Talvez, as pessoas lhe estejam a dizer que não esquecem, e têm dificuldade em perdoar, a insensibilidade social. Querer cortar salários e pensões de forma permanente (afinal, não era uma necessidade absoluta) para pagar a dívida ou deixar 300 mil desempregados sem um euro de apoios sociais, porque nas contas da Troika essas pessoas eram proprietárias -- eram, mas tinham de pagar a casa ao banco --, parece que estão a pedir ao povo que vote noutro partido.

A Direita deve concentrar-se naquilo que o povo sente ser responsabilidade de quem governou o país nos últimos oito anos. Ao PS de António Costa deve ser imputada a má gestão na Saúde e no Ensino, afinal, duas áreas onde se espera que o Estado seja capaz de fazer mais e melhor. Insistir que os privados são uma bala de prata para resolver estes assuntos, anunciando desde já que pretendem estabelecer "um novo contrato social que una sector público e privado", é dar à Esquerda o argumento de que a Direita quer "privatizar" as funções sociais do Estado, sistema de pensões incluído. Se a promessa da Direita não é fazer mais e melhor com o dinheiro que é destinado ao SNS então está a dizer-nos uma de duas coisas: vai manter as verbas do SNS e gastar mais dinheiro (igual a mais impostos) para pôr os privados a fazer o que o público não consegue fazer ou vai tirar do SNS para pôr os privados a fazerem o que o público já faz.

Num país com quatro milhões de pobres antes de apoios sociais, ter mais de três milhões de pessoas com seguro de saúde, mesmo se na maior parte dos casos são as empresas que o fornecem, ou 20% dos alunos no ensino privado, o que acaba por gerar mais desigualdade é o desinvestimento no SNS e na escola pública. Soluções como o cheque-ensino servem apenas para cortar nas despesas das classes média e média-alta, não melhoram o ensino. Mesmo os seguros de saúde servem para o penso rápido, consultas e actividade hoteleira nos internamentos, na maior parte dos casos, não servem para resolver os problemas de saúde graves. Nessa altura é o SNS que opera os milagres.

A Direita tem um trunfo eleitoral que não parece capaz de assumir: a ideia de que é mais competente a gerir os serviços públicos. A resposta não se pode resumir a chamar os privados, tem de ser capaz de ir para lá dessa ladainha.»

.

3.12.23

Taças

 


Taça Morcego, em vidro soprado multicamadas e gravado, Museu das Belas Artes de Nancy, França, 1907-1908.
Companhia Francesa de Cristal Daum.

Daqui.
.

Maria Callas

 



100 anos ontem.
.

03.12.1930 – Jean-Luc Godard

 


Jean-Luc Godard chegaria hoje aos 93 e morreu no ano passado. Nasceu em Paris, passou a infância na Suíça, estudou mais tarde etnologia na Sorbonne, mas o centro da sua vida passou para o Cine-Clube du Quartier Latin. Foi lá que conheceu François Truffaut e Jacques Rivette e foi com eles que lançou, em 1950, “La Gazette du Cinema”. A partir do início de 1952, iniciou actividade nos célebres “Cahiers du Cinéma”.

Tenho bem presente a sua primeira longa metragem – À bout de souffle – e outras se seguiram, das quais guardo num «cofre» muito especial La chinoise e, sobretudo, Pierrot le fou

Vídeos destes três filmes, e de uma longa entrevista que Paulo Branco lhe fez em 2011, AQUI.
,

Escariotes

 


«Muitos dos que estudam a morte de Cristo esbarram em Judas: trai-O por 30 moedas ou voluntariou-se para o mais vil papel da história a fim de que a missão fosse cumprida?

A saída de António Costa obriga-nos a voltar ao princípio: à missão, ao sucesso, ao acidente político de 7 de Novembro. E ao gabinete de São Bento, onde foram encontrados 76 mil euros em notas escondidas nos armários do chefe de gabinete.

Traído... António Costa? Não lhe passava pela cabeça tal, claro. Mas o principal problema desta história não é a descoberta do dinheiro. Ou mesmo a falha na avaliação da personalidade de Vítor Escária. É, pelo contrário, a razão para a sua escolha. Porque o talento essencial de Escária passaria por monitorizar e acelerar a máquina do investimento dos fundos europeus. Desbloquear problemas. Essa passou a ser a principal motivação do chefe do Governo: executar o PRR que ajudou a criar em Bruxelas, como resposta à estagnação da pandemia. E António Costa sabia que teria de lutar contra a própria legislação que emperra o investimento e que ele não conseguiu mudar em oito anos.

Antes de Vítor Escária, António Costa tinha tido como chefe de gabinete a jurista Rute Faden (atual presidente do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e Francisco André, igualmente jurista com experiência em assuntos europeus e atual secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros. Perfis claramente diferentes de Escária, economista, que entra apenas em 2020 e representa um salto de conceito. Tão grande, aliás, que chega a ser perplexizante, visto hoje. Contudo... um ex-assessor económico de Sócrates com dinheiro vivo proveniente de Angola (como afirmou o seu advogado), não é uma circunstância absurda atendendo ao que se passou naquele mundo opaco narrado pela Operação Marquês. Escária esteve também, por razões que o próprio não esclareceu ao Expresso, em contacto com o mundo de Ricardo Salgado no estranho caso do banco líbio comprado em parte pelo GES, o Aman Bank.

Quando se contrata um motorista especializado em altas velocidades, há sempre o risco de despiste. António Costa é a Lady Di do banco de trás de um Mercedes na Ponte d"Alma.

O país mergulha assim numa tragédia política e económica. Costa tenta que a linha de alta velocidade não fique meio ano parada, que os fundos comunitários mais importantes mantenham o ritmo, que os investidores internacionais não se assustem e continuem cá. O diagnóstico é claro: não podemos viver sem capital estrangeiro.

O caso "Influencer" trouxe à superfície essa inevitabilidade dos próximos anos: a dupla Costa-Galamba estava tão empenhada na dinamização das máquinas de investimento das grandes corporações da energia quanto estará o PSD, ou Pedro Nuno Santos se chefiar o Governo. Porque, como disse anteontem a secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura, na COP-28, no Dubai, "não teremos transição climática se não for geradora de emprego". E todos sabemos que a anestesia para os crimes ambientais nunca foi outra senão a da criação dos postos de trabalho.

Costa enfrentou ainda outro paradoxo. A União Europeia instala princípios e legislações que travam esta espiral desenvolvimentista sem limite, mas também é a própria UE a querer resultados para além desses limites. A proposta do lítio é essa: Portugal, a mina africana da Europa. Há que salvar a Volkswagen, a Renault e a Peugeot-Citroen a qualquer custo. E sem baterias de lítio não conseguem, pensam. Por isso mesmo, quatro dias depois de pedir a demissão, o primeiro-ministro faz uma conferência de imprensa em São Bento a defender os processos de investimento para que este progresso não pare.

Repetiu o mantra, aliás, na última terça-feira, quando foi inaugurar uns navios elétricos à Margem esquerda do Tejo ("a certa", disse), sublinhando então que o país tem energia solar, eólica e hídrica, e deve ter também o lítio - como se não tivesse compreendido que foi exatamente isto que criou condições para o acidente: levar ou limite a legislação que protege áreas naturais e pequenas comunidades. Já para não falarmos que a margem "certa" de Costa, subliminar, é também a margem esquerda do aeroporto - Alcochete ou Montijo - sobre a qual a Comissão Técnica Independente se pronunciará esta semana e com quem Escária falava sistematicamente. Uma nova cidade aeroportuária do outro lado. O betão virtuoso.

António Costa continuaria a alienar as joias em nome do PIB. Há também que acelerar a exploração dos metais raros marinhos, porque os temos., etc... Talvez não tenha ouvido a chefe do Governo da Islândia, que falou na COP-28, poucos minutos depois dele: "Temos também de fazer menos. Os sistemas económicos concentram-se em maximizar a produção e o consumo, em vez da sustentabilidade e do bem-estar".

Simon Sebag Montefiore diz no livro O mundo - uma história da humanidade que "nenhuma época se apercebe da sua sorte até ter passado". Se as novas gerações não votarem nem estimularem a consciência dos mais velhos, será exatamente assim. Entretanto, sem notar, envolvido na bolha do poder, Costa, o político do Nissan elétrico, equilibrado e por vezes vanguardista, envelheceu.»

.