3.4.14

Para a «pequena história» de um grande concerto



A propósito de um espectáculo realizado há poucos dias no Coliseu de Lisboa, e que comemorou um outro que teve lugar no mesmo local há 40 anos, o Centro de Documentação 25 de Abril divulgou no Facebook o «Relatório da Brigada de fiscais da Repartição de Fiscalização e Contencioso da Direcção de Serviços de Espectáculos sobre o I Encontro de Canção Portuguesa em 29 de Março de 1974».

Fica aqui para a posteridade, com uma nota especial que me foi enviada pelo meu amigo Alexandre Romeiras: descobriu agora que um dos elementos da referida Brigada, que assina o relatório (Malta Romeiras), era seu familiar próximo. Muitas histórias haverá ainda enterradas em arquivos espalhados por esse Portugal fora!

Contribuição para a história do concerto do Coliseu.

O meu pai tinha três primos direitos:
- Cel Romeiras, com intervenção (contrária) no 25 de Abril – contou-me o Sousa e Castro que teve uma pistola apontada à cabeça, mas a coisa resolveu-se.
- Morgado Romeiras, diretor de abastecimentos da CM Lisboa, saneado, por levar para casa, ao longo de muitos anos, víveres sem fim.
- Juiz Malta Romeiras, que assinava mandatos de captura para o Rapazote (Ministro do Interior), após a prisão dos ativistas pela PIDE, para «legalizar» o acto. Foi considerado agente da PIDE, constando da lista, publicada na imprensa, dos que não se apresentaram.

Este último tinha um filho, Filipe Malta Romeiras, da minha idade, nazi, suásticas como botões de punho, conhecido também pelas provocações e sovas ao Jorge Silva Melo, com o seu grupo. Um dia houve uma manifestação em frente ao Centro Cultural Americano, na Duque de Loulé, e ele estava em casa de um colega de curso aí residente, à janela. Pois foi ao telefone da casa denunciar todas as pessoas que conhecia, incluindo o dono da casa!!! (...)

Descobri ontem o relatório anexo relativo ao concerto do Coliseu de há 40 anos. Comprova que era agente da PIDE, ou a censura tinha outros agentes? (dúvida minha)

Considerando o relatório uma pequena maravilha, junto em anexo. Para a pequena história. 



Ver as restantes quatro páginas:







.

2 comments:

Lusa Ponte disse...


Boa noite!
Estive no concerto de 29 de março deste ano de 2024. No de 1974, ainda estava no Liceu, nos Açores.Mas já ouvi partes no YouTube.
Gostei imenso de ler o relatório dos ditos Fiscais. Era horrível. Tudo era passado a pente fino nesse tempo.
Muito obrigada por o ter disponibilizado neste blogue.
Atenciosamente,
Lusa Maria de Melo Ponte

Manuel Teodoro Lopes disse...

Boa Noite

No passado dia 29 de março também tive o privilégio de estar no Coliseu, neste concerto comemorativo dos 50 anos do de 1974.

Logo após o 25 de Abril de 74, em Portugal só havia democratas e "democratas de longa data". Muitos eram, certamente, democratas "vira casacas".

Apesar de apenas alguns terem emigrado para o Brasil (na altura uma ditadura que perduraria até 1985), num ápice todos os fascistas se tinham “transubstanciado”.

Felizmente, 50 anos depois, ainda não há "Fiscais" a impedir as pessoas de cantar. Já quanto aos "vira casacas", infelizmente, constatamos que, algumas décadas depois, muitos já perderam a vergonha e mostram-se, agora, sem pudor e em todo o seu "verdadeiro esplendor"!

Permitam-me citar qualquer coisa que li algures:

“SOMOS A MEMÓRIA QUE TEMOS E A RESPONSABILIDADE QUE ASSUMIMOS.
SEM MEMÓRIA NÃO EXISTIMOS, SEM RESPONSABILIDADE TALVEZ NÃO MEREÇAMOS EXISTIR”


Parabéns pelo blog!
Manuel Teodoro Lopes
4/abr/2024