6.12.10

E porque hoje é 2ª feira


… e duas semanas sem crónicas de César das Neves alteram excessivamente as minhas rotinas, a elas regresso em dia de boa colheita.

O tema é sexo, papa, preservativo e cigarros com filtro, para se concluir, uma vez mais, que «a Igreja é contra o adultério, prostituição, promiscuidade e fornicação.» («Fornicação» em sentido estrito / restrito, claro, de relação entre pessoas não casadas porque, caso contrário, lá se iriam as criancinhas…)

A ler na íntegra, mas com relevo para um ou outro excerto.

«No pecado gravíssimo do sexo fora do matrimónio, o preservativo torna-se um detalhe. Quem despreza o sexto mandamento, cometendo adultério ou recorrendo à prostituição, não tem escrúpulo de violar essa outra regra menor. A Igreja opõe-se às campanhas de promoção do preservativo, não por repúdio fanático do instrumento, mas porque esse meio, pretendendo proteger a saúde, promove a promiscuidade e aumenta o risco de sida.» Copiei bem: o preservativo «aumenta o risco de sida».

«A sociedade hoje anda viciada em libido, como de tabaco há anos.» Venha a proibição, do tipo «a libido mata».

Cereja em cima do bolo: o preservativo ao nível das revoluções da História. «A França de setecentos e a Rússia de novecentos quase se destruíram na embriaguez da revolução. Agora a cultura preservativa ameaça as sociedades que inquinou.» Nem mais. Afinal a culpa da «crise» actual é esta e não o nervoso dos mercados.

(Fonte)
...
...

5 comments:

João Tunes disse...

César das Neves faz tanto pelo anticlericalismo como o Avante pelo anticomunismo.

Joana Lopes disse...

Exacto, até parece intencional!

Cristina Gomes da Silva disse...

Eu acho que ele se 'embebeda' com a própria escrita e vai por aí fora...em êxtas. Bem (re)vinda, Joana

Joana Lopes disse...

Não sei, Cristina, o homem nem deve beber...

Cristina Gomes da Silva disse...

eu queria dizer em êxtase, claro.

'quem não bebe não sabe o que perde'