30.11.07

As Marchas Populares de Lourenço Marques

ACTUALIZADO (*)


Quando vi, no último episódio de A Guerra, de Joaquim Furtado, os bailaricos dos colonos portugueses, importados para Moçambique, lembrei-me que devia ter cá por casa, num pequeníssimo espólio deixado pela minha mãe, estas «Marchas Populares» – com letras e partituras. Ela trauteava-as e eu ainda tenho algumas no ouvido (bem gostaria de saber porquê...).

Resistiram a mais de sessenta anos de andanças por gavetas, casas, cidades e continentes.

Em 1945, quando o mundo punha termo à Segunda Guerra, os portugueses de Lourenço Marques (os brancos, evidentemente) desfilavam pelas ruas em representação dos «seus» sete bairros (*)


Mas atenção: no cortejo, havia também «uma marcha sobre um motivo indígena». Trocado por miúdos, uma marcha de «pretos» e para «pretos», na língua nativa (shironga).

Tudo isto na paz do Senhor.

Outros desfiles viriam, duas décadas mais tarde. Para grande espanto dos que pensavam que tinham a História na mão e que continuaraiam a resolver tudo com arquinhos e com balões.

-----------------------------------------------
(*) Para os laurentinos tresmalhados, como eu, aqui fica a lista dos bairros: Alto Maé, Baixa, Carreira do Tiro, Malhangalene, Maxaquene, S. José de Lhanguene e Polana.

(*) Este post deu origem a um pedido de Machado da Graça: que oferecesse estas Marchas ao Museu da Rádio de Moçambique, que está em organização. Para lá seguirão imdediatamente.

6 comments:

cs disse...

posso ter mais informações sobre esse Museu?

Agradecia.

Bjo

Joana Lopes disse...

Não sei mais nada. Recebi um mail dando conta de que está em formação. Quando souber alguma coisa, ponho aqui.

Anónimo disse...

Gostaria muito de ter uma cópia desse disco.Familiares meus compuseram tb uma dessas marchas e pode-se imaginar a emoção de poder obtê-la.
Obrigada

Joana Lopes disse...

Mas eu não tenho nenhum disco - bem gostava! Tenho as pautas e as letras em papel. Se sabe qual das marchas foi composta por um familiar seu, ponho neste blogue como imagem e pode depois fazer download.

Unknown disse...

Maria Ruth Serrano Baptista
O meu Pai, Francisco Serrano Baptista, compôs a marcha da Baixa.Nunca vi as partituras,
mas gostaria muito de ter , pelo menos, a letra.

Joana Lopes disse...

maiorca15,
Se me fizer este pedido por mail mjoanalopes@gmail.com, envio-lhe uma cópia da letra. Não dá para pôr aqui.