6.12.07

Colóquio «Dever da Memória»


O movimento NÃO APAGUEM A MEMÓRIA! realizou ontem, 5 de Dezembro, um Colóquio cujo resumo pode ser lido aqui.

2 comments:

Anónimo disse...

Dever da memória, ah sim , começo a compreender melhor, totalmente distinto de não apaguem a memória É dever do Estado conservá-la, nada de apelos, já foi chamado à atenção no parlamento , e este nada faz ou fez, pondo em causa Jaime Gama por um lado e Costa por outro e o que representam numa democracia. Nem estes foram respeitados, nas suas funções, como poderiam respeitar Maria Barroso e outros que também sairam humilhados humilhados na sua ingenuidade, digo eu ....!
Assim compreende-se melhor, olha-se de outra forma , mas com cuidado é claro. Ou se calhar não foi isso....? O que terá sido?

Por que razão não avança o projecto? Quem era presidente da Câmara à época da construção do condomínio, na sede da Pide? Como se relacionou o poder polítco com o poder local à época neste caso?
A memória de cidade faz-se de entre outros factores com com a toponímica, caso contrário estamos no domínio da oralidade e noutros terrenos com outras complexidades, só ... Quando se assinala o condomínio ou se implode, assacando reponsabilidades, a quem de direito libertando-nos de simbolismos que escudam!!!!
Consentida a unanimidade, saberemos por que motivo o Estado, parlamento , não segue com o seu compromisso: recebe pessoas e não age.... Feitas as contas, encontram-se ou não diferenças entre ser-se clandestino em ditadura ou ser-se secreto na mesma... É claro que não nos referimos à Pide, mas também ... Quando se poderá ser mais claro ainda ? Assim só poderemos perguntar?

Anónimo disse...

Ninguém responde a umas singelas perguntas:... Então, ouvindo a entrevista no blogue percebe-se que:
1º Segundo, o advogado Manteigas Martins quando se trata da compra de um imóvel com valor histórico, como era a Sede da Pide, que era inquilina dos Branganças, deveria ser consultada a Câmara Municipal e o IPAR. A Imobilária comprou com toda a gente a ver Cãmara e Rúben de Carvalho, que tinha a pastinha e que não teve poder, não pôde ou não se atreveu e andou depois às migalhas com o proprietário do condomínio para encontrar um buraquinho, onde tanta gente foi torturada.... Aqui falta explicar alguma coisa....
Sendo os comunistas os que mais combateram contra a ditadura , e deixemo-nos de coisas, em termos de longevidade, embora outros o tenham feito; e não está aqui em causa ninguém , porque tortura é tortura , dor é dor, sofrimento é sofrimento, e isso custa na pele, e na consciência moral, porque é que houve só apenas o dossiezinho ?
2º o movimento nam, nasce depois de tudo isto acontecido como rebate de consciência , e congrega vários anti-fascistas, de acordo.
Andam de audiência em audiência figuras laicos republicanos- religiosos, dessidentes daqui e ali , a ver se o dever de memória avança , parece que não. Despoletaria uma luta cerrada entre os que efectivamente lutaram e sofreram e os que se foram ajeitando na política de uma forma ou outra com o pasar dos anos.
Não interessa avançar há muita maçonaria que tem de se calar ou fazer-se ouvir por outras vozes e isso não dá jeito nenhum...
Por outro lado o direito a essa dignificação de todas as pessoas não interessa a um PS, que se fez sem memória histórica, e sendo neo-liberal na sua maioria assume é-lhe indiferente, salvaguardar um direito humano mínimo.
Quando falo em conservação da memória, é calro que estou a falar a partir do tempo presente, ao estado português , cabia fazer isto mesmo. Uma democracia, com tantos anos já deveria fazer alguma coisa , já se faz história. Ora , não o fez , sente-se agora indiferente com os mais generosos , quando o que quer é dar nas vistas. Horrendo que assim seja, cospem onde cresceram, os rapazotes. Bem haja quem quer apenas dar a conhecer, a contribuir com testemunho, a ajudar a fazer história ou apenas a esquecer que também é um direito, mas NÃo ESQUEÇAMOS NUNCA, QUE HOUVE E Há MUITO PIDE COM REFORMA DO ESTADO DEMOCRÁTICO ....OS HISTORIADORES OU OUTROS PODEM RESPONDER ,Não? Fico por aqui
jrdm