15.9.10

Manuel Bidarra


Para os poucos leitores desde blogue que o terão conhecido, deixo aqui a notícia da sua morte e algumas linhas em jeito de homenagem a um duro lutador, primeiro ferroviário e depois operário na Lisnave, que começou a militância nas fileiras da Juventude Operária Católica e que esteve depois nas principais arenas da resistência dos católicos contra o fascismo. Foi aí um dos primeiros e principais elos de ligação entre os meios operários e os universitários, nomeadamente como um dos inspiradores e fundadores da Cooperativa PRAGMA, na década de 60. Mais tarde, no início dos anos 70, esteve também envolvido na fundação da SEDES.

P.S. – Agradeço ao Rui Almeida a foto e, também, algumas notas trocadas por e-mail.

P.S. (21/9) - Recebi de Regina Bidarra, filha de Manuel Bidarra, o seguinte esclarecimento: «Em nome da veracidade dos factos peço-lhe que seja feita uma correcção ao texto. O meu Pai nunca foi ferroviário (o meu avô paterno sim, fez parte dos quadros da CP), nem tão pouco operário. Do seu percurso profissional constam as funções de chefe do serviço de pessoal da Lisnave e, posteriormente, director administrativo da Gaslimpo, donde se reformou.
Como homem ligado à cultura, foi também um dos fundadores e administrador da editora Multinova até à data da sua morte.»
...
...

0 comments: