15.1.15

Aves agoirentas contra a Grécia



Manuel Villaverde Cabral publicou ontem à noite, no Observador, um texto em que disserta sobre as várias eleições que terão lugar, na Europa, no ano que corre, a começar pelas gregas que caracteriza como uma «roleta a rolar como no casino».

É óbvio de que lado está a sua grande esperança ou não teria escrito: «E se o Syriza não ganhar ou não conseguir fazer governo? Será a deflação política do Podemos, para não falar dos minis-Podemos portugueses e, quem sabe, se o fim das próprias excentricidades do PS com a sua sistemática denegação de que há um seríssimo problema da despesa pública a resolver em Portugal rapidamente, passando por difícil que seja pelas reformas, a função pública e as empresas estatais.» Portanto, reza para que o Syriza falhe, para salvação da Espanha, de alguns tímidos avanços de alguma esquerda portuguesa e (pasme-se!) até do próprio PS!

O que MVC não percebe, nem quer vislumbrar, é que uma hipotética derrota da esquerda grega, no fim deste mês, adia e agrava o problema trágico dos gregos, mas não chega para travar batalhas futuras, certamente ainda mais duras já que a situação da país só piorará entretanto e porque a dimensão da revolta e o desejo de uma nova realidade são muito fortes. E que não deflacionará (antes pelo contrário) nenhum Podemos de outras paragens, porque aquilo que está em jogo na Europa é um novo modelo de sociedade pelo qual muitos estão dispostos a lutar – contra o actual que aí está, escancaradamente falhado.

MVC dá como título ao seu artigo «A roleta grega». Mas trata-se de um acto falhado: devia chamar-lhe «roleta russa» porque aquilo que ele deseja fortemente é que uma bala mortífera acerte no Syriza. Não terá essa sorte. 
.

1 comments:

Niet disse...

Carissima: Ele sabe muito bem sobre o que está a falar... É só fumaça para envolver mais um terrivel e inacreditável factor de sedição e morte realizado a golpes de martelo pelo capitalismo financeiro internacional. Agora, como já não pode ser ministro a full-time só pelo PSD,M.V.C.encomenda( e se...)uma descarada disponibilidade para entrar como ministeriável no " Centrão". Salut! Niet