19.5.20

O Ocidente face ao Coronavírus 2: arrogância e decadência


Este texto de Cristina Semblano é importante. Destaco isto, mas vale a pena lê-lo na íntegra.

«Resta saber se a estratégia do medo (…) resultará. Mas o que se sabe, para já, é que milhões de pessoas, anestesiadas, se barricaram, sem revolta aparente, oferecendo ao espectro dos poderes políticos uma experiência em tamanho natural da predisposição à submissão voluntária. Ao romper as cadeias da causalidade, e reduzidos à vida nua (Agamben) num cenário em que o medo do vírus parece ter mutado em vírus do medo, os livres cidadãos das nossas democracias liberais parecem mais predispostos do que nunca a aceitar a perpetuação dos estados de emergência e o confisco duradouro da Vida.

É que, como no-lo lembra Agamben, o que é preocupante não é tanto, ou, sobretudo, o presente, é o que virá a seguir. “Tal como as guerras que deixaram em herança à paz uma série de tecnologias nefastas, do arame farpado às centrais nucleares, também é provável que, após a urgência sanitária, os governos sejam tentados a levar a cabo experiências que ainda não tinham conseguido concretizar antes: fechar universidades e escolas, dispensar aulas através de plataformas, pôr um termo definitivo aos encontros e às discussões políticas ou culturais, limitar os intercâmbios a mensagens electrónicas e, sempre que puderem, substituírem por máquinas o contacto – o contágio – entre os seres humanos.” Será necessário acrescentar: e proceder ao seu rastreio digital, que a Europa e os Estados Unidos estão a organizar, à imagem da autoritária China?»
.

4 comments:

susskind disse...

É um artigo muito confuso onde se misturam a verdade e as suposições/acusações sem substanciação numa amálgama para a qual é difícil encontrar um sentido racional. Mas teria uma pergunta a fazer: depois de terem criado por incúrias diversas as condições para a crise sanitária, como é que os vários governos nacionais poderiam não ter tomado as medidas de confinamento? Essas medidas foram aliás pedidas pelos profissionais de saúde em vários países. É que ao ler o artigo quase parece que existe uma enorme conspiração inter-governamental a nível mundial contra os cidadãos de quase todos os países.

" R y k @ r d o " disse...

Infelizmente, muita gente vive na irresponsabilidade. O covid-19 "nasceu" para matar. Quem assim não pensar, na minha modesta opinião, está menos certo ( aceito outras opiniões )

Temo que com o desconfinamento as coisas vão-se agravar. Oxalá me engane... oxalá...

Eu estou em casa e, confesso, tenho medo
.
Tenha uma semana abençoada
Cumprimentos poéticos.

Niet disse...

A Cristina Semblano - poeta, autarca, funcionária bancária e chargée de Cours na
Univ. Paris IV- Censier e Sorbonne - tem um culot fenomenal e é especialista em
jogadas de rara oportunidade e invencäo frenética ,sob os arrais da Sociedade do
Espectaculo de Guy Debord.Ninguém se atreve em Paris- a terceira cidade portuguesa em numero de residentes emigrantes- em questioná-la e há anos que representa o Bloco. Pontualmente, em
situacöes de crise, arquitecta uns textos com floreados citacionais e associacöes mais do que delirantes. Como neste que ergue toda a sua argumentacäo só com um texto que circulou por toda a Europa de um filosofo italiano, Giorgio Agamben, especialista mundial de Heidegger e Carl Schmitt, a milhas das narrativas da France Insoumise de Mélenchon e fellows associados do Bloco e do Die Linke na nebulosa post-trotsquista europeia.Niet

Monteiro disse...

Tudo isto são interrogações que circulam pela Net. Bill Gates no programa de Stefen Colbert informa que desde 2015 que tem 7 projectos de estudo e análise de combate a pandemias. Agora soube-se que ele deixou a Microsoft há cerca de 2 meses para se dedicar exclusivamente a essas investigações. Uma empresa americana Moderna, Corp. revela ter descoberto uma vacina para combater a epidemia e os chineses acusam os americanos de não revelarem informações.
Porque Obama e Trump de acusam mutuamente?
Tedros é amigo de Bill Gates?
Bill Gates diz que a OMS faz o seu papel e que é uma micronésima parte da América.
Bill Gates é sócio do Dr. Fauci?.
Qual a relação entre a vacina e Bill Gates?
É afirmado que Bill Gates é o responsável pela criação do vírus 2019-nCoV uma vez que o criador da Microsoft financia parcialmente o instituto que terá patenteado o vírus em 2014. “Acredite ou não a mutação de coronavírus que atualmente está se espalhando por toda a China e no exterior é um vírus patenteado que pertence a uma entidade chamada The Pirghright Institute, que é parcialmente financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates”, pode ler-se no artigo. A acompanhar este texto surge uma imagem distorcida que transforma Gates num demónio de olhos vermelhos.
NUM ARTIGO PUBLICADO NO SITE “NATURAL NEWS” – E QUE RAPIDAMENTE SE TORNOU VIRAL ENTRE VÁRIOS BLOGS E REDES SOCIAIS, INCLUINDO SITES EM LÍNGUA PORTUGUESA – É AFIRMADO QUE BILL GATES É O RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO VÍRUS 2019-NCOV UMA VEZ QUE O CRIADOR DA MICROSOFT FINANCIA PARCIALMENTE O INSTITUTO QUE TERÁ PATENTEADO O VÍRUS EM 2014.