30.1.15

O Syriza, acima das nossas impossibilidades



«As primeiras horas após a vitória e tomada de posse de Alexis Tsipras foram preenchidas com palpites sobre as intenções do Syriza e críticas à ausência de gravatas ou de mulheres no Governo. Ou, ainda, à aliança com um partido de direita. "Nem um basquetebolista no governo do Syriza!"; "aquilo é só gente grega!"; "qual cultura se não há um indivíduo de laço?!"; "ministro um disléxico nem!". Acho extraordinário este tipo de preocupações e embirrações. Parecem aqueles indivíduos cheios de fome a quem oferecem uma tosta mista e barafustam porque não é aparada. (...)

O Syriza vai para a guerra. Não vai para a foto nas escadas. Vai, de certeza, com os que acha que são mais capazes. Aposto que não vai com Machetes. Em 24 horas, o governo de Alexis Tsypras aumentou o ordenado mínimo e aprovou electricidade gratuita para 300 mil pobres. Não admira que não usem gravata; até deviam estar em mangas de camisa. (...) O Syriza sem gravatas mete um bocado de medo a quem usa o colarinho apertado. Ninguém os quer encarar de frente. Têm medo de olhar para o abismo e passar a fazer parte dele.

O primeiro-ministro português diz que "é sabido que o programa do partido que ganhou as eleições é difícil de ser conciliado com aquilo que são as regras europeias." Por acaso, uma das regras, nestas coisas das relações entre estados - de pessoas de gravata - é ser extremamente grosseiro e gozar as ideias de um homólogo.

Cheira a medo por todo o lado. O nosso PM não é, sequer, capaz de dizer o nome do líder, nem do partido que venceu as eleições gregas. Usa sempre frases como - o 'líder do partido que ganhou as eleições na Grécia' – ou – o partido vencedor das eleições gregas – ou o novo PM grego. Há ali medinho. Passos Coelho diz que as promessas do Syriza são histórias para crianças mas, faz chichi pelas pernas abaixo se ouve o nome Tsipras. Nem se atreve a dizer o nome, não vá ele existir, porque, para o Doutor Passos, o Syriza é o papão que o há-de vir buscar, uma noite, com o seu saco.»

João Quadros
. 

3 comments:

luis reis disse...

E foi ver o ladrar de um tal Agusto Santos Silva, agora comentadoiro na TVI 24, a respeito das gravatas e outras formalidades que lhe fizeram comichão.
Até o simbólico na homenagem feita aos gregos mortos pelos nazis! Que nojento,este xuxa de m...a.

Victor Nogueira disse...

ao dr passos juntou-se agora o intrépido tó costa post tó zé seguro, que dizem terá morrido de velho

GWB disse...

pena que alguns não pensem acima do discurso da possibilidadezinha imposta e ainda se digam de esquerda.