1.9.13

A Constituição não valeu de nada aos 900.000 desempregados porque não foi respeitada



As redes sociais encheram-se de indignação em torno de uma frase que Passos Coelho disse hoje no encerramento da universidade de Verão do PSD: «Já alguém se lembrou de perguntar aos mais de 900 mil desempregados no país do que lhe valeu a Constituição até hoje?» Mas é fundamental colocá-la no seu contexto, porque anda toda a gente a espingardear à toa, sem sublinhar devidamente a importância do que foi afirmado.

«A Constituição diz que é devida protecção no emprego. Já alguém se lembrou de perguntar aos mais de 900 mil desempregados no país do que lhe valeu a Constituição até hoje? E, no entando, era suposto que tivessem confiança que as suas empresas e empregos continuassem. Mas não foi assim, porque as empresas não conseguiram sobreviver à usura do Estado, à fraca competitividade externa.»

O que o primeiro-ministro faz, com esta afirmação, é desresponsabilizar o seu governo das medidas que provocaram o catastrófico desemprego a que chegámos, «brincando» inaceitavelmente com a inutilidade da asa protectora da Constituição, como se esta fosse uma abstracção. A Constituição não valeu de nada aos 900.000 desempregados simplesmente porque não foi respeitada por quem foi eleito para o fazer. É isso que interessa sublinhar. 
.

2 comments:

tem a palavra o povo disse...

Este governo que hoje opera em Portugal é anti-Constitucional...logo, não deveria ter sido autorizado a exercer desde a primeira medida inconstitucional que tomou...Há uma falha na Constituição da República Portuguesa...o direito à demissão compulsiva por atentados à Constituição...Este governo que hoje opera em Portugal é terrorista...é responsável pelo genocídio financeiro sobre largas camadas do povo Português...logo, deve ser submetido ao Tribunal Penal Internacional...saudações do jrg

cereja disse...

É claro que as pessoas se chocam porque a frase é completamente provocatória. Não concordando com o que disse o comentador anterior, percebo a sua irritação. Esta constituição não nasceu da mente iluminada de meia dúzia de pessoas, os deputados constituintes foram votados pelo país todo! Isto é o produto de um ano de trabalho de gente eleita para isso, não foi "copiada" de lado nenhum. Talvez o Passos Coelho fosse muito novo para isso, mas eu elegi quem escreveu a Constituição! Revolta-me imenso o modo como se fala dela.