20.12.13

O país não quer derrubar o governo e o resto são sonhos de Inverno



Sempre que saem resultados de uma nova sondagem, surgem os cépticos que nelas nunca acreditam e que preferem denunciar sinais de manipulação sistemática, como se nenhuma das empresas que as fazem tivessem profissionais honestos e como se não precisassem de credibilidade sustentada para continuarem no mercado. Não é o meu caso e por isso vou olhando para todas as que aparecem.

Hoje foi divulgada mais uma (das habitualmente mais credíveis, na minha opinião), da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC, e os resultados falam por si. As variações são muito pequenas, mas, em Dezembro, os partidos da coligação sobem, e o BE também, PS e CDU descem.

Mas muito mais impressionante e significativo é, no meu entender, o segundo gráfico que mostra a evolução das intenções de voto no último ano, de Dezembro de 2012 a Dezembro de 2013.

Apesar de tudo o que aconteceu este ano, o principal partido do governo está exactamente na mesma (e o CDS desceu mas não dramaticamente). Não houve reacção significativa contra a austeridade, que o arrasasse, greves, manifestações e grandoladas não o beliscaram em 2013? Aparentemente não e a explicação mais óbvia, e mais do que provavelmente verdadeira, é que os eleitores não identificam no horizonte qualquer alternativa solidamente credível. E quanto a luz ao fundo do túnel? Pois, não parece haver...

P.S. - Pedro Magalhães continua a publicar as estimativas saídas das sondagens, depois de «deglutidas» e «digeridas» por um agregador, e já tem aqui em conta os resultados desta que saiu hoje. 
-

3 comments:

Zy disse...

As pessoas não querem mudar de governo? Claro que não querem, do outro lado está Antonio José Seguro. As pessoas preferem ser governadas por um aldrabão do que por um idiota. Idiota e traidor o que para mim ainda é pior.
Depois de uma legislatura surreal, poderemos vir a assistir a uma nova vitória do psd nas próximas legislativas. Extraordinário.

jvcosta disse...

Preocupante...
E, como escrevi hoje, julgo que iniciativas disparatadas só aumentam a confusão e o desalento.

Francisco disse...

Poix, tb diziam que o PSD não ia ter um resultado muito mau nas autárquicas... A verdade é que teve o pior resultado da sua história e em Junho PSD+CDS terão o pio resultado da sua história nas Europeias.
Não percebo esse derrotismo desmobilizador. Então eles não levaram um enorme tombo nas autárquicas, obtendo o seu pior resultado de sempre? Então eles não estão sistematicamente nas sondagens abaixo do PS, aliás CDS e PSD mal chegam ao resultado do PS, e a Esquerda no seu conjunto bate de longe a direita.... E depois vens dizer que o povo não quer derrubar o governo??? Querias mais o quê um PSD com 10%????