1.3.08

A caridade cristã do cardeal Policarpo

ADENDA (*)

O Sol publica hoje uma longa entrevista com o cardeal de Lisboa, com várias passagens chocantes. Detenho-me apenas numa (pelo menos por agora), onde é abordada a questão da natalidade na Europa.

Será longa a citação e o realce é meu.

«As pessoas começam por esbarrar com as dificuldades e habituam-se à ideia de um só filho. Desde que se quebre o coeficiente de equilíbrio a sociedade fica aberta a ser ocupada por gente vinda do terror e vinda do Ocidente e do Oriente como diz o Evangelho. O que faz com que seja previsível que dentro de alguns anos as sociedades europeias percam a sua fisionomia do ponto de vista religioso, do ponto de vista comportamental, cultural. Como se sabe, já há sociedades europeias a braços com a multiculturalidade e com a dificuldade de harmonia entre as diversas procedências da população, de que por um lado precisamos.»

Evidentemente que o mais chocante, na forma, é a expressão «gente vinda do terror». Vai para além do admissível, entra no domínio do mau gosto e é cruel. E tem pouco a ver com um qualquer conceito de caridade cristã...

Não sei o que é nem onde é, para o cardeal, o terror – para mim, está em todo este texto.

Porque o que se diz, muito claramente, é que os europeus deviam ter muitos filhos para não PRECISAREM dos outros, para se DEFENDEREM de más influências, para que não seja ESTRAGADA uma (suposta) harmonia, cultural e religiosa, europeia.

Os mesmos que, a partir da Europa, invadiram o mundo para o «evangelizar», que impuseram as suas verdades pelos cinco continentes, que colonizaram e ajudaram a colonizar, que foram agentes ou cúmplices de tantas prepotências, sentem-se agora acossados e gostariam de poder construir uma espécie de muralha que os protegesse de invasões de novos bárbaros – os tais vindos do terror.

Mas não podem. Não estamos no século XV mas no XXI. O mundo é aberto, multiculural, será cada vez mais mestiço – e isso é um bem e não um mal. Queiram ou não todos os dons Josés Policarpos desta terra.


-----------------------------------------------------------------

(*) Eu e a Shys trocámos mails e textos sobre este assunto ao longo do dia, mas acabei por escrever primeiro. Mas ela acrescenta aqui algo de fundamental que eu não disse: trata-se de «xenofobia pura e dura».

14 comments:

Anónimo disse...

Tem toda a razão, Joana, quando vislumbra o perigo destas palavras, inconcebíveis, do cardeal da ICAR. De resto, não é necessário falar em matar - basta abrir o caminho com as palavras adequadas e "justas". Haverá quem, ouvindo-as, se sinta bem a torturar e a matar.

Joana Lopes disse...

Nem sei se vou tão longe, Mª Ângela, mas esta entrevista é, toda ela, lamentável.
Hoje ou amanhã,, vou pôr mais qualquer coisa.

Anónimo disse...

Não concordo com este texto. Quem acredita que a religião católica é a Verdade tem o dever de a defender!

João do Lodeiro disse...

Puxa pá... deve ser do nome! Eu espero que o meu sobrinho Zé não seja assim!

Anónimo disse...

"a sociedade fica aberta a ser ocupada por gente vinda do terror e vinda do Ocidente e do Oriente como diz o Evangelho. O que faz com que seja previsível que dentro de alguns anos as sociedades europeias percam a sua fisionomia do ponto de vista religioso, do ponto de vista comportamental, cultural. Como se sabe, já há sociedades europeias a braços com a multiculturalidade e com a dificuldade de harmonia entre as diversas procedências da população, de que por um lado precisamos.»"

Tem toda a razão no que disse.
De facto os países europeus com mais imigração debatem-se com imensos problemas.
A propaganda multiracialista dos media é que não nos mostra nem metade.
Alguém daqui soube dos motins de amsterdão ha cerca de umas 2 semanas? Quando li a ultima noticia iam na 8 noite consecutiva. Os nossos media nem falaram disso.

Na França ja ha uma regiao de maioria muçulmana que quer independencia.

Os numeros de violaçoes, assaltos e outros problemas aumentam cada vez mais à medida que ha mais imigrantes.

E não se perde apenas no aspecto cultural ou comportamental mas tambem no aspecto etnico. Todas as etnias europeias irao desaparecer.
Uma coisa é gostarmos de mistura como parece que todos aqui gostam, outra é querermos que apenas exista mistura e não existam etnias nativas europeias.
Actualmente como as coisas estão as etnias europeias irão-se extinguir.
Isso é uma grande perda.

Querer que apenas exista mistura e desapareçam as etnias europeias é puro racismo. É extremismo, é supremacismo multiracialista. Deve haver respeito e como tal dar condições às etnias europeias para que elas continuem a existir no futuro.

Joana Lopes disse...

«Querer que apenas exista mistura e desapareçam as etnias europeias é puro racismo», diz no seu comentário. Mas allguém disse isso?

A movimentação das pessoas faz parte da globalização,não se trata de querer ou não querer, mas de uma realidade que veio para ficar e com a qual temos de aprender a viver.

Ou pretende-se construir um muro à volta da Europa para que não entre a tal gente vinda do terror?

Anónimo disse...

"«Querer que apenas exista mistura e desapareçam as etnias europeias é puro racismo», diz no seu comentário. Mas allguém disse isso?"

Podem não ter dito isso, mas todos defendem isso.

E hai de alguem que queira tomar uma medida para proteger as etnias europeias. É logo considerado racista, nazista, hitlerista, etc.

Por acaso a Joana concordaria com uma medida semelhante à dos indios?
Dar um bocado de terra, uma regiãozita ou 2 para quem quisesse fazer uma comunidade fechada para preservar a sua etnia?
Aposto que diria que era racismo. 99,9% das pessoas diriam.
Já se fosse uma tribo de Indios a pedir território ja achavam justo que eles tivessem um territorio so para eles (penso que ainda ha pouco tempo o governo brasileiro deu-lhes mais território).
Não sei se sabe mas os Amerindios não querem misturas nenhumas. Querem continuar a ser Indios como os seus antepassados, querem continuar a existir, não são etnocidas como os europeus. No entanto ninguém lhes chama racista, xenofobos, etc, dizem que estão no seu direito de ter terras só para eles.
Já os europeus que querem o mesmo, coitados são tratados abaixo de cão, associam-nos logo a nazismo, vontade de exterminar outros, holocaustos, supremacismos, superioridades, enfim cada coisa mais ridicula que a outra.


A verdade é que daqui a umas gerações o resultado vai ser igual a desaparecimento dos povos nativos europeus (alguns deles ja estao muito perto disso, ex: etnia sueca) enquanto povos Amerindios, as várias etnias africanas, e muitos outros povos continuarão a existir.

Essa é que é essa. Já no passado se cometeram autenticas atrocidades contra a natureza. Na altura ninguém queria saber da sua preservação. Esta será mais uma atrocidade, o desaparecimento dos povos nativos europeus.
Enfim, milagres da propaganda multiracialista que deu a volta à cabeça dos europeus e pô-los a defender orgulhosamente o seu etnocidio, a sua completa extinçao.

Anónimo disse...

"A movimentação das pessoas faz parte da globalização,não se trata de querer ou não querer, mas de uma realidade que veio para ficar e com a qual temos de aprender a viver."

Quando algo está errado, devemos procurar soluções e não aceitarmos e conformarmos com a destruição.
Se a globalização, o desenvolvimento da economia polui o ambiente e destroi muita coisa da natureza, devemos não aceitar, mas sim procurar alternativas, soluções. É o que se tem feito mas pouco e por isso ja temos energias renovaveis.

Com as etnias europeias devemos fazer o mesmo, até porque faz parte da diversidade da natureza e é aquilo que somos. Devemos procurar soluções, alternativas para que elas continuem a existir e não simplesmente aceitar que elas vão desaparecer por causa do progresso. Não devemos aceitar ou pensar que elas devem desaparecer so por causa da globalização e por causa de haver uma grande movimentaçao de pessoas.

Deve haver um desenvolvimento sustentável, não um desenvolvimento, um progresso que nos destrua (e estou a falar quer da destruição, extinção das etnias europeias, quer de florestas, espécies e raças de animais, ar puro, etc).

Joana Lopes disse...

Caro Anónimo (já agora, se usasse um nome, mesmo que inventado, dava-me mais jeito para continuar a conversar), ainda não percebi o que propõe para proteger os europeus: mais crianças (como o cardeal) ou encerramento de fronteiras?
Quanto ao resto: sinceramente, não sei se o mundo seá melhor ou pior se deixar de ter suecos mas ainda existirem ameríndios...

Anónimo disse...

Deus protegerá a Europa, estou certo disso.

Anónimo disse...

ok, entao pos o meu nome (anonimo defensor da preservaçao das etnias europeias)..

É engraçada a sua frase:
"Quanto ao resto: sinceramente, não sei se o mundo seá melhor ou pior se deixar de ter suecos mas ainda existirem ameríndios..."

É bem Reveladora da propaganda multiracialista e anti-europeia que vivemos nestes dias e que influencia qualquer um.
Vivemos numa sociedade que fica aflita e onde todos concordam em preservar raças de animais insignificantes que nunca vimos sequer (desde varias raças de caracois, tartarugas, macacos, etc), mas quanto às raças europeias já dizemos que não vale a pena.
Decerto se estivesse a falar aqui consigo sobre uma raça de cães ou de cavalos ou o lince ibérico (uma raça de linces) ou o lobo ibérico (uma raça de lobos) que esta em risco de extinsao, então concordaria que se deveria preservar.

Mas falamos de raças europeias, suecos, dinamarqueses, italianos, irlandeses, ingleses e ai ja nao vale a pena preservar. Espantoso.

Então não sabe se o mundo será melhor ou pior se desaparecerem os Suecos mas continuar a haver Amerindios. Olhe relembro-lhe que graças à etnia Sueca, fez-se a Suécia, um dos países com melhor nivel de vida, sistema social perfeito, contribuiram imenso para a ciencia mundial e para a protecçao do ambiente. Geralmente as suas empresas sao um grande exemplo de protecçao à natureza. É um povo que tem feito muito pelo desenvolvimento. Até podiam ser insignificantes mas deveriam ser preservados.

Já vi várias vezes muitas pessoas preocuparem-se com o desaparecimento de linguas insignificantes (às vezes faladas apenas numa região e parecidas com a do vizinho), no entanto a raça sueca ninguém se preocupa. Enfim, fantástico.

Nem se trata aqui de o mundo ser melhor ou pior caso os Suecos desaparecam, trata-se de que eles não devem desaparecer, pois são parte da diversidade da natureza. Entre muitas outras coisas, deixaremos de ver aquelas caras tipicamente Suecas, para vermos mais misturados ao estilo do Brasil. E assim vai diminuindo a diversidade com o desaparecimento das etnias europeias.

Quanto às soluçoes, eu nao estava a propor nenhuma, nao estava a falar sobre essa questão.
Apenas queria fazer ver, que o que está certo é defendermos a preservação da natureza e encontrar alternativas e soluçoes para isso.
Não está certo virmos dizer que devem desaparecer, porque ha mais mobilidade e o progresso, desenvolvimento assim o querem. É ridiculo. É quase como eu dizer, que elefantes, peixes e outros animais em vias de extinçao, e mesmo florestas devem desaparecer pois faz parte do progresso, globalizaçao e do desenvolvimento.
Ou então dizer que o lobo ibérico deve desaparecer por causa da agricultura e dos agricultores. Isto é perfeitamente ridiculo.
Antes de tudo um desenvolvimento sustentável é o que está correcto, um desenvolvimento que não destrua partes da natureza, principalmente não nos destrua a nós (as várias etnias europeias).

João do Lodeiro disse...

É bom não esqueçer que esta "paranóia" da pureza da raça humana levou para as câmaras de gás milhões de pessoas, na maior parte judeus, mas para lá iam também pretos, ciganos, etc., e se calhar, numa segunda fase de apuramento da raça eslava, latinos. Ou seja nós que aqui falamos. Também é bom lembrar que nós (todos os europeus actuais), os pretos, etc., viemos todos do mesmo sítio, ou seja, de África. Que eu saiba foram os Niendertais que, nascidos na Europa, se extinguiram. Por isso, não precisam de recear a fusão entre raças. A Natureza Naturante encarregar-se-á de nos tornar mais inteligentes, evitando assim os receios infundados que senti aqui. Paz na terra aos homens de boa-vontade!

Joana Lopes disse...

Caro Vítor,
Está muito enganado: a preservação do lince ibérico nunca me motivou e até gosto muito dos suecos. E, por isso mesmo, não julgo que queiram se «protegidos» como o Vítor preconiza, até porque foram dos primeiros europeus a dar guarida a desprotegidos ou perseguidos bem pouco loiros (inclusive das colónias portuguesas) e a com eles se «misturarem».

Desculpar-me-á mas considero que as suas posições em relação a esta questão são mesmo xenófobas.

Anónimo disse...

lol voces realmente sao demais. Mal um europeu defende a preservaçao da identidade etnica e é logo disparar nomes (racista, nazi, xenofobo, genocida, etc) mesmo quando eles não tem nada a ver com o que a pessoa defende e fala.


Xenofobo é basicamente não gostar dos estrangeiros.
Bem, nunca eu disse que não gostava deles. O que eu disse era que devemos preservar os povos nativos.
Já agora ficam a saber que tenho um grande amigo Chinês e bem poderia ter outros de outras nacionalidades. No entanto não é por ter amigos de outras nacionalidades que defendo que a minha etnia deve desaparecer e extinguir-se.

Eu por defender a preservação dos povos nativos, caso esteja a falar da preservação dos povos amerindios, naturalmente que defendo a expulsão de mim proprio caso estivesse no território. Realmente sou tão xenofobo que até sou xenofobo contra mim próprio hehe vocês realmente são demais, nem sabem distinguir uma coisa de outra, como disse atras basta um europeu falar em preservar povos nativos que é logo automaticamente nazi, racista, xenofobo, supremacista.
Já se é um amerindio ou uma outra raça a defender o mesmo, aí já se diz, "ah e tal estão no direito deles" e ninguém pensa o que pensa quando são os europeus a defender o mesmo.
Eu como defendo os povos nativos, caso fosse preciso mandava embora eu, a minha familia e os portugueses que la estivessem a ocupar terras amerindias.
Então como posso ser um xenofobo neste caso? Xenofobo é não gostar de estrangeiros, neste caso eu estaria a expulsar o meu proprio povo para que se podesse preservar uma tribo amerindia.

Epa enfim, vocês sao tao ridiculos que nem sabem distinguir uma coisa da outra, nem sabem quando uma pessoa é xenofoba ou quando ela simplesmente quer preservar povos nativos.



"É bom não esqueçer que esta "paranóia" da pureza da raça humana levou para as câmaras de gás milhões de pessoas, na maior parte judeus, mas para lá iam também pretos, ciganos, etc., e se calhar, numa segunda fase de apuramento da raça eslava, latinos."

Ninguém aqui falou que havia raças puras. Penso que num comentário anterior até disse que não ha raças puras mas ha raças. E não é por sermos ou não sermos puros que merecemos a extinção.
Ha muitas raças de animais que não são puras e todos querem preservar. Ex: Cavalo Lusitano (mistura de andaluz com arabe).
Algum maluco diz que nao podemos preservar essa bela raça apenas porque é mistura? Enfim é ridiculo, só mesmo um maluco.

E se um senhor matou imensa gente porque queria preservar uma etnia isso significa que agora está errado preservar etnias?
então se um senhor mata-se imensa gente para preservar florestas, hoje também estaria errado preservar florestas e não poderiamos preservar florestas?
Seria "Ah e tal, lembram-se que ha muitos anos um senhor matou imensa gente porque tinha a paranoia de preservar florestas? Ah pois, está errado preservar florestas."


"Também é bom lembrar que nós (todos os europeus actuais), os pretos, etc., viemos todos do mesmo sítio, ou seja, de África. Que eu saiba foram os Niendertais que, nascidos na Europa, se extinguiram. Por isso, não precisam de recear a fusão entre raças. A Natureza Naturante encarregar-se-á de nos tornar mais inteligentes, evitando assim os receios infundados que senti aqui. Paz na terra aos homens de boa-vontade"

Também os lobos e os cães vêm todos dum mesmo tronco comum. E depois? Não podemos preservar raças de cães porque todas elas descendem do lobo?
Todos querem preservar a raça "lobo ibérico". Então segundo a sua opinião não devemos preservar o lobo ibérico porque todos descendem dum lobo em comum e a propria raça tem mistura de outras.
Enfim, é cada argumento mais ridiculo que outro.

Seguindo o seu raciocinio de que os europeus podem desaparecer porque vieram do africano, então o homem tambem pode desaparecer porque veio do macaco.
E o macaco também pode desaparecer porque todos temos origem em formas de vida a partir do mar.
Parece que só o primeiro organismo celular merece viver. Os outros porque descendem dele não precisam de ser preservados.

Realmente é cada disparate pior que o outro.
Engraçado também que só os usam para os humanos. Nunca vi um maluco dizer que não devemos preservar o lobo ibérico porque é mistura e porque todos os lobos descendem do mesmo.
Nunca vi nenhum maluco defender que o cavalo lusitano nao merece ser preservado e pode desaparecer porque é mistura de andaluz e arabe.
Nunca vi um maluco dizer que o panda não merece ser preservado porque é apenas mais uma raça de ursos e porque todos os ursos descendem dum mesmo urso em comum.

A propaganda dos media espetavos com esses ridiculos argumentos e pronto, vocês falam deles, mesmo sem pensar e ver o quão ridiculo são.
Nem nunca se vão dar conta do ridiculo, pois já estão tão manipulados pela propaganda.



"nunca me motivou e até gosto muito dos suecos. E, por isso mesmo, não julgo que queiram se «protegidos»"

Ah pois não querem ser protegidos. Isso tem toda a razão. Aliás nenhum povo europeu actualmente quer preservar a sua identidade etnica. Todos defendem a extinção. Apenas meia duzia defende a sua preservação.
Mas isso não quer dizer que a extinção esteja correcta. É apenas o que controla a propaganda e já se sabe que o povinho vai atrás da propaganda. Por exemplo na Russia a propaganda é outra, e aí o povo e os governantes já estão muito mais preocupados com a preservação racial do que os restantes europeus.
Não sei se sabe, mas antes também ninguem defendia a preservação de animais e raças de animais como fazem hoje em dia. Hoje em dia é um crime se alguém não defende a preservação de um animal. Andam ai todos preocupados em preservar tudo, até raças de caracóis, raças de macacos extremamente raros, enfim tudo.
Ha uns bons séculos atrás, era totalmente diferente porque o que os media defendiam também o era. Antigamente ninguém se importava em preservar raças de animais. Posso-lhe dizer que o canguru marsupial desapareceu e apenas 2 pessoas no mundo lutaram pela sua preservação. Todo o mundo os gozava e achava ridiculo quererem preservar aquela raça de cangurus. Diziam que nao tinha nenhum interesse.
Hoje? Hoje é completamente diferente. Todos os biologos e não biologos, amantes da natureza e mesmo pessoas que nao se interessam por isso, lamentam que essa raça e outras raças e várias especies tenham desaparecido.

Mostrei estes exemplos, para vos mostrar que o que os media, a sociedade defende, nem sempre é o que está certo. Antigamente estavamos muito errados quanto à forma como tratavamos os animais, hoje já todos têm mais respeito e tentam ao máximo preservar tudo.
Já no aspecto das raças humanas, devido ao nazismo, inverteu-se. Antes um valor correcto que todos defendiam, agora ninguém defende. Agora todos defendem o que está errado, a destruição dos povos europeus.

Bem, a mensagem ja vai longa, desculpem.