6.6.08

Em nome da Memória





Em Julho de 2006, o Movimento «Não Apaguem a Memória!» entregou na Assembleia da República um abaixo-assinado com mais de 6.000 assinaturas, que esteve na origem de uma Resolução para a preservação da Memória da Resistência e da Liberdade, que foi hoje aprovada pelos deputados de todas as bancadas, por unanimidade e aclamação.

Entre outras iniciativas, o texto propõe o apoio, por parte do Estado, à criação de um Museu da Liberdade e da Resistência, com sede na antiga Cadeia do Aljube, em Lisboa, e de um Roteiro Nacional da Liberdade e da Resistência de locais ligados à luta antifascista e à revolução de Abril de 1974.

Texto integral da Resolução.

Texto do comunicado da Lusa sobre a aprovação.

O Movimento Cívico «Não Apaguem a Memória!» transformou-se recentemente em Associação, de cuja primeira Direcção faço parte.

3 comments:

Anónimo disse...

Bravo!!!!
Um abraço
Rosa

Anónimo disse...

Mais vale tarde do que nunca. Espero que a partir de agora a Associação tenha uma actividade dinâmica e pedagógica, sobretudo junto dos mais novos. Em nome da Memória" para que nunca mais volte a acontecer o qie vivemos até Abril de 1974.
J. Casimiro

Joana Lopes disse...

José Casimiro,

Espero que assim seja quanto à Associação, da qual, se não estou enganada, é sócio. Se assim for, «apareça».


Aproveito esta boleia para lhe retibuir, da parte do Luís Moita, seu «colega» em Caxias,um abraço que em tempos me pediu, num outro comentário, que lhe fizesse chegar.