19.2.10

Para mais tarde recordar




«Mas, cinco anos depois, Mário Soares mostra que não esqueceu. E não perdoou. Mas mostra mais do que isso. Mostra que entre o paroquialismo político e a unidade da esquerda com reais possibilidades de derrotar Cavaco, Mário Soares e a sua "entourage" escolheram o primeiro. De acordo com as notícias que têm vindo a público, Soares terá sondado sete (!) nomes para poder atirar contra Alegre.

Fernando Nobre foi quem aceitou. Para isso terá contribuído o espírito de missão e a admirável militância de Fernando Nobre. Mas, aparentemente, contribuiu também a sua inexperiência política. Todos os outros nomes que Soares sondou perceberam imediatamente que não eram os interesses da esquerda que motivavam a candidatura. E por isso recusaram. Nobre não teve a mesma clarividência e por isso acaba instrumento de um desígnio que não é o seu.»


P: S. – Eu reconheço que estou a embirrar um pouco com a candidatura do homem, talvez antes de tempo. Mas a ideia de escolher o Padrão dos Descobrimentos para o anúncio oficial põe-me com pele de galinha. E não é só por estarem previstos apenas 6 º para esta noite em Lisboa.

12 comments:

septuagenário disse...

Para ficar dentro do tempo, está na hora de ouvir uma de quando o Matusalem andava na catequese!

Não é tão deprimente!

Joana Lopes disse...

Os seus desejos são ordens: lá mais para a noite.

umBhalane disse...

De facto.

E logo o Padrão dos Descobrimentos, símbolo da maior vergonha da nossa História.

Com tanto sítio adequado - o campo pequeno, local onde deveriam ter sido fuzilados todos os "Descobridores", "fascistas" e afins; a Lisnave - estaleiros, ou qualquer local da "muralha de aço?"

É de lamentar, e só a sua ingenuidade "política", a sua falta de "cultura", o permitem.

Unknown disse...

Mesmo sem Padrão, eu acharia que o Nobre fosse para onde pode fazer alguma coisa de útil.

rafael disse...

Cara Joana
com a sua permissao deixo-lhe aqui transcriçao de post que escrevi sobre este tema. desculpe o abuso...

"O anuncio da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da Republica veio animar o debate politico em torno do embate politico anunciado entre esquerdas e direita. Face às várias posiçoes e acusaçoes que têm vindo a ser feitas, desde a colagem do mesmo à ala soarista do PS (sendo um candidato de aparelho) até às criticas da divisao da esquerda, gostava de deixar algumas consideraçoes:
1) Algumas noticias dao conta que Nobre é candidato levado ao colo por Mário Soares. As mesmas noticias falam de que uma série de personalidades que foram consultadas para se candidatarem, a mais estranha de todas é Carvalho da Silva. Ora bem, mesmo tendo em conta o apoio nao-apoio-mas-sim-um-café-na-baixa que o mesmo teve com António Costa, alguém pode, na real detençao das suas capacidades intelectuais e/ou sanidade mental, pensar que um PS de Sócrates algum dia apoiaria o secretário geral da CGTP à Presidencia da Republica? O homem que foi considerado por parte da comunicaçao social como a cara da oposiçao no ultimo quadriénio? O homem à frente da central sindical que foi acusada, perseguida (nao nos esqueçamos da Covilha, dos professores, etc...) e mimada com epitetos de destabilizadora, comunisto-dependente e outros que tais? Sócrates até pode ter dificuldades em apoiar Alegre, mas apoiar Carvalho da Silva seria, na minha opiniao, impossivel. A noticia, parece-me a mim, carece, no minimo, de falta de rigor.
2) Fernando Nobre, a quem nao conhecia um pensamento politico profundo, defende algumas medidas e posiçoes que sao consonantes com a Esquerda: a taxaçao da mais valias, o comércio justo e a condenaçao das guerras do Afeganistao e do Iraque sao apenas alguns exemplos. A par disso, ao ser fundador e presidente da AMI e também um homem com experiência no terreno, apresenta-se como um homem com capacidade de recolher apoios tanto à esquerda como à direita. Capacidade que, claramente, Alegre nao tem. Alegre, como já aqui disse, tanto pela forma como decorreu o processo de apoio do BE à sua candidatura, tanto pelo colar da sua imagem à do PS de Sócrates em busca de apoio (o seu silêncio quanto a acontecimentos recentes é clarificador), nao consegue um apoio entusiasmado de nenhuma "parcela" do eleitorado, nem do BE, nem do PS, muito menos do PCP. É de um sebastianismo artificial e construído que vive. "Populismo sem povo" como alguém uma vez, nao sei se a ele concretamente, se referiu...
3) Tendo em conta os factores referidos acima, tenho que concluir que mais candidaturas à esquerda nao sao menos força à esquerda. Muito pelo contrário. Quanto mais candidaturas à esquerda aparecerem, melhor para a esquerda. Elas (as esquerdas) degladiar-se-ao entre si, é verdade, mas isso nao retira que, numa primeira volta, a possibilidade de Nobre, Alegre e um eventual candidato da àrea do PCP (e talvez um do PS, ainda será possivel?) possam falar aos seus "eleitorados naturais", que possam encontrar o seu terreno e granjear um numero de votos que possibilitarao o voto convicto de muitos. Num one-on-one na primeira volta -creio que isso neste momento é claro- muitos socialistas, comunistas, bloquistas e outros que nao se sentem à vontade com um voto em Alegre tenderiam a abster-se ou a votar em eventuais candidatos hiper-marginais como um Garcia Pereira ou até a votar em Cavaco. Na dispersao de candidatos cada um sentir-se-à motivado, estimulado a poder escolher qual a "sua" esquerda, qual o "seu" projecto de cidadania participada/ participativa para entao numa segunda volta, com a dinâmica própria das caampanhas eleitorais, com a inevitável constataçao de pontos comuns, derrotar efectivamente Cavaco.
O sectarismo à esquerda (baseado na estratégia e nao no principio per si), com toda a sua carga de culpabilizaçao moral e politica, nao é, nao foi, nem será nunca um factor de possibilitaçao da sua victória. E isso era algo que todas as Esquerdas deviam ter consciência."

Joana Lopes disse...

Rafael, só dois pontos:
- Mesmo que seja verdade que um dos aliciados, directa ou indirectamente, por Soares tenha sido Carvalho da Silva, o que é que isso tem a ver com o apoio do «PS de Sócrates» que refere? Acha garantido que este vá apoiar FN?
- A sua tese de mais quantos candidatos à esquerda melhor tem pés para andar e há muito quem a defenda. Não é o meu caso porque a campanha será fratricida e não uma ocasião para as diferentes esquerdas se aproximarem e, pelo menos, se ouvirem.

rafael disse...

Joana,

se foi Soares a fazer os convites,tê-lo-à feito com, pelo menos, o conhecimento de Sócrates e tratava-se de pôr em causa a colagem que tem vindo a ser feita de FN ao PS, como vitima instrumentalizada...Nao o assumo com toda a certeza, mas irrita-me os comentários que tenho visto que colocam o homem, de forma aprioristica, como o candidato da divisao da esquerda...

Qto ao segundo ponto, nao concordo pelos motivos que já expus e acrescento que acho q as esquerdas têm capacidade de identificarem o "inimigo". Se nao têm, talvez nao mereçam a presidencia da republica...e digo-o sem nenhuma ironia e alguma tristeza...

xatoo disse...

o problema "das esquerdas" é que existem maiores distâncias ideológicas entre as suas diversas facções do que entre cada uma delas e "a direita" (um monolito sempre unido)
A titulo de exemplo, embora saiba que a opinião de Daniel Oliveira não veicula o BE em peso, mas apenas uma das suas correntes mais conservadores (ou "infiltradas", se preferirmos), não me poderei esquecer dos posts em que comparou Fidel Castro ao general Pinochet...

Joana Lopes disse...

Rafael,
Acha mesmo que Soares pediu «autorização» ou comunicou a Sócrates, uma a uma, as tentativas que foi fazendo para encontrar um candidato «contra« Alegre? Não consigo sequer imaginar que isso tenha acontecido...

Joana Lopes disse...

xatoo,
demasiado categórico para meu gosto: nem acho que as direitas sejam assim tão unidas ou monolíticas, nem as esquerdas tão afastadas. Claro que há intersecções (por exemplo no domínio dos costumes).
Quanto ao exemplo que dá, os posts do DO só o comprometem a ele, como os seus a si e os meus a mim, certo? O Arrastão não é propriamente um suplemento do esquerda.net.

Ana Paula Fitas disse...

Vou fazer link, Joana.
Abraço.

Joana Lopes disse...

Obrigada, Ana Paula