13.6.10

Avec infiniment de brumes à venir


Deste homem, Bart De Wever, presidente do N-Va, o partido flamengo mais votado nas eleições de hoje na Bélgica, pode depender a sobrevivência do país.

O N-Va admite, a prazo, a dissolução da Bélgica e a independência da Flandres e De Wever disse esta tarde uma frase que já corre mundo: «Não é o fim de um país, é uma evolução, o país desdobra-se em duas fortes democracias.»

Encetou-se, muito provavelmente, o processo de um divórcio anunciado há décadas e que será inevitavelmente litigioso. Tal como nos casais, nunca se saberá se não terá perdido apenas por ser demasiado tardio.

Muitas notícias, por exemplo aqui.



Avec un ciel si gris qu'il faut lui pardonner
Avec le vent du nord qui vient s'écarteler
Avec le vent du nord écoutez le craquer

...

7 comments:

Jorge Conceição disse...

À cisão Belga seguir-se-ão as outras cisões anunciadas (País Basco, Córsega, etc.). Será que a União Europeia saberá gerir essa possível atomização? Sobretudo tendo em conta que em algumas das regiões cessantes existem populações xenófobas (que julgo ser também o caso da Flandres). E (apesar de não pertencerem à UE) os nacionalismos dos balcãs? E das regiões vizinhas? (Região origem das duas Guerras do Século XX).

Joana Lopes disse...

Tens razão, Jorge, o caso da Bélgica pode despoletar outros e a União Europeia já não consegue ter mão noutras situações aparentemente mais fáceis. O futuro próximo está mesmo com muito mau aspecto.

Miguel Serras Pereira disse...

Joana,
escolheste uma das mais belas canções de Brel para ilustrar o teu post - o que só posso aplaudir. Mas esta vitória dos flamingants trouxe-me à memória a sátira feroz que foi a última canção de Brel sobre os nacionalistas flamengos (os flamingants, justamente):
"nazis pendant les guerres / et catholiques entre elles / vous oscillez sans cesse / du fusil au missel" - cantava ele, moribundo, e, até ver, poderia crer-se que em vão. É arrepiante.
Em menos arrepiante, mas não menos justo, há também a Ballade des gens qui sont nés quelques part do Brassens. Que um dia destes talvez postes para gozo e proveito dos teus fiéis seguidores. Não postas?
Abrç

miguel

Joana Lopes disse...

Lá chegarei, Miguel, às duas canções que propões, se as encontrar na net.

Miguel Serras Pereira disse...

Obrigado, Joana.
mas duvido que encontres a canção sobre os "flamingants" interpretada pelo próprio Brel - a menos que o tenham filmado no estúdio a cantá-la.
Quanto à do Brassens, cá fico à espera dela, sem pressas. Infelizmente, suspeito que não perderá tão cedo a sua actualidade imediata.

Joana Lopes disse...

Já encontrei as duas, Miguel. A do Brel certamente filmada em estúdio, já que tem a imagem fixa.

Ricardo Alves disse...

Aproveitei a sugestão do Brel... ;)