23.8.11

A UDP foi ouvida?!


Não sei se ainda há correntes dentro do Bloco mas, se sim, trinta e tal anos depois uma delas bem pode cantar vitória e marcar pontos: finalmente, parece que os ricos querem mesmo pagar a crise.

Depois de Warren Buffet, chegou a vez de dezasseis milionários franceses lançarem um apelo onde se lê que esperam «poder ajudar a preservar» o sistema francês e o ambiente europeu a que estão ligados, através de uma «contribuição excepcional» a favor «dos contribuintes franceses mais desfavorecidos».

Há uma coisa (ou várias…) que me escapa quanto aos contornos desta iniciativa, sobretudo quando leio, à cabeça da notícia tal como ela é dada no site do Nouvel Observateur (jornal que divulgou o apelo e que publicará o texto na íntegra depois de amanhã) «que esta medida deve fazer parte do plano que o primeiro-ministro, François Fillon, apresentará na 4ª feira para garantir objectivos de controlo das finanças públicas». Manobra de antecipação da parte destes 16 magníficos, excelentes marketeeers que certamente são? Apoio expresso e público a Sarkozy, às medidas que defende e o que o seu governo vai propor? Ou apenas civismo e filantropia???...

(Notícia no Público.)
.

1 comments:

Anónimo disse...

Seja quais forem os objectivos forem, não há dúvidas de que este coro não tem a falta de decoro dos nossos mais ricos. Há algum país europeu mais neoliberal do que o nosso? A própria ideia de neoliberalismo radical tem um alto ascendente nos opinion makers e, consequentemente, na opinião pública. Em Portugal, o povo percebe que os ricos produzem riqueza. Gosta de troika, TSU e de todos que lhe vão ao cú.