16.10.07

A Acção Católica em Portugal

No passado mês de Julho criei um outro blogue (Entre os textos da memória), extensão deste destinada a textos longos, inadequados para estas «páginas».

Começo a divulgar hoje um estudo sobre a história da Acção Católica Portuguesa, elaborado por Sidónio Paes, nunca publicado mas posto pelo autor à disposição de estudiosos e amigos. Foi o meu caso: serviu-me de base para um dos capítulos do meu livro Entre as Brumas da Memória.

Bem insisti com o Sidónio para que o publicasse, mas, perfeccionista como era, queria revê-lo e refazer determinados capítulos, o que nunca aconteceu – a morte chegou antes dos projectos, em Dezembro de 2006. Sidónio Paes foi um ser humano absolutamente fora de série, com quem tive o privilégio de privar de muito perto. É também em jeito de homenagem que partilho com outros o seu testemunho. Uma curta biografia pode ser lida aqui.

O texto é muito longo. Irei publicá-lo por partes, numa base semanal.

Só interessará a uma percentagem relativamente baixa dos leitores deste blogue: aos protagonistas dos factos e a especialistas ou interessados numa realidade histórica que teve talvez mais importância do que se pensa no século XX português.

0 comments: