20.8.08

«Pobrezinhos mas olímpicos»

Não perco as crónicas de Manuel António Pina no Jornal de Notícias. Mas esta merece mais do que um simples link e por isso fica aqui na íntegra.

«Afinal, a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos não é o fracasso de que se fala e não havia razão para Vicente de Moura se ter demitido. A crer na RTP, parece que "os fatos de banho [da "Speedo"] que levaram Michael Phelps a ganhar oito medalhas de ouro são fabricados em Portugal" e que "a empresa de Paços de Ferreira já recebeu o agradecimento de Phelps".

Assim, feitas as contas, do mesmo modo que a medalha de prata de Vanessa Fernandes foi, como declarou à mesma RTP o pai Venceslau, "uma grande vitória para Perosinho", pelo menos uma das oito medalhas de ouro de Phelps é nossa e constitui uma grande vitória para Paços de Ferreira. Quando a comunicação social portuguesa descobrir que o francês Alain Bernard, medalha de ouro nos 100 metros livres, tem uma "femme de ménage" de Trancoso, e que o jamaicano Usain Bolt é tetraneto de escravos de Angola quando Angola era Portugal, e que a ucraniana Nataliia Dobrynska, medalha ouro no heptatlo, tem um primo imigrado a trabalhar nas obras em Santarém, o orgulho nacional respirará fundo e levantar-se-á hoje de novo o esplendor de Portugal.»


Pobrezinhos mas honrados, contentes com migalhas. Queixinhas também, mas sempre com um olho nos egrégios avós e o outro em D.Sebastião.

0 comments: