29.3.09

Não desistem, mas não vencerão












Em 50 cidades espanholas, realizar-se-ão hoje manifestações contra a modificação que o governo planeia introduzir na lei sobre IVG – as tais em que será exibido o cartaz que «denuncia» maior protecção para o lince do que para o homem. Entretanto, o governo explica que a nova lei não pretende facilitar mas sim regulamentar as práticas actuais, dando uma especial importância à prevenção de gravidezes não desejadas e à educação sexual.
Tanto as autoridades eclesiásticas espanholas como o Vaticano apoiam as posições dos manifestantes de hoje – o contrário seria de estranhar.
«El presidente de la Pontificia Academia para la Vida del Vaticano, Rino Fisichella, ha invitado este viernes a los obispos a "combatir en primera persona la legislación abortista del Gobierno español" y ha asegurado que tanto ellos como los demás creyentes tienen que "hacerse oír" y "manifestarse públicamente", porque "el cristiano es siempre una persona pública".»
Por estas, e por muitas outras, não consigo entender, nem com muito esforço, os que recentemente defenderam que o papa falava apenas para os católicos quando condenou o uso do preservativo. Se se trata de uma questão interna, que sejam utilizadas as igrejas e os seus canais próprios – não a rua nem, muito menos, a luta contra leis que são para todos. Nenhuma lei «obriga» os católicos a abortar.

8 comments:

jorge c. disse...

Joana, a Igreja sempre foi evangelista. Não há nenhuma novidade relativamente a isso. Por acreditar num Deus-Pai quer o bem de todas as alminhas que andam perdidas. Mas por acreditar. Por aí acho que não vai bem. Até porque essa questão já vem do autocarro e ficou com essa aí guardada. Mas a o ateísmo não professa nada, é apenas uma descrença pessoal.
Quanto à situação em si, parece-me que a Igreja e os seus crentes, como todos os cidadãos que em Portugal, por exemplo, quiseram um novo referendo e espernearam por ele mesmo já tendo havido um 8 ou 9 anos antes, têm todo o direito a se manifestar contra algo que acham ofensivo para o seu conceito de Humanidade e de vida.
Tal como a Joana se manifesta contra Bento XVI, Bento XVI também tem o direito de se manifestar contra si.

Joana Lopes disse...

Há uma diferença, Jorge: eu «manifesto-me» contra Bento XVI na medida em que ele (e, de um modo geral as autoridades eclesiásticas) querem condicionar a vida dos não-crentes. Se ele mandar os católicos rastejar no Vaticano, posso achar um disparate mas não «me manifesto».

jorge c. disse...

Joana, ninguém quer condicionar nada! Eles só lhe dizem qual o caminho do Reino dos Céus. A Joana devia estar grata por alguém lhe desejar tanto bem mesmo sem pedir nada!
A sua sorte é que essa ingratidão toda não magoa Nosso Senhor.

Joana Lopes disse...

Jorge,
Tenho duvidado se és mesmo reaças ou se armas aos cucos - felizmente, inclino-me para a segunda hipótese, mas vou tirar informações...

Helena Velho disse...

Ó Joana ! Dar "trela" ao Jorge C. é como untar focinho de cão com manteiga :)
Ele é um reaça no que lhe convém, um indeciso por convicção e arma-se aos cucos todos os dias! Aliás, eu estou convencida que ele construiu um personagem tão "funny" que já nem sabe quem é quem, não é Jorge? que deus bosso sinhor o ampare na sua bidinha!( ao Joquinhas, claro!)

Joana Lopes disse...

Obrigada pela ajuda, Helena. Bem me parecia!

Jorge Conceição disse...

Apesar de ser Jorge, desculpem-me a chega fora do baralho. É que, no presente contexto, não entendo o significado da afirmação "a Igreja sempre foi Evangelista". Na verdade era bem melhor para a Igreja Católica que tivesse sido sempre "Evangelista". Mas por ter historicamente desistido de o ser é que (ainda bem, digo eu!) apareceram homens como o Martinho Lutero e outros que vieram dizer que "o Rei vai nú!".

Quanto ao resto acho que chega de hipocrisia!! Optaram os bispos sul-americanos por «excomungarem» todos os envolvidos nos abortos efectuados nas meninas de 9 anos (Brasil) e de 8 anos (noutro País Sul-americano) para salvarem as suas vidas, porque acharam preferível matar essas crianças para defesa de uma potencial vida de fectos humanos!!! Se tivesse algum efeito o que eu digo, eu diria que tais clérigos "jazam no mais fundo dos «infernos»", que de hipócritas estou cheio!!!!!

Unknown disse...

Cale-se, sua ruiva desdentada! Vá comer tripas e beber verde tinto!

Jorge, o Vaticano revogou essa excomunhão. A Igreja obedece a uma hierarquia.