26.6.10

Pela Caixa de Comentários


Nos últimos tempos, tem aumentado a actividade dos comentadores deste blogue. Sobretudo, têm existido discussões longas que não eram habituais. Chamo a atenção para dois casos recentes,  ainda não encerrados, pelo eventual interesse que possam ter para quem não os tenha seguido:

 

Num desses posts, alguém me dá os parabéns (ou agradece, já nem sei bem) pela discussão, o que me sugere as seguintes reflexões:
  • Muitas vezes, intervenho pouco e deixo a conversa aos comentadores. O meu valor acrescentado é, assim, relativamente modesto.
  • Tenho a «sorte» de não atrair muitos maluquinhos que deambulam aí pela blogosfera. E, quando aparecem por aqui, não os «alimento»: deixo-os a falar sozinhos.
  • Há quem julgue que censuro muitos comentários. Falso, é raríssimo fazê-lo: nas últimas semanas, apenas um, de um Anónimo que me chamava «besta» sem explicar porquê e eu sou demasiado racional para discutir a esse nível.
  • De um modo geral, tenho também a tal sorte de não haver por cá insultos pessoais, nem agressões para além da que é salutar em debate de ideias. Mas, aí, julgo ter algum mérito: penso e digo há muito tempo que essa agressividade é, até certo ponto, da responsabilidade do blogger. Ou seja, que existe se for ele a atirar a primeira pedra ou se responder com a segunda. E isso nem faço nem «deixo» que seja feito, para além de limites que me pareçam razoáveis. Por várias razões, mas, talvez e sobretudo, porque isso não me dá qualquer espécie de prazer.

P.S. – Ponho no Facebbok uma parte dos posts aqui publicados. Muitas vezes, as discussões são por lá muitíssimo mais animadas e personalizadas, porque é comum estabelecerem-se entre quem se conhecem bem. Um mundo muito diferente mas que funciona, cada vez mais, como complemento e caixa de ressonância da blogosfera.
...

0 comments: