29.7.10

Olé!?


Há dois dias que ando a dizer que sou solicitada para tantas «Causas» humanas que ninguém me apanha a empenhar-me nas que tratam de bichos.

Mas a proibição de touradas na Catalunha fez-me regressar ao Butão. Sendo o budismo religião de estado, é por lá proibido matar todas as espécies de animais, o que não impede que se coma regularmente carne e peixe - alegadamente porque a altitude o exige, sob pena de envelhecimento precoce… Quem mata então os ditos animais? Os vizinhos indianos de Bengala: sendo hindus, podem fazê-lo sem qualquer tipo de problema.

Também os catalães continuarão a assistir, bem perto, às suas «corridas» porque, ao Sul da França, que as cultiva desde meados do século XIX, não chegou ainda a proibição. Quando a União Europeia as impedir nos 27, os chineses importá-las-ão para Pequim ou para Xangai – estarão apenas uns quarteirões mais longe.

Quero com isto dizer que adoro touradas? Não: só assisti a uma, a pedido de uma amiga americana de passagem por Lisboa. Mas detesto «humanismo» por decreto proibitivo. Como para o fumo.

E «Tourada» será, sempre e também, esta canção de Ary dos Santos, que, ao vencer o Festival da Canção em 1973, foi uma grande farpa espetada no velho regime:



P.S. - Veja-se aqui quem votou a favor e contra, na Catalunha, e muitas coisas ficam explicadas: o separatismo é quem mais ordena, por aquelas bandas, o resto é mais ou menos uma certa dose de hipocrisia.
...

2 comments:

septuagenário disse...

Será que são alguns catalães a não querer seguir viagem na jangada?

Parece que há uns mais entusiastas que outros em sguir viagem.

Joana Lopes disse...

Claro que sim: quiseram chatear os castelhanos.