10.7.11

E o êxodo continua


Não pára o fluxo de imigrantes que chega à ilha italiana de Lampedusa, na sua maioria composto por subsarianos: há dois dias, em apenas sete horas, 1.042 provenientes da Líbia, das quais 122 mulheres grávidas.

Desde que tiveram inicio as revoltas na Tunísia e na Líbia, foram mais de 40.000 pessoas que conseguiram alcançar Lampedusa. Mais ou menos como se víssemos esvaziar-se a cidade de Faro e avistássemos os seus habitantes em barcaças, rumo a Marrocos…

Ocupados como temos andado com as nossas problemáticas caseiras, e com as «maldades» que outros nos fazem, tendemos a esquecer estes dramas maiores que se passam, afinal, bem perto de nós.

(Daqui.)
.

1 comments:

Fada do bosque disse...

É... andamos todos distraídos, enquanto eles atam e desfazem Países inteiros... e será para continuar.
Ataques preventivos?! mas quem se julgam os da NATO?!

A Doutrina Bush mudou a direção das relações internacionais dos Estados Unidos, substituindo os princípios da contenção da época da Guerra Fria - baseada na persuasão e dissuasão - pelo de ataques preventivos. Consolidou o unilateralismo como princípio norteador da nova política externa norte-americana, indiferente aos tratados e instituições internacionais. Daqui