1.4.12

Trabalho infantil – na Europa



É impossível não sentir uma enorme revolta ao ler um texto publicado em Le Monde, a que cheguei na versão divulgada por PressEurope

Em Nápoles, «milhares de crianças deixam a escola para ajudarem os pais a fazerem face às despesas. Fazem pequenos trabalhos não declarados ou são recrutados para os trabalhos sujos da máfia». Na região, entre 2005 e 2009, 45 mil crianças terão abandonado a escola, 38% das quais com menos de 13 anos. 

«Moços de recados em lojas, empregados de café, entregadores de compras, aprendizes de cabeleireiro, ajudantes nas fábricas de curtumes do interior e nas marroquinarias das grandes marcas, “paus para a toda a colher” nos mercados, estão por todo o lado, visíveis, a trabalhar à luz do dia, perante uma indiferença quase geral.» 

Dois casos: 

Gennaro, que acaba de fazer 14 anos, sonhava ser informático, mas trabalha numa mercearia, seis dias por semana: arruma prateleiras, descarrega caixas, faz entregas, por menos de um euro por hora. 

Pasquale, de 11 anos, descarrega caixas num supermercado durante o dia e rouba cobre em lixeiras durante a noite. Se lhe perguntam o que quer fazer quando for grande, «fica mudo e depois choraminga: “vou fazer o que puder”». 

Etc., etc., etc. 

Sei que insisto mas não me canso: Europa, século XXI. Continuamos a indignar-nos (apenas) porque há crianças asiáticas que cosem bolas de futebol e outras histórias semelhantes? 
.

2 comments:

voz a 0 db disse...

Ainda bem que não falaram nas Crianças que entram em Novelas, Filmes e Espectáculos de Entretenimento... senão aí é que a coisa ficava escandalosa!

Por escreveres sobre "Trabalho Infantil"... Juntamente com "Escravo" (coisa que não existe no século XXI), estas palavras
devem ser banidas dos textos dos testes nas Escolas... tal como na América!
... Já que seguimos a moda americana da Bandeirola na lapela, também devíamos seguir esta tendência...

Assim, proponho que, em vez de se acabar com o Trabalho Infantil, em todas as suas vertentes e não apenas nas que nos dão jeito, se acabe com a referência à sua existência...

Longe da visão e da escrita... Não existe!

É como o que se passa actualmente na Líbia pós Libertação pelo Exército da Democratização... Longe da visão... Não existe!

Luís Sérgio disse...

A verdadeira europa :" a europa connosco está à vista ". A europa dos cidadãos e dos direitos humanos nunca existiu,enquanto tivermos a europa do capitalismo a exploração infantil e a outra aumentam todos os dias. Não é por acaso que hoje se prepara em Portugal mais uma severa penalização das baixas prolongadas por doença.Prepara-se o caminho para quem estiver doente e for mesmo pobre morrer à fome.
Luís Sérgio