25.9.17

25.09.1975 - Ainda há quem se lembre dos SUV?



Há 42 anos, o centro de Lisboa preparava-se a esta hora para uma grande manifestação dos SUV (Soldados Unidos Vencerão) – uma auto-organização política de militares, clandestina, que se definia com «frente unitária anticapitalista e anti-imperialista» e que fora anunciada no início do mês, algures num pinhal entre Porto e Braga, numa conferência de imprensa transmitida pelo Rádio Clube Português, em 7 de Setembro.

Organizaram desfiles em várias cidades, mas julgo que nenhum teve a dimensão do de Lisboa, em 25 de Setembro, com apoio de partidos como o MES, a LCI, a UDP e o PRP. Centenas de soldados fardados, acompanhados por representantes das comissões de trabalhadores e de moradores e por uma verdadeira multidão, subiram do Terreiro do Paço até ao Parque Eduardo VII, onde teve lugar um comício. No fim deste, foram desviadas dezenas de autocarros da Carris, que levaram quem quis até ao presídio da Trafaria, de onde, pelas 2:00 da manhã, foram libertados dois militares que se encontravam detidos, precisamente por terem distribuído panfletos de propaganda da manifestação.

Para se perceber um pouco mais do que estava em causa, vale a pena ler o MANIFESTO com que os SUV se apresentaram na conferência de imprensa de 7 de Setembro.


.

1 comments:

Francisco Apolónio disse...

E onde estavam, o que faziam e defendiam antes e depois?
E, principalmente, quem os manipulou? É será que a CIA não os avisou?