21.10.07

Cooperação Lisboa – Pequim?


António Costa teve umas reuniões em Macau e aproveitou a ocasião para corresponder a um convite do seu homólogo em Pequim para visitar aquela cidade. Segundo a Lusa, «os autarcas de Lisboa e de Pequim vão "explorar" a possibilidade de constituir um acordo de cooperação entre as duas cidades durante a visita do presidente da autarquia lisboeta, António Costa, à capital chinesa, domingo e segunda-feira.»

Acho muito bem que António Costa vá a Pequim (sobretudo se nunca lá foi), que visite a Cidade Proibida e o resto, que medite no futuro de Lisboa do alto da muralha da China.

Mas não tenho imaginação que chegue para idealizar que tipo de acordo de cooperação se pode estabelecer entre as duas cidades. É que estamos a falar de galáxias diferentes.

Pequim tem 17 milhões de habitantes (12 milhões fixos, 5 flutuantes), circulam nas suas ruas 3 milhões de carros e 8 milhões de bicicletas. Tudo muda a um tal ritmo que se diz, por graça, que quem estiver algum tempo a uma janela pode ver nascer um prédio dos alicerces ao telhado.

Pequim – Lisboa é, no mínimo, como Berlim – Caldas da Rainha ou Buenos Aires – Matosinhos.

De facto, o que pode Pequim querer dos lisboetas? Talvez fado – manda-se a Mariza, alguns outros e o filme de Carlos Saura. Enviar turistas para Lisboa – tudo bem, mas não venham muitos porque não cabem. Rolhas de cortiça – julgo que não se fabricam cá por este concelho.

Em sentido contrário, percebe-se melhor. Eles, que sabem de portos, podem gerir o de Lisboa – com Júdice ou sem ele. Talvez queiram ficar com o Parque Mayer – veremos malabarismos em vez de revistas. E também abrir uma Feira Popular e (quem sabe?) a tal Chinatown... Passeios em riquexó, ao Domingo, no Terreiro do Paço, também não seria mal pensado – e António Costa apreciaria, ele que tem a mania das bicicletas.


1 comments:

Anónimo disse...

O que vai ele fazer a Pequim....?
Não tem cá que fazer!
Quanto mais não seja ajudar a mãe ou a madrasta e o João soares na promoção do livro em louvor de Sabimbi , que se encontra discreta nas livrarias....
Sabimbi e a paixão dos tempos....
Vejamos que tempos ! Em louvor da memória! Aguardo novidades,nas guerras coloniais, de Ultamar ou sei lá que mais,ao gosto do consumidor!