19.12.08

Ainda?

No Avante! de hoje:
«Que em Portugal existiu uma ditadura fascista é um facto que muitos «historiadores» tentam, hoje, negar. Nas estantes das livrarias, abundam biografias do ditador Salazar e de inspectores da PIDE – sempre «neutras» e observando, sempre, o lado «humano» dos biografados.»

Que eu saiba, pelo menos recentemente, só foi publicada uma biografia de um inspector da PIDE, da autoria de Irene Pimentel. Esteve aliás na origem de grande animação
neste blogue, precisamente por causa de um forte ataque que lhe foi feito, em artigo assinado por José Casanova e publicado naquele jornal (na mesma linha do parágrafo acima citado) . Mas já lá vão quase dois meses - tudo leva a crer que na Soeiro Preira Gomes há coisas difíceis de digerir!

P.S. - Posso andar distraída, mas nunca mais vi, no Avante!, artigos de opinião assinados por José Casanova.

8 comments:

antónio m p disse...

Estimada Joana Lopes: como pode dizer que nunca mais viu qualquer artigo de opinião de J. Casanova no Avante? O homem ainda é o director do jornal; "assina" todas as semanas o Editorial. Ai ai.

Lá que o extenso editorial não diga nada, na melhor das hipóteses, é outra coisa!

Joana Lopes disse...

Caro António m p,

Eu sei que ele ainda é director do Avante" (a palavra «ainda» é sua...). Mas eu falei de Artigos de Opinião, porque é aí que ele se mostra melhor.

Anónimo disse...

A imagem que se pretendeu passar do "fascismo" era afinal a imagem do proprio partido comunista. Era uma verdade controlada, uma desilusão que caíu com o muro!
Arnaldo S.

Isabel disse...

outra vez!

antónio m p disse...

Olhe lá, ó Arnaldo S., onde é que você estudou história? E português? O que é uma "verdade controlada"? E achando que foi a "desilusão que caíu com o muro", qual é o seu problema? Não precisa responder; vê-se logo qual é o seu problema...

Joana Lopes disse...

Está zangado, António...

Eu penso que Arnaldo S. quereria dizer uuma «ILUSÃO» que caiu com o muro, mas posso estar enganada. Se ele voltar aqui, agradeço que esclareça.

Anónimo disse...

"Ó" sr. Antonio M P, antes de seguir o esclarecimento gostaria de o tratar por senhor, é que, para além de não ter andado na escola comigo nem sequer me conhece...(não tenho o habito de tratar desta forma quem não conheço) mas enfim foi a educação que teve. Segue o esclarecimento, foi erro, é a Ilusão que caíu com o muro! Quanto á "verdade controlada" do partido comunista precisa de ser esclarecido?? Não tenho qualquer problema de entendimento, parece não ser o seu caso. Se quer falar do fascismo terá de falar igualmente do comunismo, se fala das atrocidades do fascismo (se é que as houve) terá de falar das do comunismo, se falar da PIDE terá de falar do KGB. Será que na Russia havia LIBERDADE DE EXPRESSÃO?? Se acha que sim, diga-me onde estudou! Terá de perdoar a minha falta de cultura, mas nem todos têm as mesmas oportunidades para estudar que o sr. provávelmente teve.
Quanto á sua facilidade de fazer juízos acerca dos outros acho que isso é um tique que deverá ter aprendido lá onde estudou.
Bom Natal! Arnaldo S.

Joana Lopes disse...

Arnaldo e António,

Penso mesmo que vocês estão de acordo.