26.8.09

Cogitações (8)

«A realidade alimenta-se da perpétua vontade afirmada pelos defensores da regra do jogo liberal e capitalista de diluir o conflito, de o aniquilar logo à partida, ou mesmo de o tornar impensável evitando-o em toda a medida do possível. A negação da luta, de classes ou generalizada, é sempre o credo reivindicado por aqueles que a tornam possível e que a alimentam. Mascarada, sufocada, escondida, dissimulada, negada, transforma-se em avenida para a circulação dos interesses daqueles que lutam contra a luta.»

Michael Onfray, Politique du rebelle, pp. 271-272.

6 comments:

F. Penim Redondo disse...

É tão pernicioso pensar que a luta de classes não existe como pensar que a luta de classes, entre as classes existentes, produzirá automaticamente uma nova sociedade mesmo sem nós a inventarmos.

Infelizmente parece ser nisso que acreditam o nosso BE e o nosso PCP.

Joana Lopes disse...

Este texto não contradiz o que afirmas,certo?

F. Penim Redondo disse...

Este texto é uma forma elaborada de enunciar o lugar comum que acusa a direita de escamotear a realidade da luta de classes. Tem barbas.
Costuma a partir disto citar-se a famosa frase do Marx "a história da humanidade é a história da luta de classes". Parte-se daí, de forma ilegitima, para uma visão tarefeira da política e para a insinuação de que basta sacar as fortunas dos ricos para termos o suficiente para dar bem-estar a todos.

Trata-se de um logro trágico que obscurece a necessidade de criar algo radicalmente novo. Infelizmente a nossa esquerda continua a patinar nestes equívocos.

Anónimo disse...

já tinha saudades destes amistosos e sempre interessantes diálogos. Continuo de acordo com os dois.

Nestes casos, a minha avó Rosalina, velha camponesa de tamanco, já teria sentenciado: " Isto ainda vai acabar em casamento !"

nelson anjos

Joana Lopes disse...

Oi, Nelson!
Casamento não dará ou teria acontecido há 40 anos. Mas a amizade perdurará sempre - digo eu...

F. Penim Redondo disse...

Joana e Nelson,

estas cogitações (excelentes) que a Joana tem alinha ainda são uma das poucas oportunidades para discutir algo que não sejam os fait divers da moda.
Quem me conhece sabe que, se alguma qualidade tenho, é ser sempre capaz de preservar as amizades mesmo com discordâncias. Infelizmente nem sempre sou correspondido.