17.12.09

Os portugueses são masoquistas


... ou já não teriam mesmo pachorra nem para este senhor, nem para este outro. Antes o Jingle Bells!

7 comments:

jorge disse...

Joana, certamente tem mais dados do que eu que não vivi esse tempo, mas pelo que sei, pelo que estudei (reforço esta ideia), aquilo que António Barreto diz em relação à justiça, nas áreas específicas de que fala, corresponde à verdade. Julgo ser da maior importância saber separar as águas. Podíamos viver num sistema político execrável, mas aquilo que o A. Barreto diz é algo que não tem que ver com esse panorama político, pelo que esta polémica me parece totalmente despropositada.

Joana Lopes disse...

Nem vejo isto como uma polémica, porque só referi esta intervenção do A. Barreto por a notícia ser de hoje - foi só a gota de água. O que me cansa é o estilo de superioridade com que ambos dizem mal de tudo e de todos,«au-dessus de la mêlée».

jorge disse...

O problema é que tem-se comprovado que na grande maioria das vezes estão correctos. Quanto a António Barreto nem me parece que seja uma superioridade, até porque apresenta soluções como se pode ver pela Fundação a que preside.

septuagenário disse...

De facto estas duas figuras, representam uma grande parte dos grandes homens que teem orientado "com um certo estilo de suprioridade", o povo português estes anos:

O mais velho tem cara de "vim, vi e venci, mas já fui;

O menos velho tem a cara daquele que "fui, mas vim, vi e venci".

E, penso que representam cada um à sua maneira uma vasta "fauna", que nos alegra e está para durar.

Nuno Gaspar disse...

"... o estilo de superioridade com que ... dizem mal de tudo e de todos"

Onde é que eu já vi isto?

Joana Lopes disse...

Bem visto:

O mais velho tem cara de "vim, vi e venci, mas já fui;

O menos velho tem a cara daquele que "fui, mas vim, vi e venci".

José Meireles Graça disse...

Mensagem do divã do psicanalista, onde estou estendido com um ataque de masoquismo: Só tenho pena que provàvelmente o mais velho já cá não esteja para ver confirmarem-se as suas dele piores previsões. Comentário do psicanalista, para mim o paciente: Mas estará cá Você para ver a multidão de gente que dirá que sempre disse o que Medina Carreira dizia.