19.1.10

Um candidato anti-capitalista?
















Anda pela net «uma petição do povo de esquerda» onde as direcções do Bloco e do PCP são interpeladas para encontrarem um candidato comum, «anti-capitalista», para as próximas eleições presidenciais.

Durante uma grande parte do dia de ontem teve apenas dois subscritores (tem 16 no momento em que escrevo) e confesso que comecei por pensar que era pura brincadeira, parecida com muitas Causas humorísticas que nascem todos os dias no Facebook. Mas não é e até já identifico alguns nomes.

Não consigo deixar de imaginar o hipotético(a) candidato(a), uma mescla de Ana Drago e Bernardino Soares, com óculos para se aproximar de Louçã e Jerónimo.

Mais a sério: estas pessoas crêem num possível e rápido entendimento milagroso entre os dois partidos? Mesmo que não e que se trate apenas de uma legítima tomada de posição pública: querem mostrar que são contra Sócrates e que preferem Cavaco a uma eventual vitória de Alegre? Ou acreditam mesmo que o capitalismo poderia ser derrubado pela eleição de um PR?

Enfim, talvez seja que eu que esteja a ver mal a questão e que o poder seja em breve entregue aos sovietes, num palácio de inverno bem perto de si.

14 comments:

Rui P. Bebiano disse...

Realmente...

Eu até pensei que fosse um grupo de apoio ao amigo Garcia Pereira

Joana Lopes disse...

Não, não, nada a ver.

septuagenário disse...

Será que gastar tanta tinta com as presidenciais nesta aaltura do campeonato, não poderá esgotar a imaginação fertil, e a versatildade que tem demonstrado este blog?

Claro que cada qual!

Joana Lopes disse...

Não gasto tinta, caro septuagenário, apenas dedos...:-)
Mas percebi a mensagem e tê-la-ei em conta.

Unknown disse...

Acho que esta petição roça a brincadeira, criticando apenas a ideia de Alegre ser agora encarado como a única esperança da Esquerda. E se é tão fácil e natural que, provavelmente, o BE e o PS se entendam em relação a um candidato, não deveria ser mais natural - e um objectivo maior - um entendimento de um candidato entre o PCP e o BE?

Joana Lopes disse...

Não sei se entendo bem as duas partes do seu comentário.

Relativamente ao facto de o BE apoiar MA que é do PS (que o apoiará ou não), a história não começou agora: tem mais de um ano e meio de aproximações. E não será um acordo BE+PS mas BE+MA e PS+MA (se...)

Quanto à hipótese de um candidato PCP+BE, não sei se seria teoricamente possível, nem sequer desejável, mas não é viável na prática - em tempo útil, pelo menos.

Unknown disse...

Não é um acordo entre o BE e o PS, mas não foge muito disso. Manuel Alegre é militante destacado (e histórico) do PS, apoiou o PS e Sócrates nas ultimas legislativas. O que quero dizer que não acho tão natural o apoio do Bloco de Esquerda a uma figura tão ligada a este Governo.

Preferia um candidato em comum do BE e do PCP do que um apoio total da Esquerda partidária em Alegre.

Joana Lopes disse...

Percebi agora melhor e entendo-o.
Mas julgo que o PS/Sócrates bem gostaria de ter um outro candidato que não MA, mas poderá sentir-se obrigado a engoli-lo.
Por outro lado - e note-se que sou eleitora do Bloco -, acho que não há futuro para uma esquerda consistente neste país sem UMA PARTE do quem está ou apoia hoje o PS - precisamente aquela que votará MA sem ser de olhos vendados.

Anónimo disse...

Não, não é uma brincadeira, é um grito. Terá força para ser ouvido? Eu assinei.

Joana Lopes disse...

Tudo bem, Anónimo, está no mais elementar dos seus direitos. Mas o texto não tem propriamente o ar de um «grito»...

(Eu também disse que já tinha percebido que não era uma brincadeira.)

Jorge Conceição disse...

Não sei se se pode dizer que o BE apoia Manuel Alegre. Talvez sim a sua direcção política. Mas tenho visto alguns bloquitas no FB (se calhar alguns dos que querem um candidato comum BE+PCP) com vontade que o Carvalho da Silva se candidate...

Joana Lopes disse...

Na cozinha interna do Bloco não me meto, Jorge. Um partido apoia ou não um candidato através da sua direcção política e foi o que o Bloco fez.

No PS, por exemplo, há pelo menos meia dúzia de candidatos desejados, mas só um será apoiado pelo partido - penso eu de que...

António Marquês disse...

O pretendido é uma daquelas hipóteses absolutamente impraticáveis. E ainda bem, porque apenas ia dividir ainda mais a esquerda portuguesa, no caso os partidos em questão, especialmente o BE, na medida em que os militantes do PCP são mais obedientes. Mas acho que, tendo ainda só 16 assinaturas, como diz a Joana, "morrerá" daqui por uns dias quando chegar aí ao triplo, vamos lá umas 50.

Unknown disse...

António, mas o que é isso de "dividir" ou "unir" as Esquerdas. O que é admirável é que isso nunca se discute a sério, e parece óbvio que a "união" das Esquerdas é a reboque do Partido Socialista.