2.6.10

Entretanto, em Cuba


As semanas vão passando e há dramas que continuam mas que desaparecem de ecrãs e dos teclados, porque há sempre outros que legitimamente passam a ocupar a boca de cena.

É o caso da greve de fome de Guillermo Farinãs, que dura há 98 dias, e que já nos habituámos a não recordar. Acontece que o seu estado se agravou ontem e que, uma vez mais, o fim pode estar próximo. Registe-se.

Entretanto, e como foi largamente noticiado, os bispos cubanos exerceram uma forte pressão junto do governo cubano para que os «presos de consciência» fossem transferidos para prisões situadas perto dos seus locais de residência, processo que já foi iniciado. Boas notícias, portanto.

Quanto ao ziguezagueante cantor Silvio Rodríguez, deu ontem uma conferência de imprensa em Nova Iorque em que admitiu que, apesar de ter violado as leis do país, a maioria dos «presos políticos» cubanos deveria estar já em liberdade. Simultaneamente, pediu a libertação de cinco espias cubanos que cumprem pena em prisões americanas.

E voltou à sua velha teoria da eliminação do «R» em (R)evoluão: «Yo sigo creyendo en la revolución, pero en algunos aspectos ha envejecido». É necessário «que se elimine la "erre" de "Revolución" para que se vaya a la "Evolución", tanto política, dijo, como social». Fica-me sempre a dúvida de perceber se acredita, de facto, no que está a dizer ou se se trata de simples acção de marketing, não cantada.

Como adenda, vale a pena ouvir um elucidativo excerto da mesma conferência de imprensa, sobre um outro tema:


...

5 comments:

rafael disse...

Cara Joana,

nao sei se sabia mas durante a transmissao da conferencia de imprensa que refere, poucos segundos depois de Silvio começar a falar dos 5 presos cubanos, a CNN teve "estranhamente" de ir para compromissos comerciais.

deixo-lhe aqui o link:

http://www.cubainformacion.tv/index.php?option=com_content&view=article&id=15390%3Asilvio-en-nueva-york-qsigo-creyendo-en-la-revolucionq-baja-resolucion&catid=32&Itemid=86

nao quero chamar-lhe censura, mas parecem coincidencias demasiado estranhas, nao acha?

Joana Lopes disse...

Rafael,
Mas eu não duvido que possa ser censura por parte da própria CNN. Qual é a dúvida?

rafael disse...

ah...e o debate entre silvio e carlos montaner de que o jornalista fala que nao é transmitido pela comunicaçao social cubana teve a sua difusao através do cubadebate.cu que é acessivel no interior da ilha, assim como no exterior...

um dos links é este:

http://www.cubadebate.cu/opinion/2010/04/03/atrevete/

rafael disse...

a duvida prende-se com a bondade, com a honestidade de uma oposiçao realmente legitima em Cuba. A minha duvida é que perante o que me parecem factos comprovados de manipulaçao e mentira compulsiva sobre a situaçao cubana por parte dos grande media, acreditar que os actos oposicionistas sao legitimos no seu interesse por melhorar as condiçoes de vida dos cubanos e de agir dentro de um quadro constitucional...

Joana Lopes disse...

Rafael,
Não penso que só haja bons de um lado e maus do outro, muito pelo contrário. Há manipulação pelo sistema cubano, como há na oposição? Pois certamente.

Querem TODOS os oposicionistas agir APENAS dentro do quadro constitucional para melhorarem o regime? Porque o quereriam?
Num sistema totalitário (e, para mim,o de Cuba é-o, como sabe), pode instrumentalizar-e o quadro legal até para o derrubar, embora sem o dizer, não? O que fizemos nós durante o salazarismo tantas vezes, por exemplo concorrendo a eleições que sabíamos serem uma farsa?