30.9.10

Não é preciso saber de finanças, nem ter grande biblioteca


… nem ser consultor da Ernst & Young, para perceber este tipo de conclusões:

«O crescimento do desemprego na segunda metade do ano, associado à aplicação de medidas de austeridade para controlo do défice vai fazer com que Portugal volte a entrar em recessão ainda antes do final do ano. (…)

O crescimento esperado da economia para 2010 é de apenas 0,7% - apesar do forte crescimento no primeiro semestre - e haverá um recuo de 0,7% em 2011. (…) As previsões da consultora explicam-se pelo facto de "o crescimento [do PIB] na primeira metade do ano se ter feito pelos motivos errados". "Havia uma série de expectativas por parte dos consumidores e empresas que não se cumpriram e isso terá efeitos negativos, nomeadamente o regresso a uma recessão". (…)

Caso o Governo não tivesse apresentado ontem medidas adicionais de controlo da dívida pública, seria "improvável" que Portugal fosse capaz de cumprir a meta de 7,3% do défice estabelecida para este ano.»

Ou seja: não há mais vida para além do défice, coisíssima nenhuma!

P.S.1 – Leitura indispensável: A caminho da destruição do euro?

P.S.2 - Entretanto, ouvi alguém da E&Y dizer que estes números foram obtidos antes das declarações de ontem à noite e que a situação piorará consideravelmente depois delas.
...
...

0 comments: