28.10.10

Avante!?


A leitura das quintas-feiras nem sempre me traz novidades, mas hoje fiquei curiosa ao ler no Editorial:

«Neste quadro insere-se também a candidatura do camarada Francisco Lopes, uma candidatura que, como os factos mostram, avança com confiança: crescem os apoios de personalidades oriundas de quadrantes políticos diversos e de diversas opções ideológicas(realce meu)

Apoiantes de quadrantes políticos e opções ideológicas diversos? Alguém pode dar-me uma listazita de nomes? É que fiquei mesmo curiosa e não tenho imaginação para lá chegar…
(E, sim, fui à página do PCP na internet e, sim, sei que ela só inclui um primeiro conjunto de pessoas.)
...
...

11 comments:

Luis Eme disse...

e tudo gente do mesmo quadrante político, mesmo que não sejam filiados...

Anónimo disse...

Agradeço enternecido e penhorado o link do «alguém» mas, não sendo eu o autor da frase citada, errou no estabelecimento ou guichet a que se dirigiu.

Dito isto, ainda bem que, ao contrário de dois dos seus compadres blogosféricos, reparou que era uma «primeira lista».

Quem sabe se não ajudei a que isso acontecesse.

Joana Lopes disse...

Vítor Dias,
Embora eu saiba que não é o autor da frase, estou certa de que conhece muito melhor do que eu os nomes que figuram na «primeira lista», ou numa outra qualquer, e que poderá assim ajudar-me a concretizar o conteúdo da frase. É que o Avante! não tem Caixa de Comentários para eu lá deixar a pergunta...
E faço notar que, desta vez, trata-se do Editorial do jornal do PCP e não de um artigo de opinião...

Anónimo disse...

Não percebo, Joana Lopes, a primeira lista (30 nomes de personalidades) está no sítio do PCP e da candidatura de F. Lopes e quanto aos intelectuais dessa lista foram divulgados no meu blogue.

Por mim, e por minha conta, e falando sempre só de «personalidades», estou certo que na lista de apoiantes de Manuel Alegre devem ser às carradas as personalidades que são de fora da área do PS, do BE e aparentados e da «renovação comunista» (forças ou sectores polítivo-partidários que apoiam o candidato).

Por fim, acho muitíssimo bem que o Avante! não tenha caixa de comentários, matéria em que, ufa, até serei apoiado pela Fernanda Câncio que pediu à direcção do DN para não lhe pôr essa caixa nos seus artigos.

Joana Lopes disse...

Ah, Vítor Dias, mas eu sei que nos apoiantes de Manuel Alegre há
«personalidades oriundas de quadrantes políticos diversos e de diversas opções ideológicas» e exteriores aos partidos que o apoiam. Nos de Francisco Lopes é que não reconheço nenhum e gostava de o fazer! Por isso lhe pedi que me esclareça – e mantenho o pedido.

Anónimo disse...

Sim, Joana Lopes, eu próprio disse que, na lista de apoiantes de Alegre, devem ser ÀS CARRADAS as personalidades da área do PCP, do PSD e do CDS, ou seja «exteriores aos partidos que o apoiam».
Por amor de Deus, está na cara que assim será, só faltando saber de que áreas são então (espero que não venha aí o truque dos «independentes» que não o são quando apoiam o PCP e já passam a sê-lo se apoiarem Alegre).

Joana Lopes disse...

Vítor Dias,
Ainda não me entendeu? O que eu lhe peço é que me diga alguns nomes de apoiantes DE FRANCISCO LOPES que NÃO sejam do quadrante «político e ideológico» do PCP.

Pisca disse...

Dª. Joana

Por favor explique-me, devagarinho que idade já não ajuda, o que é isto ?

"NÃO sejam do quadrante «político e ideológico» do PCP"

São os nascidos em Marte ? Já que os restantes assim que assinarem um papelinho que seja levam logo com o carimbo para o resto da vida

Joana Lopes disse...

Pisca,
Não leu a frase do Avante! que transcrevo ou está, tal como eu, a pedir a VD que lha explique?

Anónimo disse...

Para fechar o assunto e não vendo publicado um comentário que julgava ter mandado, sintetizo a questão desta forma:

- Joana Lopes quer eu lhe esclareça e comprove o fundamento de uma expressão usada num texto que não foi escrito por mim;

- mas tendo sido ELA PRÓPRIA a escrever que sabia que havia na candidatura de Alegre apoiantes que excediam a base de apoio partidária do candidato, a mim não quer explicar a que áreas pertencerão então esses apoiantes.

Belo e equitativo critério, sim senhora.

Joana Lopes disse...

Vítor Dias,
Antes de mais, não tenho cá nenhum comentário seu por aprovar.

Segundo, a sua técnica é velha mas não pega: eu fiz-lhe uma pergunta a que não respondeu e está no seu direito. Mas registo-o para a posteridade.

De resto, quando e se eu quiser, falarei dos apoiantes de Alegre e do que sobre eles tiver a dizer. O meu post é sobre o candidato do PCP e foi o VD que introduziu, a despropósito, Manuel Alegre! Seria mais divertido se tivesses chamado à colação Manuel João Vieira.