Ontem soube-se que «o Governo quer retirar os benefícios fiscais concedidos em 2001 às instituições religiosas não católicas e às instituições particulares de solidariedade social (IPSS), mas mantendo os apoios concedidos desde 1990 à Igreja Católica». Julguei, durante umas horas, que podia ser uma história mal contada, mas tudo leva a crer que não, pelos detalhes da notícia e pela ausência de desmentidos que não consegui obter, nem on nem em off. Atentado a um mínimo de respeito pela liberdade religiosa tão dolorosamente conquistado, que está já aliás a ser denunciado como inconstitucional, poupança discriminatória absolutamente escandalosa e incompreensível a favor da Igreja Católica.
Mas hoje lê-se que, desde o início do ano, o mesmo governo concedeu isenções fiscais a uma centena de ranchos, clubes e fundações, pelo menos seis durante a semana passada.
Que tipo de instituições? Do mais variado que imaginar se possa: desde a Câmara de Comércio Luso-Chinesa à Associação de Ténis de Mesa do distrito de Viseu, passando pelo Clube de Futebol «Os Armacerenses» e pelo Rancho Folclórico Camponeses de Arosa e aterrando finalmente no Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e na Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.
Não se argumente que se trata muito provavelmente de verbas quantitativamente simbólicas, não só porque também de símbolos vive o homem mas, sobretudo e de que maneira, porque já se está a bater no fundo quanto a pequenas importâncias retiradas aos bolsos de portugueses pobres.
Espero que, a esta hora, as belas cabeleiras brancas de Teixeira dos santos e de Eduardo Catroga não estejam mergulhadas nos estatutos da Associação Columbófila de Esgueira ou do Grupo Mon Tricot, num esforço de consensos para decidirem se estão ou não isentos de IVA e de outras benesses fiscais . Mas já não digo nada...
,,,
,,,
2 comments:
DESNORTE
Um texto absolutamente brilhante, palavra por palavra, perfeito.
É de um livro do José Rodrigues com Santos? Gostaria dessa informação, por favor.
Seu blog é muito interesante e espero compartilhar muitas coisas boas com vc.
Se não reparou na ironia
Paciência
pois não deve ter
Enviar um comentário