28.1.11

Crises e competitividades


«Pergunto ao empregado o que pensa da crise e ele responde-me que toda a sua confiança está posta em Obama. Quero saber porquê, e a sua resposta é, além de óbvia, desconcertante:
- Porque é negro e os negros sempre viveram em crise.»
(Luis Sepúlveda, Histórias daqui e dali)

Penso que Paul Krugman não teria respondido o mesmo ou seria diferente o artigo que escreveu a propósito do recente discurso de Obama sobre o Estado da União, que o «i» hoje divulga.

Competitividade foi o tema escolhido pelo presidente, mas Krugman avisa:

«Não nos enganemos a nós mesmos: falar de "competitividade" como objectivo é basicamente enganador. Na melhor das hipóteses é um diagnóstico errado dos nossos problemas; na pior, pode dar origem a políticas baseadas na ideia incorrecta de que o que é bom para as empresas é bom para a América. (…)
É verdade que se exportássemos mais e importássemos menos teríamos mais emprego. No entanto, pode dizer--se o mesmo da Europa e do Japão, cujas economias também estão em recessão. E não podemos todos exportar mais e importar menos a não ser que descubramos outro planeta a quem vender.»

(O que parece evidente e já me passou mil vezes pela cabeça…)

A ler na íntegra, um texto que não termina em tom optimista:

«A crise financeira de 2008 foi um momento cheio de ensinamentos, uma lição acerca do que pode correr mal quando confiamos na capacidade dos mercados de se auto-regularem. Também não devemos esquecer que algumas economias altamente reguladas, como a da Alemanha, conseguiram, muito melhor que nós, defender o emprego depois da crise. No entanto, por qualquer razão, este momento pedagógico passou sem que nada tivesse sido aprendido.
Obama, por si mesmo, até pode ter um bom desempenho: a sua taxa de aprovação está a subir, a economia dá sinais de vida e as suas probabilidades de reeleição parecem boas. No entanto a ideologia que produziu o desastre económico de 2008 está outra vez na mó de cima - e parece estar para ficar, até produzir um novo desastre.»
...
...

0 comments: