27.6.11

Regresso ao Kon-Tiki


Voltei hoje ao Museu de Kon-Tiki, onde já estivera há cerca de doze anos, e não me arrependi. Relembrar as epopeias de Thor Heyerdahl, rever os barcos, as fotografias das diversas expedições e dos seus preparativos, os objectos e os mapas reconcilia qualquer um com a humanidade!

Como é sabido, em 1947, o mundo acompanhou a viagem de TH e de cinco outros tripulantes (quem não se lembra do livro…) que, durante 101 dias, percorreram o Pacífico, do Peru à Polinésia, numa inimaginavelmente frágil jangada de junco totora – o Kon-Tiki (fotos 1 e 2). Pretenderam demonstrar a possibilidade de os antigos sul-americanos terem feito o mesmo percurso, com os barcos de que então dispunham.

Em 1970, TH embarcou numa nova expedição, agora num barco de papiro – o RA II (3ª foto) –, através do Atlântico, de Marrocos aos Barbados. O objectivo era provar que habitantes da África Ocidental podem ter chegado às Índias Ocidentais antes de Colombo.

Em 1977-1978,TH navegou no Tigris, feito de junco (maqueta na 4ª foto), através do Índico, para ilustrar a convicção de que as antigas civilizações do vale o Indo e do vale do Egipto tinham contacto umas com as outras.

Tinha esquecido uma parte das histórias. Soube-me bem relembrá-las hoje, já na ponta final desta incursão muito a Norte - amanhã é dia de regresso à base.

.

0 comments: