11.8.11

Londres , para além dos bons ou dos maus


O que mais me impressiona negativamente, em quase tudo o que tenho ouvido e lido por aí sobre os últimos dias em Inglaterra, é a preocupação em «tomar partido», com frontalidade ou tibieza, a prática judaico-crsitã e maniqueísta de julgar para ter a cabeça arrumada e a alma sem escrúpulos e em sossego.

Percebe-se porque os factos são graves, passam-se aqui à esquina e, sobretudo, teme-se que atravessem a Mancha. Já não entendo que comece a respirar-se de alívio porque a calma parece regressar. É quando os conflitos são esquecidos que se tornam mais perigosos.

Este texto aponta na direcção que me interessa.

«El despliegue policial calmó Londres, una ciudad fantasmal en numerosos barrios: tiendas de ropa, cafés y pubs cerrados. Cuando los pubs cierran en Inglaterra algo muy grave está sucediendo. Una noche de calma en la capital, con disturbios esporádicos en Manchester, West Brominch y Birmingham, no es una victoria; puede que sea solo un alto el fuego, una espera de nuevas oportunidades o que los vándalos han acumulado los bienes que necesitaban. (…)
Cuando los conflictos se sosiegan, cuando desaparecen de la vista de todos y de los titulares, son más peligrosos. Lo son porque se olvidan. Existen causas soterradas, subyacentes, que explican en parte los cuatro días de locura y saqueo que han vivido algunos barrios empobrecidos de Londres.»
.

3 comments:

Miguel Serras Pereira disse...

Muito bem, Joana. Só receio que, contra o teu propósito, haja quem leia o que escreveste como uma justificação que dispense cada um de nós de se perguntar o que faria se os motins fossem aqui, a pretexto de não haver explicação cabal dos acontecimentos em curso. (Acrescento por escrúpulo e para evitar ser eu também mal compreendido, que perguntarmos o que haveria a fazer se aquilo fosse aqui NÃO é perguntar se deveríamos apoiar a acção dos amotinados ou a do governo britânico…)

miguel(sp)

Joana Lopes disse...

Miguel,
Por acaso, vou republicar logo um post sobre coisas que se passam «aqui».
Se estes acontecimentos ingleses tivessem sido cá? Teríamos feito o mesmo que os londrinos que não vivem nas periferias: assistir pela televisão, escrever em blogues, etc... Não sei se te percebi.

Fenix disse...

Mais do que perguntar: o que faríamos (ou faremos) se acontecesse aqui?

Porque não perguntamos: o que é que nós simples cidadãos poderemos fazer, para que na paz podre que nos anestesia, evitarmos que se vão fermentando dia-a-dia as condições que levam que isto aconteça?!

Que exigências fazemos e que atitudes tomamos enquanto sociedade, para que haja, pão, educação e saúde, para todos?!