10.9.11

Pelos domínios de Genghis Khan


Algumas notas telegráficas que o tempo é pouco (e o sono muito).

Este país, o Uzbequistão, está no coração da Ásia Central, tem muitos vizinhos (e alguns «bons»…), como qualquer atlas o representa, cresce 4,6% ao ano, tem 27 milhões de habitantes, dois dos quais aqui na capital e é esmagadoramente de religião muçulmana (mas, curiosamente, vêem-se muito menos mulheres de cabeça tapada do que em Istambul).

Tashkent é uma cidade muito vasta, salta à vista a arquitectura tipicamente soviética assim que se chega, as avenidas muito largas e um sem número de parques e de lagos.

Podia focá-la de vários ângulos, mas hoje fica aqui apenas um: o olhar sobre a magnífica Praça Khast Imom, com a Madrassa Barak Khan, o Museu do Corão e alguns outros monumentos. Lindíssima, com uma cor e uma luz absolutamente extraordinárias!



.

2 comments:

Anónimo disse...

Tão simples, mas tão refrescante a tua reportagem diária, transportando-nos para um mundo que nos esquecemos que existe, para além do défice, da Europa, do Magrebe, do 11 de Setembro,e destes professores que vêm diariamente falar à televisão, para nos convencerem de que a culpa é nossa e que agora temos de aguentar...(e se calhar é!).
Boa viagem e boa luz, sempre, Joana!
Lena Pato

Helena Romão disse...

Tenho lá o relato do Marco Polo há que tempos. É daqueles livros que apareceu na Feira e está no monte à espera de vez. Contigo a aguçar o apetite, parece que o vou passar à frente dos outros... :)