29.11.11

E assim vamos sabendo umas coisas…


Mário Soares, em entrevista ao «i»:

«Nessa altura conversei algumas vezes com o patriarca [António Ribeiro]. Antes do 25 de Novembro estávamos à beira da guerra civil e resolvemos fazer uma grande manifestação na Fonte Luminosa, que foi a maior manifestação de sempre em Portugal. Fui falar com o cardeal, por intermédio da Maria de Lourdes Pintasilgo, que nessa altura estava totalmente comigo. Aliás, esteve quase sempre. Só houve alguma rivalidade quando foi candidata à presidência. Mas deu-me muito jeito, porque teve 7%. Se não fosse isso, talvez não tivesse chegado a número dois. Nessa altura disse a Maria de Lourdes Pintasilgo que precisava de falar com o cardeal. (…) Estivemos uma hora a conversar. Disse: “Senhor cardeal, se nos quer ajudar, tem uma maneira. Diga aos padres da área de Lisboa que no final das missas vão à Fonte Luminosa.” E foram. Uma boa parte da gente que estava na Fonte Luminosa era católica.» (O realce é meu.)
.

11 comments:

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Lá me parecia que aquela manif. não tinho só por obra e graça do Espirito Santo.
Há tanta coisa ainda por contar.
Cumprimentos
Rodrigo

Fenix disse...

É por estas e por muitas outras que o povo não confia nos políticos. Como se dizia no meu tempo de jovem: "Vale tudo menos arrancar olhos".

Jorge Conceição disse...

Não confia nos políticos, mas parece confiar nos padres!...

O rural disse...

O senhor seu pai não era Cónego?

Anónimo disse...

Ó Joana, poupa-nos! «Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado»...Eu nunca tive desilusões (em política, entenda-se!), e esta situação deixa-me sobretudo na dúvida: não serão fantasias dele? É que os políticos também envelhecem e, às vezes, passam-se um bocado...
Um beijo
Lena P.

Joana Lopes disse...

Lena,
Não creio que seja fantasia: que ele teve muitas conversações como cardeal é sabido. Deste pedido concreto é que nunca tinha ouvido falar, mas é bem verosímil.

Vítor Dias disse...

Eu, por mim, não me venho meter no assunto se Soares terá falado ou não c Cardeal, não me custa nada admitir que sim para quem falou (brando verbo) confessadamente com Carlucci e com os serviços secretos britânicos.

Venho apenas contar que, apesar de segundo ele diz, a Maria de Lurdes Pintasilgo ter sido tão sua amiga isso não impediu que, em determinado ano, ela esteve apontada para ser a oradora do tradicional desfile popular do 25 de Abril e à Comissão Promotora ter sido comunicado por Manuel Alegre o veto ao seu nome por parte de Mário Soares e o PS.

Afinal, nada de estranho, o dr. Mário Soares também se veio a declarar grande amigo de Sá Carneiro e foi um dos que explorou politicamente a sua relação extra-conjugal com Snu Abecassis.

Anónimo disse...

Ó Vítor Dias! Ó Joana! Ó almas! Não batam tanto no ceguinho, que é tarde..., (para nós, mas muito mais para ele!). Estamos em 2011, quase 2012,e há tanto caminho pela frente! - não, certamente, para ser feito pelo Doutor Mário Soares.
Saúde, amigos!, e um abraço para vocês os dois
Lena P.

NG disse...

Qualquer história que meta um padre deixa a casa da Joana a tremer. Libertem-se, ó desconfiados do catolicismo!

Anónimo disse...

Depois de tudo o que li hoje, vindo da boca ou da pena do dr. Soares, só te pergunto, Joana: não tens por aí uma borrachinha, daquelas que apagam tolices ou ingenuidades? Dava-me tanto jeito fazer desaparecer as minhas amorosas palavras de ontem no comentário acima...Não sei se o senhor se passou, mas alguém lhe devia dizer que acabou-se, não há mais política, nem história, nem fascismo, nem 25 de abril, nem 25 de novembro, que o que lá vai, lá vai, que fique muito sossegadinho no Vau, em Nafarros, ou no Campo Grande, a ver fotografias de quando era novo, ou a folhear um livro.
Lena P.

Joana Lopes disse...

Lena,
Ontem «poupei-me»: porque andei por fora à noite, não vi telejornais, nada soube sobre o glorioso lançamento do novo livro. Mas vi a entrevista da véspera na SIC N...