13.4.12

Paraskevidekatriafobia



Paraskeví (Παρασκευή = 6ª Feira) / Dekatreís (δεκατρείς = 13) / Phobía (φοβία = fobia)

São várias as teorias e as origens históricas apontadas para justificar a má reputação da sexta-feira 13, dia em que os mais ajuizados nem deviam sair de casa.

O próprio número 13 já é aziago, ao ponto de muitos hotéis não terem 13º andar (chamam-lhe 12A ou omitem-no, pura e simplesmente), nem quartos com esse número.

Em 2012, há três sextas-feiras 13. Não me lembro do que se passou na de Janeiro, temo a que virá em Julho e, quanto à de hoje, estamos conversados: só 10,4% dos deputados desta Nação votaram contra um Tratado vergonhoso que:
 Shame on us, portugueses e europeus, que não fizemos / não fazemos tudo o que se impõe para que isto acabe! 
.

2 comments:

voz a 0 db disse...

Olá...

O que lá vai... lá vai... quanto ao que vem "não fazemos tudo o que se impõe para que isto acabe!"

aceito dicas...

Anónimo disse...

subscrevo comentário anterior relativamente ao que interessa...
relativamente ao que não interessa, lembro-me de em "O Pêndulo de Foulcault", Umberto Eco escrever que uma das razões para a conotação do azar com a sexta-feira, 13 ser o facto de ter sido num desses dias que o Rei de França mandou prender todos os Templários e desmantelar a Ordem. Como o Umberto mistura ficção e História de uma forma que o Dan Brown apenas sonha algum dia conseguir, acabei por ficar na dúvida se a história teria ou não ponta de verdade. mas cá fica...