30.7.12

Um povo sofrido



Estive desde ontem em Gyumri, segunda cidade da Arménia, onde a temperatura chega a atingir 45ºnegativos, e que foi a região mais atingida pelo terrível terramoto de 1988, que matou, só naquela cidade, cerca de 25.000 pessoas. A data é um ponto de referência permanente, quer na descrição dos edifícios entretanto restaurados, como nos que ainda não o foram. Algumas fotos de e um vídeo ajudam imaginar o local, mas não vou entrar em explicações detalhadas.

Prefiro registar um outro ponto de referência (entre vários possíveis…), também sempre presente − o Genocídio dos arménios −, a partir de um caso concreto. Como se sabe, a Arménia tem uma vastíssima diáspora, pelo mundo inteiro, aumentada ao longo dos séculos por muitas e variadas vicissitudes. A guia, muito jovem, que me acompanha desde ontem, é iraniana / arménia e os avós escaparam por um fio ao Genocídio: fugiram com a família, andaram pela Rússia e acabaram por se instalar no Irão. Por lá se multiplicaram e os descendentes por lá se mantêm, sonhando com a possibilidade de regressarem à terra dos antepassados, que querem ajudar a reconstruir. Não é fácil para todos, mas foi o que esta neta já fez: guia e intérprete de espanhol em Teerão, foi deixando de ter trabalho por diminuição, por razões óbvias, de visitantes àquelas paragens e aproveitou o movimento inverso de desenvolvimento do turismo na Arménia. Uma irmã já se lhe juntou e espera que mais possam «regressar» − a uma espécie de terra prometida.

Apesar de tudo isto, e das péssimas relações que tem com quase todos os vizinhos, a Arménia parece muito melhor, ou muito «menos mal», como se preferir, do que a Geórgia. Sem qualquer espécie de dúvida. Estou já na capital, Yerevan, feericamente iluminada e, à primeira vista, extremamente agradável.

(Foto no topo: monumento comemorativo do 50º aniversário do Genocídio, em Echmiazin.)

Gyumri: igreja de S. Hrispime, Catedral e Museu Nacional:






.

1 comments:

Septuagenário disse...

O Calaouste Gulbenkian era arménio.

O mundo é muito confuso!